terça-feira, 16 de novembro de 2010

Humor negro: agrada ou não agrada?



Segundo o “muito confiável” Wikipedia, humor negro é um subgênero do humor que utiliza situações consideradas por muitos como de mau gosto ou politicamente incorretas, usualmente de natureza mórbida, para fazer rir ou divertir o público menos susceptível. Entre os temas retratados pelo humor negro estão a morte, o suicídio, o racial, as doenças, a orientação sexual e a violência, dentre outros. E ainda tem gente que acha que é coisa ruim hehehehe...

Tem gente que diz, que acha, que pensa que gosta de humor negro, mas na verdade não gosta. É aquele tipo de pessoa que fala que gosta de um humor negro leve, não-prejudicial. Isso não existe. Humor negro vai SEMPRE prejudicar alguém ou alguma coisa. É totalmente politicamente incorreto. Ou seja: se algum tipo de humor, seja por piada, vídeo, ou qualquer outra forma, for contado sem prejudicar a imagem de NADA nem NINGUÉM, não é humor negro.

Ontem mesmo assisti a um vídeo do Felipe Neto (clique aqui) que falava sobre as pessoas acharem que tem TOC (transtorno obsessivo compulsivo), quando, na verdade, tem apenas manias. É a mesma ideia do humor negro. Ou você gosta, ou não. Quiser meio-termo, vá ler piadinhas do Ary Toledo.

Esse ano morreu um dos filhos da Cissa Guimarães. Bom, como o povo gosta de notícia quente, o nome “Cissa Guimarães” foi parar no topo dos Trending Topics Brazil (os famosos TTbr do Twitter). Tudo bem. No dia seguinte, o nome dela ainda estava nos TTbr. Então, twittei a seguinte piada de humor negro: “Porra, Cissa Guimarães de novo nos TTBr. Que aconteceu agora? Morreu outro filho?”... Aí pronto... Caíram matando...

As mesmas pessoas que faziam piadas relacionadas a times de futebol (são paulino viado, flamenguista traficante, etc), de religião (padres pedófilos), de opção sexual (Justin Bieber viado, Restart viado, etc), me crucificaram por ter feito piada com a morte, só porque as pessoas gostam da Cissa Guimarães. Duvido que se fosse o filho do George Bush que tivesse morrido, e eu fizesse a mesma piada, alguém abriria a boca.

Tem gente que precisa parar de mudar de opinião por conveniência. E isso vale pra diversos elementos. Mulheres que querem direitos iguais apenas quando lhes é conveniente; Negros que buscam direitos iguais (o que eu acho desnecessário, já que somos todos iguais, independente da cor), mas não gostam quando são feitas piadas racistas; pessoas que gostam de humor negro apenas quando não afeta nada relacionado a ela ou ao gosto dela... E por aí vai.

Um dia desses o amigo Eduardo tava reclamando (e com razão), porque umas pessoas não gostaram de determinado post (clique aqui para ver) no blog Futirinhas, dizendo que era ofensivo demais, e que tinha ULTRAPASSADO os limites do humor negro. Gente, humor negro é humor negro, um estado absoluto, que não esta sujeito a graduação: can´t deal with it? Leave it alone.

Muita gente critica o humor negro pra parecer alguém respeitador e integro perante a sociedade, onde, na verdade, não passa de um hipócrita. Se você não curte brincar com morte, machismo, religião, política, ou qualquer outro assunto mais sério, beleza, pode ficar seriozinho no seu canto, enquanto eu faço piadas tragicômicas e dou risada de você ;)

14 comentários:

  1. O humor é uma das coisas que merecem atenção, eu gosto de humor negro, mas vem aquele velho ditado popular "não faça com os outros o que você não quer que façam com você", vou refletir melhor e quando tiver tempo posto a minha conclusão aqui.

    ResponderExcluir
  2. Humor negro é negro. Não é pra ser "legalzinho" e nem serve pra pegar leve, se não não seria negro certo?!

    As vezes fico meio chocada com certas piadinhas mas, ate aí, qual meu direito de criticar ou julgar o que é pesado se é humor negro?

    É cruel mas é a vida crianças!

    ResponderExcluir
  3. Não vejo nada demais no humor negro, quase todo mundo pensaria algo do tipo "pernas de pau, hehhe" ao ver aquela foto, fato. O problema é que a sociedade é formada pelo que as pessoas aparentam ser, hoje as moda são: Viva o verde, contra a fome na África, não ao racismo, etc." Agora vê se alguém toma alguma atitude de verdade. Entre Pseudo salvador e "vilão", prefiro ser eu mesmo do lado "Negro" da força.

    ResponderExcluir
  4. Eu até já fiz um post sobre o preconceito que a sociedade tem com o humor negro. Hoje mesmo um amigo de uma colega minha morreu em um acidente de moto e eu fiz uma piada dizendo que estava sendo lançado "O motoqueiro fantasma 2", quase fui crucificado por isso. Hoje em dia temos vários programas de tv que utilizam o humor negro como o CQC e nunca passam do limite porque o humor negro não tem limites.

    ResponderExcluir
  5. Festa de aniversário da criança com doença terminal...
    (8) "Parabéns pra você/ nessa data querida/ muitas felicidades/lá-lá-lá/lá-lá-lááá" (8)

    Tipo isso!?

    ahUhauHUaha

    ResponderExcluir
  6. Odeio humor negro...
    Falando nisso... Aquela molecada jogando bola depois do incêndio não joga nada mesmo... Tudo perna de pau!
    Adoro humor negro...

    ResponderExcluir
  7. Humor negro é: o que todo mundo pensa, mas poucos exteriorizam por que são coagidos por uma sociedade que acha que as palavras, sem atitudes, mudam alguma coisa de verdade na vida! Chorar n resolverá, fazer piadas, tbm n, mas pelo menos te deixa um pouco mais alegre...

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei da piada da Cissa! É triste e tudo, mas esse é o trabalho de um humorista que segue essa linha. Se o povo não gosta não deveria ler.
    Eu gosto do humor negro, acredito que não é prejudicial, desde que o mundo é mundo a vida é cheia de trágédias mesmo, que coisa triste não poder rir disso. Ser assim nos torna tão frios, nos torna tão doentes.
    ... na época eu não soube da piada, mas eu riria, muito e violentamente.
    Lógico que depois soltaria:- Pô Coitadinha né. TRÁGICO TRÁGICO...

    ResponderExcluir
  9. humor negro é que nem braço. . . uns tem outros não

    ResponderExcluir
  10. O que vou ser?
    O filho pergunta pra mãe:
    - Mamãe, o que eu vou ser quando crescer?
    - Nada! Você tem câncer!

    Canibal 30
    Dois canibais estão andando na rua quando passa por eles uma moça sem um dos braços. Então, um vira-se para o outro e diz:
    - Você viu essa moça que passou?
    - O que é que tem ela?
    - Estou comendo!

    quem rir vai pro inferno, brinks

    ResponderExcluir
  11. Humor negro é aquilo... ou você ri ou você ri... não tem opção!!! todo mundo ri de humor negro, nem que seja por dentro, mas fica rindo... e se não for na hora, ri depois lembrando da piada!!

    ResponderExcluir
  12. Já diziam os gregos. "A comédia é pior que a tragédia, pois não há nenhum riso que não advenha do sofrimento humano." E é fato. Acho que o fato de rir daquela postagem do futirinhas não faz de você um pessoa pior. Eu pessoalmente achei a imagem ofensiva, mas reitero: rir daquilo não faz do individuou em questão uma pessoa pior. Eu já ri de outras piadas de humor negro.

    ResponderExcluir
  13. Humor que é bom humor sempre agrada. O que não pode é levar tudo ao extremo. É só ter bom senso que agrada!

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR, LEIA ESSA MENSAGEM!!! É SERIO!!!

TODOS os comentários passam por moderação minha antes de irem ao ar, devido a pessoas que só fazem propaganda ou que xingam utilizando palavras agressivas demais. Não deleto comentários que contenham críticas, sejam boas ou ruins, afinal, todos tem direito de expressar sua opinião.

Bom, como eu ainda uso o Blogspot, as vezes o comentário só vai de segunda. Portanto, escreva sua mensagem, selecione-a e copie. Caso não receba uma mensagem dizendo que o comentário foi postado (mas ainda estará sob moderação), só cole de novo, que de segunda vai!

Esse é o Blogspot ferrando vocês!