quarta-feira, 26 de maio de 2010

A normalidade sexual


Existe uma caverna, muito escura e muito profunda, onde a única fonte de luz se faz por uma fresta, deixando passar um feixe luminoso de origem exterior. No fundo da caverna, um pouco antes do fim da parede, encontram-se prisioneiros acorrentados de uma forma que não podem se mexer, nem mover a cabeça para a saída da caverna: eles olham apenas para a parede no fundo. Essa parede, por sua vez, recebe toda sombra refletida por qualquer objeto ou pessoa que passe entre a luz e a fresta da entrada, projetando assim, sua sombra nas rochas profundas. E é tudo o que os prisioneiros viram na vida.

Os prisioneiros têm aquela situação como sua realidade. As sombras de pessoas passando pela parede, as vozes ecoando pela caverna, os faz pensar que está tudo interligado, que as sombras falam, e estão ali com eles. Se algum dia, um deles se libertar, e conhecer o mundo fora da caverna, o que vai parecer real para ele? As sombras que falam, ou as árvores, as pessoas, o fogo, os animais, a luz?

Platão dizia que a verdade se encontra no mundo das idéias. Muitas pessoas criam sua realidade a partir do que vêem e ouvem, enquanto pouquíssimas pessoas refletem e questionam o mundo que nos cerca. A aceitação dos acontecimentos como um grande acaso resulta na comodidade de sua própria existência, enquanto a razão e a filosofia resultam na descoberta e na criação.

A sociedade e o comportamento humano estão tão cheios de rótulos, que uma linha de “como viver corretamente” foi criada, fazendo aqueles que vivem no mundo da matéria criar um sentimento de aprovação da normalidade, e repúdio da anormalidade, padrões estabelecidos pela aceitação social ao longo dos anos. Uma grande vítima disso foi o elemento sexualidade.

O comportamento sexual humano sofreu julgamentos e rotulações ao longo dos tempos, criando padrões que devem ser seguidos pelas pessoas, se quiserem viver em harmonia. Cada vez mais, indivíduos com sexualidade diferenciada daquela estabelecida sofrem com preconceito e exclusão. Mas por que essa diferenciação é considerada errada?

O homo e a hetero sexualidade são criações humanas, rotulando comportamentos diferentes para (quase sempre) um mesmo propósito. Ainda existem pessoas que utilizam aquele velho argumento: “Mas o homem e a mulher são biologicamente perfeitos, mulher com mulher (ou homem com homem) não é normal”. Sim, concordo, são biologicamente perfeitos PARA REPRODUÇÃO. Homossexuais não são homossexuais para reprodução, mas sim por satisfação e prazer.

Quando as pessoas falam sobre a homossexualidade não ser normal, na verdade estão dizendo “a sociedade não permite”, pois muita gente tem medo de agir diferente, de pensar diferente, de causar discussão e intriga. Passamos por anos de evolução para limitarmo-nos a comportamentos impostos, e censurar sem razão determinadas atitudes, e acabamos atrasando ainda mais o nosso crescimento humano e potencial liberdade.

A questão social é levada tão a sério que, quase sempre, ofusca a questão humana da situação. O bem-estar de cada pessoa é causado de diferentes maneiras, e, quando inofensivas, não tem porque serem censuradas. Uma mulher gostar e sentir-se bem ao lado de outra não prejudica a sociedade, muito pelo contrário, as prejudica, devido ao preconceito que elas sofrerão.

O mundo existe não para moldar nosso caráter, mas para nos fazer moldá-lo. A verdadeira evolução do ser humano é intelectual, e não acontece enquanto não livramo-nos dos grilhões que nos prende e sair da caverna, percebendo aos poucos a realidade, e aceitando a verdade acima de qualquer regra a nós imposta, tendo como nosso principal ditador a nossa própria razão.

Update: Antes de qualquer comentário, imagino que eu vá receber diversos "Gay incompreendido" de pessoas sem muita instrução nem capacidade de raciocínio, portanto, esclarecendo aqui: Não sou gay; Não quero compreensão de ninguém, quero fazê-los pensar no assunto. Valeu.

24 comentários:

  1. A homossexualidade existe desde muito antes de ser estipulado que o hétero é o "normal" - na Grécia antiga de Platão já vigorava. Havemos de identificar que historicamente foi a Igreja Católica, na Idade Média, que passou a condenou o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo. Acho que amor não tem sexo e pra mim os relacionamentos gays (masculinos ou femininos) são normais. A única coisa que eu não gosto é desta GLAMOURIZAÇÃO do homossexualismo que está acontecendo atualmente e, principalmente, deste falso moralismo onde qualquer crítica feita a um gay ser taxada de homofobia. Tenho muitos amigos, heteros e homos, e os trato em igualdade de condições. Muito boa sua reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Pedrox: Você falou uma coisa certa: Tudo que é crítica ao homossexualismo é taxada de homofobia, e isso já tá ficando desgastante. É preciso exigir direitos, mas também é preciso aceitar críticas e limites (limites impostos a todos os sexos, não apenas ao homossexualismo).

    ResponderExcluir
  3. Pedrox, nao foi a igreja católica que começou a condenar os homosexuais. No Egito, por exemplo, já se fazia isso.

    Antes de mais nada, gostaria de te parabenizar, Vinicius, gosto muito de seus textos. Quanto ao assunto, eu, particularmente, nao tenho nada contra um relacionamento gay, apenas nao concordo com o fato de poderem adotar um filho. Anyway, também sou contra a patrulha dos politicamente corretos que não aceitam um simples comentario.

    Te parabenizo novamente por seu texto, Vinicius.

    ResponderExcluir
  4. podes crer, de acordo..
    é isso mesmo, concordo com platão.
    e com o comentario acima, o homossesualismo vem de muitos anos a atras, e não se procria, somente os casos heteros. bacana teu pensamento. abc; JEFF

    ResponderExcluir
  5. @Vinicius Fleury, Homosexualismo não. homosexualidade.

    ResponderExcluir
  6. Vinicius, por que a afirmação: "Ambos os termos não estão errados"?
    Grato

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. So sublime ao abjeto:
    Acima, uma pessoa disse que o termo "homossexualismo" está errado, e que o certo é "homosexualidade". Eu disse que ambos os termos estão corretos de acordo com o Dicionário.

    ResponderExcluir
  8. Babaquice , esses gays são umas pragas

    ResponderExcluir
  9. parabéns pelo Post cara, muito inteligente, admito que quando vejo dois homens eu sou um pouco preconceituoso, mas cada um com seu gosto e sua opinião. cada um é livre pra fazer o que quiser

    parabéns denovo.

    ResponderExcluir
  10. quanto ao termo homossexualismo não é mais usado por conta da conotação ligada a doença mental uma vez que o termo fazia parte do DSM e foi exluído a mais de dez anos... pode não parecer, mas isso tem grande significado. Hoje o termo mais utilizado é orientação homoafetiva...

    ResponderExcluir
  11. Adoro, Admiro e Respeito a Capacidade intelectual que VC tem (qdo QUER) DE FAZER AS PESSOAS PENSAREM , sem tomar partido!

    Não é a Toa que vc é meu COLÍIIIRIO ETERNO!!

    Patabéns...belo Texto!!

    Bjo

    Nany People'

    ResponderExcluir
  12. Realmente foi muito inteligente.A classe gay serve como reflexão do tipo: e ai, ta preparado para assumir ao mundo que voce nao segue as regras da maioria?
    E para os não, entenderem que podem expressar a sua nao concordancia sem impor isso ou limitar os direitos que envolvem todos, heteros ou homos.Abs!

    ResponderExcluir
  13. gasy nao poderiam adotar filhos

    fato

    vide o texto, eles nao foram feito pra reprodução.
    por favor aceitar e, deixar uma possivel alma de uma criança livre de zoações e/ou preconceitos por todos os lados para com a pobre criança.

    Não obriguem ninguem a adotar suas escolhas, nem a entender. No máx, cobre um respeito por.

    ResponderExcluir
  14. uou, e que porra é essa?

    orientação homoafetiva

    uou vei, GAY ITS GAY. Pra que merda ficar mudando o nome? O.o

    Vamo la galere do mauz, numa epoca em que ngm tem q se importar com quem come o q... creio q o maior problema seja auto aceitaçao do individuo, dpois disso é lucro!

    Que cada um faça ai o que quiser com o seu, mas deixar e respeitar o que cada um faz tb eim? vale pra todos os lados, todos piticam: maxistas, femisitas, bixas, locas e etc

    ResponderExcluir
  15. São por comentários como os de cima que cada vez mais acredito na máxima da minha amiga Nany People: "O homem só se desenvolve até os dois anos, depois disso apenas amadurece". O problema é que uns o fazem, e outros não. Mente aberta não é pra qualquer um não amigo, não fique triste. Agora vai assistir rede Globo e aceitar tudo que eles impõe pra você, vai.

    ResponderExcluir
  16. não sei se sabes, mas segundo o espiritismo as almas não tem sexo, e as vezes acontece de essas almas reencarnarem em corpos do mesmo sexo, rs
    quis falar porque eu acho interessante! :)
    muito bom o texto, como sempre!
    beijo ;*

    ResponderExcluir
  17. Acho que faltou a distincao dos termos: Homossexual, e homossexualismo, pois a critica que se faz, por parte dos "conservadores" é sobre o homossexualismo. É sobre a prática, e nao o praticante. O conceito prévio (pré-conceito) que se faz nao é sobre as pessoas, mas sim, a pratica das mesmas. A justificativa de que "os homossexuais tem essa preferencia pelo prazer" deve ser levada em conta quando essa preferencia pelo prazer, simplesmente aniquila a continuidade da raca humana. E fora, isso tambem temos que lembrar que nem td que parece certo, é certo. Nem tudo que sentimos do fundo do coracao, é tao real quanto parece. Nem tudo que parece bom, é bom. E com base nisso, eu quero que vc reflita. Reflita mais sobre a comunidade, e nao sobre o individuo, pois "o homem só pode se satisfazer plenamente quando vive em sociedade", como afirmava socrates. Com esse pensamento, devemos basear a nossa opiniao sobre o que é um ato, visto em um panorama social, afetando todos que estao no meio dela, a sociedade. Nao se pode ser homossexual pq é contra a vida. Nao se pode ser homossexual pq é contra a plenitude da sociedade. Nao se pode ser homossexual pq é uma opiniao baseada unica e exclusivamente na satisfacao pessoal, (há modos melhores de ser feliz, procure e voce vai achar). [sim eu exagerei, eu sei, mas nao acho que tenha sido algo fora da realidade (lê-se: sociedade) do ser humano nao]

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo post! Você está em um nível intelectual muito alto! Se você não falasse, ou não fosse indentificado, ninguém saberia que você posta no Testosterona, que tem um posicionamento completamente diferente. Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Eu discordo do comentário "Gays não podem adotar filhos."
    Por quê? É melhor deixar menores abandonados nas ruas do que dar uma familia onde ele com certeza terá amor e carinho? É melhor deixá-los a margem da socidade passando fome, só porque os possiveis pais não são um modelo 'normal' de familia? Quanto a serem 'zoados' na escola, toda criança é, independente da familia. Cabe aos tutores, hetero ou homo identificar possiveis agressões e cuidar da criança. Creio piamente que uma orientação sexual não interfere na capacidade de uma pessoa educar outra pessoa. Para mim, é preconceito.
    Sou a favor da livre expressão.
    O que os homossexuais fazem, diz respeito a vida deles, aos corpos deles, e não a mim. Cabe apenas respeitar e os tratar como HUMANOS, igual a mim e a você. O que nos difere? Uma opção? (se bem que creio que ninguem escolhe ser homossexual, acredito que a pessoa já nasce homossexual).
    Apenas para complementar:
    http://www.youtube.com/watch?v=Y9UeKYF6sno (Estudo que comprova que que homofóbicos podem ser gays enrustidos)

    Excelente Post Fleury

    ResponderExcluir
  20. Olá Vinicius...

    Concordo com sua abordagem de que, na maioria das vezes, a aversão para com a homossexualidade está ligada a padrões de "normalidade" ditados pela sociedade, que sempre caminha "a posteriori" dos fatos. É comum que certos comportamentos sejam primeiro visto como perversos para, somente depois de um tempo, passarem a ser vistos como normais.

    Ao mesmo tempo, a homossexualidade existe desde sempre e, talvez por outras questões (religiosas, políticas, de gênero) passa por momentos de maior aceitação e maior rejeição, como agora. O que será que define essa variação?

    Mudando de assunto, não sei se concordo com essa frase: "Homossexuais não são homossexuais para reprodução, mas sim por satisfação e prazer."

    Não sei dizer se a homossexualidade (ou a sexualidade no todo) tem uma única "finalidade"... afinal, heterossexuais também fazem sexo por satisfação e prazer (né?) ... e dessa equação você subtraiu o que, na minha opinião, é a principal motivação de um relacionamento: o afeto.

    Oras, fazemos sexo por nos sentirmos atraídos (fisicamente, quimicamente, socialmente, afetivamente) por outro ser-humano. O sexo é um componente do relacionamento que desenvolvemos. UM dos elementos. Por isso mesmo, nem todos os casais heterossexuais tem filhos, mas mesmo assim fazem sexo.

    Reduzir a questão da "naturalidade" da relação sexual ao ato da procriação é uma ação hipócrita e desleal. É cobrar dos outros algo que ninguém faz!

    ResponderExcluir
  21. Boom Não sou Homo e siim Hetero !
    Ameeeý o Texto !
    E Teenho uma coisa para falar :

    Diga um BASTA para o preconceito contra : Negro , Branco , Lésbica , Gays etc . . .
    Afinal o nosso sangue é da mesma cor VERMELHO
    Ajudem a Dizerem um BASTA !

    Okeeeý ♥

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR, LEIA ESSA MENSAGEM!!! É SERIO!!!

TODOS os comentários passam por moderação minha antes de irem ao ar, devido a pessoas que só fazem propaganda ou que xingam utilizando palavras agressivas demais. Não deleto comentários que contenham críticas, sejam boas ou ruins, afinal, todos tem direito de expressar sua opinião.

Bom, como eu ainda uso o Blogspot, as vezes o comentário só vai de segunda. Portanto, escreva sua mensagem, selecione-a e copie. Caso não receba uma mensagem dizendo que o comentário foi postado (mas ainda estará sob moderação), só cole de novo, que de segunda vai!

Esse é o Blogspot ferrando vocês!