domingo, 2 de maio de 2010

Escute o passado, e seja feliz

Uma amiga, uma alegria, ou talvez mesmo uma força que afasta a tristeza para longe, sem pensar. É mundial, é única e ao mesmo tempo distinta entre si. Não se iguala e não se distância da mesma importância, quebrando todas as barreiras criadas por gestos, por costumes ou por uma simples questão de geografia. Uma das sete artes do mundo, plena em toda sua simplicidade, delirando muitos com sua perfeição quase que divinamente trabalhada. Não te abandona e não te guia, te conforta e te sustenta, mostrando-te o caminho sem ensinar como andar.

A música está presente nas pessoas desde que existe. Mesmo quando não existia estava, só não tinha lhe dado a graça de um nome, de um conceito. E até hoje esse conceito é discutido. Música é música, e pronto. Ninguém ensina o que é música por palavras, e sim com melodias, com canções. Ninguém faz música porque é obrigado, faz porque gosta... Ou pelo menos costumava ser assim.

A história da música vem sofrendo alterações constantes durante os anos, alterando tendências, formas, letras, melodias, instrumentos, razão... Tudo se perdeu, tudo se esvaiu. Cadê a vontade de se expressar, de revolucionar, de se fazer artista por excelência? As épocas mudaram, e a música, infelizmente, mudou também.

Antigamente se via bandas nascendo, que logo se tornariam ícones mundiais. Cada grupo revolucionou como pôde, influenciando pessoas no mundo inteiro, deixando lágrimas caírem, bocas beijarem, pessoas gritarem e hinos cantarem. Grandes exemplos de estrelas consagradas se cita: Led Zeppelin, Aerosmith, Beatles, The Who, Yes, AC/DC, Queen, Lynyrd Skynyrd, Zé Ramalho, Chico Buarque, Rapahel Rabelo. Heróis que nasceram para salvar as pessoas de uma vida sem um legado como o deles.

Naquele tempo, se ouvia música porque era boa. Nas rádios, os grandes sucessos eram aqueles porque as pessoas pediam para ouvir. Beatles, por exemplo, dominava as paradas de sucesso, muitas vezes quando suas músicas eram a primeira, a segunda e as terceiras mais ouvidas da hora. Sabe por quê? Porque era qualidade que não tinha igual, era um trabalho feito com vontade, com amor pela música.

Música hoje perdeu o sentido. Quem está no topo é por insistência. Tanto se paga pra tocar na TV, na rádio na internet que as pessoas acabam se acostumando e ouvindo. Uma lavagem cerebral que leva a se contentar com qualquer coisa que se escreve. E se ofendi você chamando a maioria das músicas atuais de MERDA, pode começar a chorar, porque quando se trata disso, não tem discussão.

Como se faz pra alcançar sucesso no mundo musical hoje: Ser bonitinho, ser pelo menos afinado, fazer uma letra escrota com uma melodia mais ou menos e MUITA PROPAGANDA. Um grande exemplo atual é o Justin Bieber. De noite, nunca ouvi falar dele. No outro dia, acordo e ele é o mais comentado no Twitter, hit no youtube e no mundo inteiro. E isso tudo no primeiro CD dele. Que artista alcança esse tipo de sucesso antes de lançar o primeiro álbum? Artista criado pela própria mídia, que a população aceita e venera.

Quero de volta os grandes ícones, os grandes artistas, que criavam músicas tocadas até hoje, com milhões de versões diferentes, mas que ainda estão entre nós pela qualidade, não por mídia nenhuma. Quero de volta os grandes shows, inesquecíveis, vistos até hoje pela internet, ou DVD, que você daria tudo pra estar ali. Quero de volta a empolgação de esperar as grandes bandas lançarem os novos álbuns, pensando que genialidade você iria presenciar quando escutasse.

Só para terminar meu argumento, vou deixar aqui a letra de uma música da Banda Cine, brasileira, atual que todos os jovens adoram. Leia, depois dê sua opinião sobre música:

Garota Radical – Banda Cine

O simples torna ela demais
Quinta o shopping, domingo os pais
Tente entender por que ainda ligo pra você
Ela só me diz não, pra mim já tornou padrão e faz por querer

Te vejo na minha (Te vejo na minha)
Vai ser só minha (Vai ser só minha)
Falo tão sério, é sério você vai
Vai ser só minha (Vai ser só minha)
Vem ser só minha
Vai ser você
Aposto um beijo que você me quer

Who o ow
Who o o o ow
Who o oaaaa
Eu te completo baby
Vem que é certo baby

Sempre escuta as bandas que eu nunca ouvi
Sempre de vestido pra sair
E quando ela sai, não importa pra onde vai
Sempre com o cartão do pai, compra tudo e se distrai

Te vejo na minha (Te vejo na minha)
Vai ser só minha (Vai ser só minha)
Falo tão sério, é sério você vai
Vai ser só minha (Vai ser só minha)
Vem ser só minha
Vai ser você
Aposto um beijo que você me quer

update: Depois de um comentário do meu amigo Ze Lucas, percebi que esqueci de dizer uma coisa: Existe música atual boa, sim. Minha crítica é à sociedade que não percebe isso, e à mídia que estraga a indústria musical colocando para tocar (quase) tudo aquilo que não presta. Valeu Zé.

Ta bom, não coloquei toda a música porque não aguentei fazer isso com vocês.

5 comentários:

  1. Rapaz... não existe época ruim pra música. Existe épocas de fácil e de difícil acesso. EU acompanho lnaçamentos diariamente e digo: atualmente, se vc quer qualidade, esqueça popularidade. Existe um VASTO e IMENSO mundo a ser descoberto na bandas que não fazem todo esse sucesso mundial...

    Estamos na era do "Ouça o que quiser". Só saber procurar. ;)

    E outra: sempre vai existir música pra agradar as massas. A diferença é que, com o passar do tempo as pessoas as esquecem... dá uma pesquisada nas porcarias que tocavam na mesma época que Led Zeppelin e Lynyrd SKynyrd.

    O próprio Chico BUarque teve a época massificada chaaaata pra caraaaalho dele. [Exemplo deste último cd dele, que tá uma bosta. MAs quase ninugém tem coragem de dizer isso pq... "ah é o Chico BUarque..."

    Hoje em dia qualidade não é diretamente proporcional ao sucesso. E por qualidade, praticamente lê-se: "o que mais lhe agradar os ouvidos, seja oq for"

    ResponderExcluir
  2. RI LIIIIIITROOOOOOSSSSSSSSSSSSSSSSS!
    Who o ow
    Who o o o ow
    Who o oaaaa
    Eu te completo baby
    Vem que é certo baby

    PO-DRE!

    ♥ colírioooooooo!

    ResponderExcluir
  3. Sim, a culpa é sempre da mídia... Willian Bonner, Sílvio Santos, Edir Macedo, Milton Neves, Ana Paula Padrão, Faustão, Gugu, Celso Portioli e outros se reúnem semanalmente pra discutir os novos rumos da música... HAHAHAHAHAHA! Dá um tempo, viu...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo:
    Não tenho culpa se o conceito "culpar a mídia" se banalizou, pois é uma coisa que eu raramente faço. Agora a mídia é o maior meio de propagação de novas bandas e novas tendências musicais, e se alguma porcaria ta no topo dos sucessos, quem foi que a colocou lá?

    obs: Engraçado como tem pessoas que sabem argumentar, e outras que não. Comparem o 3º comentário do blog com o 1º, do Zeh Luks. Pobre anônimo...

    ResponderExcluir
  5. Sempre disse nasci na época errada.
    By: Francy Mourão

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR, LEIA ESSA MENSAGEM!!! É SERIO!!!

TODOS os comentários passam por moderação minha antes de irem ao ar, devido a pessoas que só fazem propaganda ou que xingam utilizando palavras agressivas demais. Não deleto comentários que contenham críticas, sejam boas ou ruins, afinal, todos tem direito de expressar sua opinião.

Bom, como eu ainda uso o Blogspot, as vezes o comentário só vai de segunda. Portanto, escreva sua mensagem, selecione-a e copie. Caso não receba uma mensagem dizendo que o comentário foi postado (mas ainda estará sob moderação), só cole de novo, que de segunda vai!

Esse é o Blogspot ferrando vocês!