terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Onde o sucesso te leva...



Muita gente acha que é perseguição minha dizer que qualquer coisa que comece a fazer sucesso perde qualidade, ou mesmo que as coisas que estão na TV (na mídia em geral) não prestam. Mas é muita vontade de fazer “vista grossa” ao que acontece constantemente ao nosso redor. Vamos ao assunto:

O comum a todos os brasileiros: nossa programação de TV aberta. Enquanto pessoas sintonizam seus televisores na Warner Channel para assistir um engraçadíssimo episódio de Friends, a galera da TV aberta põe na Globo e sofre assistindo Big Brother Brasil, ou Zorra Total, ou até mesmo Faustão.

Esses programas são tão ruins e mal elaborados, que chegam a ser nocivos para aqueles com personalidade ainda mal formada, ou pessoas facilmente influenciáveis: essa é a maneira que a mídia arranja de colocar quem ela quer no topo. A Globo quer transformar Fiuk no novo prodígio musical? Joga algumas de suas músicas nos programas de mais audiência que seus CDs vão vender como camisinha no Brasil em fevereiro.

Existem também situações onde aquilo que tem qualidade, começa a perdê-la a medida que seu sucesso vai expandindo. Um exemplo claro que toda a blogosfera e twittosfera conhece é o Felipe Neto.

Felipe Neto tinha um blog chamado Controle Remoto. Nesse blog, assuntos como religião, política, filosofia e socialismo eram tratados de forma aberta, mas objetiva. Muitas vezes Felipe chegava a ser tolo com idéias tão radicais, mas isso não impedia de criar um debate saudável que acrescentaria alguma coisa na vida de cada um.

Depois disso, resolveu fazer vídeos para a internet, que foram perdendo qualidade a cada post novo no youtube. Abordando assuntos fáceis de criticar, argumentos sem suporte nenhum, gritaria, xingamentos sem muito sentido... E isso fez MUITO MAIS SUCESSO do que qualquer texto que ele produziu no Controle Remoto. Isso é vergonhoso, sério...

Muito bem. Em seguida, ele começou seu programa “Será que faz sentido?” no Multishow. O que eu achei que não poderia piorar, piorou. O programa é um saco, repetitivo, atuação ruim por parte do Felipe, roteiro extremamente chato... Não consigo saber como alguém poderia gostar daquilo...

Mas o pior de tudo não foi isso. No ultimo vídeo do Felipe Neto, ele simplesmente bateu todos os recordes. Os argumentos utilizados para sustentar suas idéias foram coisas do tipo:

- “Os bombadões de academia são burros, porque enquanto eles malham, o cérebro derrete e vai pro braço, por isso fica grosso”

- “Mulheres que vão para micaretas são vomitadas. Elas simplesmente são só vomito da cabeça aos pés!”

Porra, sério isso? Bom, parece que ele resolveu aderir a tudo que ele costumava criticar no Controle Remoto, a única coisa que Felipe criou que teve alguma qualidade... Fiquei triste com toda essa “evolução”.

Agora, o problema é: não que eu não faria o mesmo se tivesse oportunidade. Talvez isso fosse preciso para planos futuros que pudessem ter mais qualidade, um mal necessário... O que me entristece é as coisas terem que passar por essa ausência de qualidade para ganhar qualquer tipo de visibilidade. Zorra Total não poderia ter piadas inteligentes? Big Brother não poderia ser substituído por um programa de entretenimento agradável?

Por mais que as emissoras e empresas sejam responsáveis pela produção desses programas, quem as sustenta é a população. Então, indiretamente, nós somos os responsáveis por essa situação (a maioria, eu quero dizer). Se nossos hábitos mudassem, e passássemos e sermos mais exigentes com o que nos é oferecido, estaríamos melhor agora.

14 comentários:

  1. isso é uma grande verdade, o maior culpado e a população, um programa pode até começar bem, mais ao aumentar a audiencia so piora o conteúdo.

    ResponderExcluir
  2. existem varias maneiras, varios comentarios dizendo que se fizessemos isso e aquilo, estaríamos melhor, mas quem faz alguma coisa? essa é a pergunta.

    ResponderExcluir
  3. Concordo, no começo dos vídeos do Felipe Neto era novidade, uma crítica que várias pessoas compartilhavam como o caso do crepúsculo ou bandas coloridas, tendo até sacadas bem legais. Depois começou com outra linha de vídeos que, devido já a fama que continha, a audiência permanecia e mesmo assim continuava agradando a qualidade que estava baixando.

    Zorra total tem um elenco excelente, vários artistas geniais porém o formato do programa não favorece a exposição do talento deles, é um fato triste de se lembrar.

    Cada um pode interpretar o que o sucesso provoca nas pessoas, acho que como tudo, devemos estar passando por ele(o sucesso) para saber quais são os fatores que levam a esse tipo de atitude ou qualidade dos programas que são proporcionados para nós.

    Foi bom ter abordado esse assunto pois é algo que reflete bastante nas pessoas, no qual a auto-crítica deve ser diária, tendo reflexões como: "Isso é algo que desejo assistir?" Pois se é, você não tem o direito de criticar algo que consome por opção sua(se é que me entenderam).

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto. Talvez essa baixa de qualidade seja devido à uma espécie de "Síndrome de necessidades de atenção" ou coisa do tipo, que atinge as pessoas que por ironia possuem mais atenção e se viciam nela. Acho que tratam uma coisa parecida em episódio de "Os Simpsons".

    ResponderExcluir
  5. pensei que era o único que pensava assim. parabéns pela iniciativa, tem meu respeito (y)

    ResponderExcluir
  6. Não é porque o DR Fleury começou a fazer o sucesso que vamos deixar de ser exigentes, certo?

    ResponderExcluir
  7. Kara, enquanto não tiver educação decente no Brasil pras massas, não vai ter nada que preste no Brasil. Só pão e circo.

    ResponderExcluir
  8. Kara, enquanto não tiver educação decente no Brasil pras massas, não vai ter nada que preste no Brasil. Só pão e circo.

    ResponderExcluir
  9. Creio que posso discordar em alguns pontos do seu post, e gostaria de mostrar o porquê, se me permite. Creio sim que a TV mostra o que o povo quer ver e tambem creio que ela é formadora de opinião, mas devo discordar no ponto em que você sugere que programas como o Zorra Total deveriam ser mais "cabeça". O problema é que programas do nivel do Zorra Total são feitos para um público alvo diferente, um público que não tem condições intelectuais de entender, por exemplo, um CQC, e nem condições finnceiras de buscar entretenimento na tv a cabo, no teatro, no cinema ou em outros lugares quaisquer. Vi uma entrevista do grupo "Barbixas" (os que fazem o espetaculo "improvavel", sucesso na internet) na uol se nao me engano, e esse foi justamente o ponto apresentado por eles. Creio sim que esse tipo de programa deve existir, e acho que pensando justamente na parte mais bem culta da populaçao ele eh passado de sabado a noite, periodo em que poucas pessoas mais bem de vida estao em casa.

    ResponderExcluir
  10. Você é um invejoso do Felipe Neto, só fala nele... Sai dessa, pra que querer ser o certão e querer achar o certo pra tudo. Sua cabeça vai explodir rapaz!

    ResponderExcluir
  11. É o perfil do brasileiro: espiar a vida dos outros e falar mal.
    Não são todos que possuem tv paga, e além do mais a globo possui as novelas mais atrativas, o que prender o telespectador no canal. Mais e mais eles vão sendo induzidos... mas fazer o que né.

    Sobre o felipe neto, nunca tinha visto sequer um video dele, sabia que era uma modinha, as nunca me interessou até ser citado nesse post. Não dei conta de assistir depois dos 4 minutos... é ridículo o tanto de merda que ele fala. ._.

    Bom post... acesso diariamente *-*

    ResponderExcluir
  12. Anônimo disse...
    Você é um invejoso do Felipe Neto, só fala nele... Sai dessa, pra que querer ser o certão e querer achar o certo pra tudo. Sua cabeça vai explodir rapaz!

    As pessoas tem inveja do que elas exemplificam ou criticam agora? Pela sua lógica, então, tenho inveja de emos, coloridos e idiotas...

    ResponderExcluir
  13. Uhmm... Acho que a maioria dos "bons que perdem qualidade à medida que ganham sucesso" tem a ver com uma determinada sequência:
    1. O Vinicius tem um talento, mas ele só pode expô-lo a poucas pessoas;
    2. Uma grande emissora de TV o convida para o programão do apresentadorzão;
    3. É a chance que ele precisa para mostrar algo de qualidade às pessoas;
    4. O talento do Vinicius dá audiência à emissora;
    5. A emissora resolve convidar o Vinicius para trabalhar e ele pensa: "bom, é a chance que tenho de levar qualidade e uma opinião de fundamento àquela emissora, apenas preciso manter a integridade d meu talento";
    6. Tudo cai por terra quando ele percebe que essa indústria tem pacto com o satanás e advogados muito bons capazes de distorcer tudo o que está no contrato a favor da emissora, obrigando o Vinicius a se transformar num grande merda.

    (Desculpe, mas, não, eu não consigo ser sucinta. Aliás, eu até fui. :D)

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR, LEIA ESSA MENSAGEM!!! É SERIO!!!

TODOS os comentários passam por moderação minha antes de irem ao ar, devido a pessoas que só fazem propaganda ou que xingam utilizando palavras agressivas demais. Não deleto comentários que contenham críticas, sejam boas ou ruins, afinal, todos tem direito de expressar sua opinião.

Bom, como eu ainda uso o Blogspot, as vezes o comentário só vai de segunda. Portanto, escreva sua mensagem, selecione-a e copie. Caso não receba uma mensagem dizendo que o comentário foi postado (mas ainda estará sob moderação), só cole de novo, que de segunda vai!

Esse é o Blogspot ferrando vocês!