domingo, 28 de novembro de 2010

Você não aguentaria a verdade



É de caráter humano o desejo de controlar todos os elementos a sua volta. Aquela vontade de fazer os outros agirem, falarem, pensarem da maneira que você quer, é perfeitamente normal, e não se pode condenar os outros por isso: acontece com você também. Atrelada a esse desejo de controle, porém, vem a amarga frustração, que afunda todas as esperanças de fazer com que as coisas estejam como você espera. Para sua felicidade, isso tem solução.

Criança é o maior exemplo do desejo humano pelo controle. Pelo fato de ainda não estarem formadas pelos modos e agirem como a sociedade prega, são naturais, e não ligam muito para o que os outros pensam. Ao serem contrariadas, as crianças utilizam um método horrendo, porém eficaz para inverter a situação: elas choram MUITO!

Ao crescermos, nos deparamos com um dos maiores testes de controle de nossas vidas: os relacionamentos. Quando você começar a namorar, é muito comum você querer saber de tudo que está acontecendo com seu companheiro: saber pra onde vai, com quem, que horas volta... É uma forma implícita de nos protegermos de uma potencial perda: ninguém que gosta do seu namorado(a) quer vê-lo(a) com outra pessoa.

Porém, apenas com o tempo percebemos que é inútil fazer isso. Assim como você, cada pessoa tem sua vida e suas vontades. Estar com alguém é uma troca: você tem a oportunidade de estar com uma pessoa que te faz bem, e isso faz você feliz. Por outro lado, você precisa não se meter na vida dela, aguentar ciúmes e desconfianças.

Ninguém consegue manter um relacionamento a base de restrições. Você provavelmente já passou por isso, ou tem amigos que namoram onde um fica proibindo o outro de DIVERSAS coisas. Não pode sair certo horário; tem que excluir pessoas do Orkut; fica checando mensagens e ligações do celular, MSN, emails... É uma tortura.

Essa situação é muito comum na adolescência, até 25 anos. Depois disso, as pessoas aprendem que isso só piora a situação. Quando você estiver com sua namorada, ela atender o celular, marcar alguma coisa com alguém que você não sabe do que se trata, desligar, e não disser pra você o que era: NÃO PERGUNTE. Se ela quisesse que você soubesse, ela diria. Isso vale pra qualquer outra situação.

Relacionamentos tendem a ficar muito piores do que você costumava ter. Piores no sentido de comodidade. Você não pode ficar indo atrás de tudo que acontece com a outra pessoa, e isso vai te incomodar MUITO. Mas, essa curiosidade só vai destruir o que você já tem. Não procure por uma verdade que você não quer saber.


Se você percebe que a pessoa gosta de você, aproveite, SÉRIO! Ela pode ficar com outras, pode não querer te apresentar aos pais, pode não querer te expor como relacionamento sério, e vai tentar esconder e camuflar isso... Mas de que adianta lutar contra essas vontades? Você SÓ TEM A PERDER!

Eu não acredito em destino, planos divinos, ou qualquer outra coisa dessas, mas você vai encontrar alguém que se encaixe no seu perfil sem ter que tentar moldar a pessoa. É uma questão matemática de probabilidade. Se isso não acontecer, você simplesmente é EXTREMAMENTE azarado!

Conclusão: apenas viva o presente. Não pense no futuro quando não é possível traçá-lo. Você vai sofrer, vai doer, mas é o preço por também ser feliz.

16 comentários:

  1. Você está certo.. Mas, as vezes é bem difícil a gente ver quem a gente ama em situações suspeitas e não perguntar o que está acontecendo..
    Eu já passei pelo primeiro namoro, aquele onde a gente se acha dona de nosso parceiro e ele se acha dono da gente..
    Mas, quando se ama, sequer imaginar uma possível traição é muito doloroso..
    Por isso, não arrumo compromissos sérios tão cedo.. Posso até ficar ficando com alguem por um tempo, agora namoro?? to fora até segunda ordem..
    Bom, de qualquer forma, parabéns pelo post..
    Achei Genial.. Provavelmente muita gente pensa assim, mas tem medo de falar..

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto Sr. Fleury, isso é uma merda mesmo, acabei de sair de um relacionamento de quase 2 anos no qual eu perdi muita coisa, nunca fui do tipo que proibi, sou ciumento mas fico na minha, mas ela... Isso acontece e desgasta o relacionamento, a questão é ter controle. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Bem, é bom sempre saber onde se está pisando. Acho que as vezes a sinceridade machuca, mas é muito melhor quando você se machuca, e isso te leva a pensar, se aquilo te faz bem ou não, do que se "iludir" que tá tudo bem, tudo perfeito com uma pessoa que as vezes, tu sabe que só te passa pra traz. É por isso que hoje em dia é tudo tão liberal. Por que se eu sei que meu namorado fica com Everybody além de mim, a tendencia é que eu vá e fique com várias pessoas também. Ai fica aquele joguinho.. de quem machuca mais o outro. As vezes as pessoas até se gostam, mas se não existe limites.. elas deixam de se gostar mutuamente.

    ResponderExcluir
  4. A anônima ai de cima falou algo muito certo "As vezes as pessoas até se gostam, mas se não existe limites.. elas deixam de se gostar mutuamente." Eu nunca gastei de "joguinho" ou "namoro aberto", penso que para querer algo mais sério com alguém tem que estar ali de verdade, se não vai "acabar não aguentando a verdade" quando desgasta a tentação a traição é quase impossível de resistir, você vai buscar em outras pessoas o que falta na que esta com você. Acho mais fácil terminar logo que ficar no joguinho de bate volta.

    ResponderExcluir
  5. Amei o blog, e já virei seguidora! Dá uma passadinha lá no meu novacaminhadacomcristo.blogspot.com e se gostar vira seguidor tb!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Pow curti mto esse post, eh vdd msm, sempre q vc cria planos vc acaba se frustrando no futuro, mas quando vc nao espera nada, vc se surpreende :D

    ResponderExcluir
  7. Pow curti mto esse post, eh vdd msm, sempre q vc cria planos vc acaba se frustrando no futuro, mas quando vc nao espera nada, vc se surpreende :D

    ResponderExcluir
  8. awn,muito verdade.
    só namorei uma vez na vida e nunca mandei ele excluir ninguem,nunca peguei senha nem nada,dei muito espaço pra ele,dizem que é normal do meu signo mesmo. pois bem,meu pai já é mais velho,tem 42,recem separado. ele e a namorada ficam brigando por msn,orkut,por fuçarem e terem a senha um do otro,se for pra brigar num dá né,pelo amor. Poisé fleury,vc devia casar comigo.

    ResponderExcluir
  9. Xará... parece que tu escreveu esse texto pra mim! Encaixa em TUDO, praticamente.
    ótimo texto
    Abração!

    ResponderExcluir
  10. Estava pensando nesse mesmo assunto dias desses.
    Concordo com você mas sei que é preciso paciência e "muito treino" pra aguentar "não querer saber a verdade e todos seus detalhes".

    ResponderExcluir
  11. Concordo com quem comentou que é necessário haver limites! Um relacionamento onde não há limites, também não há respeito! Acho que um diálogo franco, já no começo da relação é uma boa base para, em acordo,o casal estabelecer quais serão os limites no relacionamento. Afinal de contas, ambos precisarão ceder, ambos terão que abrir mão de algumas coisas e estas são escolhas inerentes a qualquer tipo de relacionamento... Basta saber se você realmente está disposto a isso! Se você realmente ama e acredita que valha a pena lutar por alguém, aceitar limites, ceder ou abrir mão de algumas coisas nem será tão difícil assim!! A única coisa na qual não se deve colocar limites é no amor!! Ame incondicionalmente!! Entenda quem realmente souber o que é AMOR!

    ResponderExcluir
  12. Dr. fleury, você é um DEUS...

    ResponderExcluir
  13. Sou completamente apaixonada pelos seus textos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Jhoni só vc mesmo pra me fazer ler isso pow eu ea jacke estamos rindo muito aki poxa esse texto é lindo na forma gramatical
    agora eu quero é ver na pratica desculpa mais não tenho seu sangue de barata

    mais a gente te ama mesmo vc sendo esse cara certinho mais como disse o texto a gente muda com os 25 anos ainda tenho 5 anos pela frente

    byby :Thais & Jaque

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR, LEIA ESSA MENSAGEM!!! É SERIO!!!

TODOS os comentários passam por moderação minha antes de irem ao ar, devido a pessoas que só fazem propaganda ou que xingam utilizando palavras agressivas demais. Não deleto comentários que contenham críticas, sejam boas ou ruins, afinal, todos tem direito de expressar sua opinião.

Bom, como eu ainda uso o Blogspot, as vezes o comentário só vai de segunda. Portanto, escreva sua mensagem, selecione-a e copie. Caso não receba uma mensagem dizendo que o comentário foi postado (mas ainda estará sob moderação), só cole de novo, que de segunda vai!

Esse é o Blogspot ferrando vocês!