terça-feira, 11 de maio de 2010

Coluna Curiosa: O diabo veste saia

Esse é o primeiro post da coluna curiosa, que tem como objetivo esclarecer e desmistificar algumas estórias que todas as pessoas juram ser verdade! Vamos ver se vai agradar aos leitores do Livro Mecânico.

Vamos falar aqui sobre o famoso Diabo! Quem gosta do Diabo levanta a mão \o. Sacanagem... Não precisa levantar não...

Começaremos falando sobre o suposto nome bíblico do capetinha, Lúcifer. A palavra Lúcifer apareceu pela primeira vez na Vulgata, bíblia em língua latina, e tem como significado “o que traz a luz”. Tendo dito, afirmo agora algo que todos vão ficar horrorizadinhos: Esse termo só aparece na bíblia DUAS VEZES, uma descrevendo o rei da Babilônia, e outra se referindo a Jesus. Na epistola a Pedro, Paulo se refere a Jesus utilizando o termo Lúcifer. Os evangélicos devem estar chorando pecados agora...

Associamos o nome ao inimigo divino, pois a alegoria sobre um anjo que se rebelou contra papai do céu e caiu do paraíso se deve na verdade ao próprio rei da Babilônia, “alertando-o que sua soberba e aspiração por suposta divindade o faria pagar muito caro em breve”. Na verdade, a história do anjo traidor não aparece em lugar algum da Bíblia. Tristeza para quem assiste Supernatural, né?

Essa confusão estilo sessão da tarde faz muitos teólogos acreditarem que a idéia do diabo como conhecemos foi criada pela Igreja Católica, tornando assim seu credo mais parecido com os demais, tirando o foco da salvação divina, e recolocando-o na luta do bem contra o mal.

A mesma confusão em outras estórias. A serpente do Éden nunca se diz Diabo, nem é identificada como tal, apenas uma cobra com pernas (o que não torna nada mais normal...). Mesma coisa na estória de Jó, quando Deus debateu com determinada figura sobre a virtude do pobre homem. A figura é descrita apenas como andarilho, e não Diabo.

Quer outra confusão? Deus, quando criou o homem, disse: “Criemos o homem a nossa imagem e semelhança”. Há indícios da existência de várias divindades na bíblia, como essa. Muitos cristãos dizem que Deus estava conversando com Jesus, mas a idéia é provavelmente descartada, já que o Gênesis foi escrito por um judeu, Moisés. Judeus não acreditam em Jesus.

Na velha estória dos mandamentos de Deus, um específico diz: Não adorarás outros deuses além de mim. Além de mostrar muita falta de tato do Sr. Jeová quando diz isso, mostra que os autores dos mitos cristãos MUITO PROVAVELMENTE acreditavam em vários seres divinos, talvez figuras que aparecessem na bíblia com nomes diferentes, e não sabemos.

Resumindo: Religião é igual telefone sem-fio, começa uma estória em um ouvido, termina outra totalmente diferente no último a ouvir. Não se apegue a crenças, nem a mitos que a bíblia, padres, bispos, papas, pastores ou qualquer outra figura religiosa conte, sempre há alguma coisa pra contradizê-las.

Update 1: Para todos aqueles que duvidam, aqui uma dica: "Apocalipse 22:16. Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.". Lúcifer também pode ser traduzido como Luz Matutina ou Estrela da Manhã. Na verdade, Lúcifer é um belo nome se levado em conta seu significado, e não pode ser atribuído ao Príncipe das Trevas (Diabo, não o Ozzy).

Update 2: Lúcifer também pode ser facilmente atribuído ao Arcanjo Miguel, que é simbolizado pelo Sol, o resplendor do dia. Leiam este trecho: "Gênesis 1:16. Fez Deus os dois grandes luzeiros:(os dois primeiros príncipes ungidos) o maior(Miguel, o grande príncipe) para governar o dia, e o menor( o príncipe Samael) para governar a noite". Aqui mostra Miguel como aquele que traz a luz (Lúcifer) e o Samael (nome verdadeiro do Diabo, bem conhecio na literatura judáica) como governante da noite (o oposto de Lúcifer, se for levar em conta o conceito).

Principais fontes de pesquisa:
- http://hbdia.com/ (recomendo)
- outros blogs de religião, sites de religião, biblia, entre outros.

12 comentários:

  1. Alguns comentários a serem feitos: 1) Em momento algum na Bíblia está escrito que Jesus chama-se Lúficer.
    2) Mostre-me capítulo e versículo que fala sobre este tal andarilho.
    3) Quando Deus disse 'nossa imagem e semelhança', refere-se a Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Realmente os Judeus não acreditavam em Jesus, porém, devemos sempre lembrar que a Bíblia não foi escrita por homens, mas por Deus.
    4) Ao falar sobre outros deuses, Deus se refere à imagens, outros deuses que o povo criou naquela época. Leia um pouco mais o livro de Êxodo que você entenderá.

    ResponderExcluir
  2. E no final é tudo uma grande ilusão!

    Eu particularmente não acredito na Bíblia, eu já li 2 vezes, e de verdade, aquelas historinhas não entram na minha mente, parece um conto de fada, tipo a história da Rapunzel, Branca de Neve e afins... Muita gente se assusta quando falo isso ¬¬ e chegam até se revoltar cm minha opinião...

    E vejo tanta gente adorar esse livro, e beijar e blá blá blá... Acho tão idiota!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo:
    1) O apóstolo Paulo, no livro de II Pedro, usa o termo Lúcifer para se referir a Jesus.
    2) Procure você mesmo sobre a parábola de Jó, você saber pesquisar na bíblia?
    3) Onde está escrito isso, que se trata do pai, filho e espírito santo? Pode me mostrar?
    4) Imagens é sobre outro mandamento, você está confundindo :)

    Provavelmente você deve ser algum religioso por influência, sem conhecimento. Não te culpo por lutar pelo que acredita, só fundamente alguma coisa, e serás feliz ;)

    ResponderExcluir
  4. Cara, gosto dos seus textos,
    Sou ateu.
    Mas esse texto não ficou bom pelo simples motivo de você estar querendo mudar a religião dos outros a força, ao inves de dar motivos, ou expressar somente sua opinião você está forçando a barra!

    Cara presta atenção
    NADA que nós tentamos descobrir chega a ser uma verdade absoluta
    Deus não é uma verdade absoluta
    Não deus também não é uma verdade absoluta.

    VEJA o post que eu fiz mais ou menos falando sobre o que eu disse http://www.psiconanet.com/2010/05/resposta-para-vida-o-universo-e-tudo.html flws e boa sorte

    ResponderExcluir
  5. Cara, eu nem li tudo, não porque sou religioso (eu sou ateu!) mas porque você está querendo impor a sua ideia sobre as pessoas do mesmo jeito que a igreja faz!.

    Leia um post que eu fiz em meu blog (http://www.psiconanet.com/2010/05/resposta-para-vida-o-universo-e-tudo.html) diz mais ou menos sobre isto... mas basicamente explica que ninguem sabe a verdade, você não sabe, o papa não sabe, o ateu não sabe, o que acredita no demonio não sabe

    flws
    espero um post somente de opinião e não um querendo impor uma
    flws
    dinovo

    ResponderExcluir
  6. Rafael Safo:
    Eu apenas coloquei fatos que as pessoas não conheciam. Desde quando o que tá ou não tá escrito na bíblia virou opinião?
    Minha crítica, se você tivesse lido até o final, é à todas as religiões, não só ao cristianismo. Não quero que ninguém mude, quero que saibam a verdade.
    Agora tu vires dizer que fatos não são verdades absolutas, então não sei o que é...

    ResponderExcluir
  7. Rapaz... esse texto foi meio FAIL...

    Até pq assim como muitas coisas na Bíblia moderna autal estão modificadas, algumas das coisas que postastes estão meio... 'incompletas'.

    Posso perguntar qual foi a tua fonte de pesquisa?

    ResponderExcluir
  8. Zeh Luks:
    A fonte de pesquisa foi site religiosos e a própria bíblia... Por isso coloquei algumas passagens, pode checar se quiser...

    ResponderExcluir
  9. A nova biblia foi modificada?
    Tp, axei que a biblia fosse uma só, nao com atualizaçoes.
    Tbm nao axei que foi forçado, pelo contrario, axei bem explicativo...
    AGORA A BIBLIA FOI ESCRITA POR DEUS? Tp, ateh onde eu sei, DEUS ditou para um HOMEM escrever.
    Foi isso ou estou errado?
    Sei lah, axo estranho...
    Um fato que me chama a atençao, sao os Testemunhas nao doarem sangue, pois segundo eles, cada um tem o seu, e vc nao pode da-lo a outra pessoa, pois eh pecado..
    JESUS NAO DEU O SANGUE POR NOS?
    SEI LAH, FICO CONFUSO!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo:
    Você disse: "Tp, ateh onde eu sei, DEUS ditou para um HOMEM escrever."

    É sério?

    ResponderExcluir
  11. Creio eu que falar de religião é algo muito relativo e como você mesmo disse, cada um tem a sua opinião. Venho aqui mostrar a você um post que é uma resposta ao seu:

    http://mundoinvertido.webs.com/apps/blog/show/5216695-usar-a-ignor-ia-para-formar-argumentos-ateus

    ResponderExcluir
  12. Vinicius, não quis criticar o seu ateísmo, você é o que você quiser, apenas quis dizer que os argumentos que você usou para escrever aquela postagem foram muito forçados, não encontrei muitos fundamentos e ao em vez de comentar no seu blog a MINHA opinião eu resolvi fazer um post-resposta ao seu post.
    http://mundoinvertido.webs.com/apps/blog/show/5216695-usar-a-ignor-ia-para-formar-argumentos-ateus

    Outra respota ao que você disse aqui:
    Rafael Safo:
    "Eu apenas coloquei fatos que as pessoas não conheciam. Desde quando o que tá ou não tá escrito na bíblia virou opinião?
    Minha crítica, se você tivesse lido até o final, é à todas as religiões, não só ao cristianismo. Não quero que ninguém mude, quero que saibam a verdade.
    Agora tu vires dizer que fatos não são verdades absolutas, então não sei o que é..."

    Primeiro, fato é algo que foi provado e se difere MUITO de teoria. Como você pode dizer que é um fato sem provar que é verdade, só apenas por dizer. Minhas sinceras desculpas cara, mas os seus argumentos que você escreveu podem ser facilmente quebrados com quem entende pelo menos 60% da Bíblia.

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR, LEIA ESSA MENSAGEM!!! É SERIO!!!

TODOS os comentários passam por moderação minha antes de irem ao ar, devido a pessoas que só fazem propaganda ou que xingam utilizando palavras agressivas demais. Não deleto comentários que contenham críticas, sejam boas ou ruins, afinal, todos tem direito de expressar sua opinião.

Bom, como eu ainda uso o Blogspot, as vezes o comentário só vai de segunda. Portanto, escreva sua mensagem, selecione-a e copie. Caso não receba uma mensagem dizendo que o comentário foi postado (mas ainda estará sob moderação), só cole de novo, que de segunda vai!

Esse é o Blogspot ferrando vocês!