Quando alguém fala em hipocrisia, todo mundo já torce o nariz, como se fosse uma doença extremamente letal. Sim, pessoas hipócritas são, no mínimo, incomodas. Não é por isso que vamos sair por ai espirrando Baygon na cara delas. Mas, uma coisa que deve-se ter em mente é: nem toda hipocrisia vem pro mal.
Reclamar dos pais está para se tornar esporte olímpico juvenil de tão comum que é. A famosa “pegação no pé” dos adolescentes é o maior terror de qualquer moleque pimbudo que quer pagar de fodão pros amigos e gatinhas da escola. O “não pode isso”, “não vai sair”, “não gosto dessas amizades”, se torna um verdadeiro estopim para o arsenal hormonal que os jovens guardam no fundo do peito.
Depois que começa a guerra entre pais e filhos, podem levar anos para acabar. Os jovens com a velha mania de acreditarem piamente que o maior objetivo dos pais é destruir com a imagem deles na escala, arruinar a infância e humilhá-lo na frente de todo mundo. Sério isso? Bom, se você ainda acredita nisso, significa que você ainda está na terrível fase que se chama adolescência.
Pense bem: seus pais já viveram mais do que você (isso é lógico, você não pode negar). Portanto, eles já tiveram mais experiência de vida do que você. Se eles proíbem certas coisas, é simplesmente porque você ainda não tem maturidade o suficiente pra perceber que aquilo vai te fazer mal. É uma forma implícita de protegê-los.
Muita merda que você já fez, e ainda há de fazer, eles já fizeram. Teoricamente, os antecessores devem ensinar os seus sucessores o certo, a partir de erros previamente cometidos, para que as próximas gerações estejam cada vez menos propensas a, como se diz no popular, fazerem merda. O que você chama isso, meu jovem? Hipocrisia.
A velha história do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” é mal vista por muitos, ou quase todos. Seu pai lhe proíbe de fazer determinada coisa que você sabe que ele já fez muito. Então você chega e diz: “Você é muito hipócrita!”. De fato, não está mentindo. Mas essa hipocrisia toda é para o seu bem!
Acontece também entre amigos, entre namorados, casais, etc. Alguém dá um conselho para outra pessoa, mas não segue seu próprio conselho. Não é porque a pessoa não tem força de vontade o suficiente para seguir seus próprios conselhos que ela vai deixar de tentar ajudar a quem se importa. É uma forma de hipocrisia, mas atrelada a um sentimento de querer fazer o bem.
Claro que o ideal seria uma pessoa modelo, que faz tudo certo, e prega o que prática de forma saudável, beneficiando ambos os lados: tanto o aconselhador, como o aconselhado. Mas não é assim sempre. Pessoas que já erraram muito ainda têm força de vontade para mudar os outros a um caminho melhor, mas nunca a si mesmo, e é esse tipo de “hipocrisia” que as pessoas não percebem que ainda beneficia.
O problema é quando seus pais não viveram as mesmas situações que você, os meus pais nasceram no interior de outros estados, há 50 anos atrás, um cenário totalmente diferente do atual, eles simplesmente não me entendem, é óbvio que querem meu bem, mas parecem perdidos em relação as decisões que tomar.
ResponderExcluirfoda tbm os pais que não aprenderam com seus erros no passado e descontam batendo nos filhos o que sofreram no passado
ResponderExcluirPara quem só criticava a hipocrisia, o Dr. Fleury nos mostra que ser hipócrita pode ser bom, desde que o propósito seja de ajudar, e não atrapalhar e prejudicar com falsidades, mentiras...
ResponderExcluirVerdade, faço isso direto. Tenho mais amigas que amigos, e como amigo dou conselhos a elas, mas vira e mexe eu não sigo o meu proprio conselho. Aconteceu isso a pouco tempo. Com os pais é mais ou menos a mesma coisa, obvio que existem pais mais radicais, que não deixam o filho fazer nada. A minha criação foi muito diferente, meus pais sempre me falaram de tudo, drogas, sexos, covardias, malandragens, me ensinaram o certo e o errado e me deixam sair, chegar tarde, dormir, fora, sabem que fizeram a parte deles e cabe a mim seguir. Ainda não fiz uma merda grande para saber o resultado, mas isso garante a minha liberdade.
ResponderExcluirA verdade e simples o ser humano adora pagar pra ver não importa quanto conselho você lhes dê....
ResponderExcluir