domingo, 6 de fevereiro de 2011

Relacionamentos a distância - Da certo?



Uma das piores coisas, durante um namoro, é quando o companheiro precisar viajar e passar uns dias (às vezes meses) fora. Bate saudade, não da vontade de ir pra farra, altas conversas pelo MSN... Agora, imagine relacionamentos inteiros a distância? Você conseguiria? Veremos...

Muita gente pediu pra eu escrever meu ponto de vista sobre relacionamentos a distância. Aparentemente, é uma situação comum por aí, não importa a maneira que o relacionamento comece, ou se desenrole durante a etapa de intimidade e cumplicidade.

Primeiro, um caso bastante comum: você começa um relacionamento com uma pessoa, e, durante o relacionamento, essa pessoa se muda para outro lugar. Os problemas aqui são óbvios: a quebra da rotina, o obrigatório fortalecimento da confiança de ambos, a falta de contato físico, entre outros...

É um trabalho constante e exaustivo lidar com essa situação. Conciliar sentimento com distância é complicadíssimo, principalmente em relacionamentos não tão profundos assim. Nesse caso, a melhor coisa é “dar um tempo”, aquele famoso “dar um tempo”... Será que vale a pena se privar de tanta coisa por alguém que você nem sabe o que sente direito?

Agora, quando o relacionamento já tem muita estrada rodada, uma separação brusca dessa maneira pode causar sérios danos a algo que foi construído com o tempo. Tem gente que não consegue ficar sozinha, então cria desculpas para si mesmo, de forma que fique com a consciência limpa ao ficar com outra pessoa. Isso é complicado.

Outro tipo de relacionamento a distância comum é aquele onde as duas pessoas se conhecem de maneira separada, por exemplo, pela internet. Indivíduos que não se dão bem no círculo social que convivem estão mais propensos a vivenciarem esse tipo de situação. E, devido a falta de intimidade na vida real, essa relação online acaba por se tornar um refúgio, sem ao menos sentir a necessidade de algo físico: compreensível, já que não se sente falta daquilo que nunca teve.

Relacionamentos a distância requerem um nível de amizade superior a um relacionamento comum. Duas pessoas que estão em um relacionamento, e moram na mesma cidade, dividem o que tem entre: amizade, paixão, amor (quando há), sexo, atração... Duas pessoas que não se vêem precisam compensar o que não é possível ter com a única parte que é possível: a amizade, companheirismo, cumplicidade.

Por isso que configurar um relacionamento assim é complicado... As pessoas, uma hora ou outra, vão sentir vontade de ter o que todo casal comum tem. Não existe formula secreta para um relacionamento a distância dar certo, nem um plano a ser seguido. Eu acredito que a base de tudo esteja na confiança e na honestidade de ambos.

Esse tipo de conselho não vale só para quem está longe um do outro: casais comuns devem entender também. A confiança é importante, mas a honestidade é mais. Pior coisa é enganar alguém que gosta de você. Lembre-se: trair não é consumar o ato. A pior traição que tem, é a traição emocional. Esse é o maior medo de quem realmente ama.

8 comentários:

  1. putz cara, sei bem como é isso. nunca tive uma namorada, e conheci uma mina de campinas (moro em sp). no começo, conseguia lidar bem com a distância. mas agora, quase 4 meses depois, a vontade é de ir lá amanhã, só pra vê-la. e olha, é difícil. a frustração de você não poder ver quem você ama é o tipo de sentimento que eu não desejo á ninguém. se eu não á achasse tão perfeita, já teria desistido faz tempo. mas uma coisa legal que o texto tocou é o seguinte: se ela der pra outro cara, eu não ligo, desde que eu não fique sabendo. se eu ficar sabendo, até passa. mas se eu souber que ela ama outro cara, aí lascou tudo. mas olha, se não tiverem outra opção, tenham relacionamento á distância. mas se tiverem, não mantenham esse tipo de relacionamento, porque tem dias que é difícil de aguentar. valeu cara, excelente post

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que vc descreveu tudo de forma perfeita! Vejo da mesma forma. Acho mais fácil levar o relacionamento que já existe há tempos, mas que houve uma separação brusca, geralmente por motivos de trabalho.. Vc ja conhece e tem uma confiança na pessoa, mas tb ficar assim pro resto da vida, não dá não.

    ResponderExcluir
  3. Adoro seus textos e idéias. Mais uma vez aprovado! Parabéns, e valeu por compartilhar com a gente seus pensamentos.

    ResponderExcluir
  4. Adoro seus textos fleury! Gostaria de saber se poderia escrever um com uma opinião de "como começam os relacionamentos sérios"... estou afim de uma garota, acredito que ela também, mas sinto que nós dois ainda estamos meio acanhados , apesar de gostarmos muito um do outro!

    ResponderExcluir
  5. eu adorei o post! ate porque me identifiquei muito com ele..
    so nao entendi bem o que significa traiçao emocional...

    ResponderExcluir
  6. Que lindo o texto. Muito verdadeiro. A confiança realmente é a base de qualquer relacionamento saudável.

    www.patriciabu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Bom, esse texto surge num momento interessante onde uma amiga, compartilha comigo a angustia que vem vivendo justamente porque seu marido, casamento de anos, foi mais uma vez transferido de cidade, pretende levar a familia, mas como ainda está na fase de procura de imóvel e o trabalho tinha que ser começado, la foi ele.
    Resultado, ela entrou em neura, não aceita ele longe, insegurança bateu, enfim, não tem vontade de comer e pior que ela expressa isso de forma que faz a situação parecer ser culpa dele.
    Nem sempre o tempo conta, acho que conta mesmo é essa coisa do Amor, o amor confia, deixa livre.Como citou o primeiro anonimo, nao e a pessoa sair fisicamente com outro, mas ela amar outra pessoa.Excelente texto!

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR, LEIA ESSA MENSAGEM!!! É SERIO!!!

TODOS os comentários passam por moderação minha antes de irem ao ar, devido a pessoas que só fazem propaganda ou que xingam utilizando palavras agressivas demais. Não deleto comentários que contenham críticas, sejam boas ou ruins, afinal, todos tem direito de expressar sua opinião.

Bom, como eu ainda uso o Blogspot, as vezes o comentário só vai de segunda. Portanto, escreva sua mensagem, selecione-a e copie. Caso não receba uma mensagem dizendo que o comentário foi postado (mas ainda estará sob moderação), só cole de novo, que de segunda vai!

Esse é o Blogspot ferrando vocês!