sábado, 26 de fevereiro de 2011

Namoro: é prejudicial às suas amizades?



 “Você está muito canoa!”... Não sei se em outros lugares também usam essa expressão, mas aqui na minha cidade ela é bastante comum. Uma pessoa estar “canoa” significa que ela está em um veículo rumo a uma viagem apenas para duas pessoas, o número de viajantes de uma canoa. Resumindo: está em um relacionamento sério de forma que não quer mais saber de fazer as coisas que fazia enquanto solteiro. Existe uma linha tênue, porém, entre duas situações...

Você está solteiro. Sai com os amigos, vai pra festa, enche a cara, pega mulher (ou pelo menos tem a possibilidade de tentar pegar qualquer uma sem se preocupar), volta pra casa, dorme até 4 da tarde, e faz tudo de novo. Claro, isso se você não faz mais nada na vida, mas o ponto não é esse: quando você está solteiro, você simplesmente está no clima e livre para fazer qualquer tipo de merda que seus amigos inventarem, não?

Então você começa um relacionamento sério com alguém. Passa a tarde junto assistindo filme, a noite sai pra comer alguma coisa, ir ao cinema, dar uma volta, ou qualquer coisa do tipo. Sábado a noite agora é sinônimo de sair com um casal amigo, e falar sobre como tem pouco tempo para ficar com a outra pessoa. Aquela ânsia de ir pra festa simplesmente some... E seus amigos começam a dizer que você está na coleira, no chicote, ou, como eu disse no início do post, está “canoa”.

Você, porém, sabe que as coisas não funcionam assim. Desde que você começou a namorar, a VONTADE e o CLIMA que você antes tinha, simplesmente sumiu. Agora sua curtição é ficar abraçado com sua namorada na cama assistindo todas as séries que a Warner e a Fox podem te proporcionar. Então, você não está sendo forçado a ficar em casa sem poder sair, você apenas QUER isso.

Diferente de outra situação, onde você precisa de um tempo com seus amigos, e sua namorada não “permite” (permitir entre aspas porque ninguém tem controle sobre você) que você o faça. Então, o ato de você aceitar essa situação é que torna você “canoa”. Entendeu a diferença?

Algumas pessoas não aceitam essa mudança que outro amigo passa. Eu, por exemplo, tenho diversos amigos, onde éramos praticamente inseparáveis, coisa de seriado de TV. Sair juntos, jogar RPG (sim, D&D mesmo), jogar bola, uma coisa diária, quase um ritual. Mas depois que cada um começou a namorar, tudo isso acabou de uma hora pra outra. E cada um precisa aceitar isso.

Então, se você continua feliz (feliz de verdade, não apenas evitando confusão com a namorada) mesmo mudando totalmente sua rotina por causa do namoro, não tem porque se envergonhar disso. Apenas continue fazendo o que ainda lhe agrada. Não é porque é agradável para um amigo seu trair sua namorada constantemente que vai ser pra você. Querendo ou não, todo relacionamento sério que você se envolve é um prelúdio do que você vai se tornar no futuro.

11 comentários:

  1. Ótima explicação fleury!
    Não namoro, mas acredito que seria exatamente desse jeito se estivesse (=

    ResponderExcluir
  2. Concordo, eu mesmo perdi varios amigos por dar mais atençao a minha namorada na epoca do que a eles. Enfim, na minha opnião, não troque seus amigos por uma "mulher qualquer"...

    ResponderExcluir
  3. Essa questão era umas das maiores discussões com minha ex, eu sempre dei muito valor as amizades, então mesmo tendo namorado durante um ano e oito meses sempre procurei manter as amizades firmes, coisa que ela não fazia. Isso me incomodava demais e quando eu falava que ela tinha que sair com as amigas... O tempo fechava.

    Agora estou solteiro, meu melhor amigo está namorando com uma grande amiga minha, resultado. Quase não falo com eles, quando chamo um para fazer algo, ele/a tem que ir para casa do outro, ou o conheiro/a vai para casa dele. Muitos amigos estão se afastando deles, pois sempre que procuram obtém a mesma resposta - Não posso, vou ficar com fulano. -

    Então prefiro seguir o conselho dos meus pais - amores vem e vão, mas bons amigos são para sempre.

    O pior é quando ela/e fala - ou eles(as) ou eu - Ai o bicho pega!

    ResponderExcluir
  4. Meu caso é que depois q comecei a namorar, meus amigos deixaram de me convidar para sair, talvez achando que agora estou na "canoa". Ainda assim, meu namoro carece muito de encontros e sinto falta por não estar perto de minha namorada. Resumindo: fico na maior parte do tempo sem meus amigos e sem minha namorada. Está sendo terrível!

    ResponderExcluir
  5. O 4° e o 5° parágrafo diferenciam muito bem as situações.

    Mas tem aquela coisa da namorada não querer que o cara saia com um monte de amigo solteirão que pegam várias, né? E tem cara que também não gosta que a garota saia. Não adianta, sempre rola um ciuminho, uma raivinha.

    E acho que quando se assume um relacionamento sério, os hábitos tem que mudar. É normal deixar de sair, beber, e, claro, pegar geral, mas tem que ter bom senso de dividir o tempo e não fazer coisas que se fazia quando solteiro.
    Mas tem gente que não liga pra isso, então esse não é o caso.

    Dá pra conciliar as coisas sem ser tão radical a ponto de "não troque seus amigos por qualquer mulher". ;)

    ResponderExcluir
  6. Te namoro é prejudicial em todos os aspectos! Um atentado a vida =P
    Aline Gemaque

    ResponderExcluir
  7. Namorar é a melhor coisa do mundo, desde que o casal se ame.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo texto Fleury que realmente expõe a realidade.

    No meu caso à partir de um certo tempo de namoro, tanto os meus hábitos, como os de minha namorada, mudaram bastante.

    Infelizmente o namoro acaba limitando certas coisas, mas se você estiver com alguém que valha a pena, é um limite bastante válido, afinal, querendo ou não, quando for sair com amigos(as) vai rolar um ciuminho.

    Apesar de complicado é possível conciliar namoro e amizades sim.

    ResponderExcluir
  9. Perfeito, gente, arrasou esse texto.Exatamente comigo acontece isso, meus amigos mais intimos vivem relacionamentos sérios, casados mesmo, embora estejam vivendo relações conflituosas, eles escolheram estar a dois, numa canoa.
    Eu sinto falta, mas procuro administrar isso da melhor forma, tanto que as veses visito eles, tento matar a saudade, mas sempre buscando formas de incentivar as relações deles a ir pra frente.
    Cada um no seu momento, o importante é estar feliz diante deles.Perfeito!Abs!

    ResponderExcluir
  10. É claro que a pessoa tem que mudar, afinal antigamente ela/e era solteiro, agora não mais. É como dizer "agora eu sou estudioso e continuar passando a tarde toda jogando video game". Se tá namorando prioridads podem mudar, gostos podem mudar, até companhias podem mudar. Quantos não mudam depois d começar a namorar, frequentar lugares q antes n frequentavam? ou fazer coisas q antes n faziam? Ao q me parece n questão não é "onde ou o q" e sim "com quem", e se tiver que mudar por uma boa pessoa ou pra q vc seja uma pessoa melhor, mude. O grande "x" da questão é saber até ond essa mudança é benéfica.

    ResponderExcluir
  11. Namoro e por mim posso dizer que você tem que gostar muito da pessoa e até se sacrificar quase sempre... penso que não compensa muitas e muitas vezes.

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR, LEIA ESSA MENSAGEM!!! É SERIO!!!

TODOS os comentários passam por moderação minha antes de irem ao ar, devido a pessoas que só fazem propaganda ou que xingam utilizando palavras agressivas demais. Não deleto comentários que contenham críticas, sejam boas ou ruins, afinal, todos tem direito de expressar sua opinião.

Bom, como eu ainda uso o Blogspot, as vezes o comentário só vai de segunda. Portanto, escreva sua mensagem, selecione-a e copie. Caso não receba uma mensagem dizendo que o comentário foi postado (mas ainda estará sob moderação), só cole de novo, que de segunda vai!

Esse é o Blogspot ferrando vocês!