segunda-feira, 8 de março de 2010

Haha, faz-me rir...


O humor da televisão brasileira é muito bom e de ótima qualidade. Ok, essa piada foi podre, e mesmo assim, melhor que um sábado a noite na Globo. Esses programas de “comédia” constantemente nos “emburrece” com piadas idiotas e sacadas extremamente óbvias. É o Didi molhando seus amigos (eles nunca aprendem, depois de anos sendo molhados), Casseta satirizando de forma absurdamente ruim e Zorra fazendo as mesmas (incrível como são sempre as mesmas) piadas todo sábado. Isso tudo junto forma uma bomba, que corta o raciocínio e provoca uma regressão mental para nível primitivo.

Eu sou um fã de seriados americanos (Two and a Half Men, The Big Bang Theory, Friends) e sei da grandiosidade desses programas. São piadas bem feitas, sarcásticas e inteligentes que, indiretamente, nos fornece um tipo de aprendizado, colocando nossa massa cinzenta para funcionar e aproveitar 100% do show. Fica dica: Two and a Half Men é a melhor série de humor da atualidade, vale a pena conferir.

Outro “fator humor” que eu invejo nos EUA é o Stand Up Comedy. É um conceito simples: um cidadão em pé no palco, sozinho, apenas com um microfone, criticando e satirizando eventos do dia-a-dia de forma engraçada, fazendo com que o público se identifique com suas histórias. O Brasil está começando a ingressar nessa arte, mas ainda está muito crua a idéia na cabeça dos comediantes (muitas vezes eles usam piadas normais, e transformam em situações do dia-a-dia). Vai demorar até nossos artistas chegarem ao nível de Jerry Seinfeld ou George Carlin, verdadeiros mestre do humor Stand Up.

Escrever isso só me fez pensar mais ainda como o Brasil ainda tem a crescer na indústria de entretenimento, seja em novelas, seja em filmes, seja em humor. É quase impossível alguém me ver achar graça assistindo televisão aberta (tirando Chaves, que não é do Brasil). Digo isso porque os melhores programas que passam na televisão brasileira são séries e filmes americanos. Mas o que mais me dói, é o programa Big Brother Brasil ser ícone em todo o país. As pessoas param para assistir essa afronta à humanidade. A idéia de pessoas desconhecidas confinadas numa casa que se tornam símbolos de bravura e modelos de vida é apenas inconcebível para mim. Os “brothers” viram ídolos nacionais, o assunto do dia, e o programa preferido da noite. E o Bial chamando-os todo dia de heróis...

Meu maior medo é que isso não mude. O Brasil tem potencial e artistas talentosos o suficiente para se tornar um dois maiores nomes em entretenimento no mundo. Deixar de ser esse país onde o humor não passa de torta na cara e mulheres seminuas. Ainda tenho fé que isso vai mudar, e quando isso acontecer, serei o primeiro a me levantar e aplaudir essa (extremamente necessária) evolução.

Update: Pro pessoal entender: O texto é direcionado ao humor na televisão. Existem sim ótimos humoristas brasileiros, e eu conheço vários, inclusive do Stand Up. Minha crítica é ao humor que a televisão exibe, que, em sua maioria, é fraco e mal trabalhado.

31 comentários:

  1. Até que fim...eu não sou a única...meu Deus,concordo plenamente o “humor” da televisão brasileira é uma merda...Zorra Total, da vontade é de chorar de tão ruim que é...Aquele que passa no SBT “A praça é nossa” pior ainda... e os da Record,aquele Tom Calvacante é um cara muito sem graça, mas ele não supera o DIDi...Meu Deus,dá um pouco de graça pra esse povo...
    Vinicius sua sorte é que você tem como fugir,eu não tenho como correr...o jeito é desligar a Tv,pra não gastar energia com merda...Mas tem algumas programas que salvam a Tv Brasileira, “O Chaves” é um boom programa e “Todo mundo Odeia o Cris” também, na minha opinião, mas não são programas brasileiros,CQC as vezes é legal...rsrs
    “...Mas o que mais me dói, é o programa Big Brother Brasil ser ícone em todo o país. As pessoas param para assistir essa afronta ao à humanidade...”Concordo,meu Deus, fico até com vergonha,como parte dos Brasileiros perdem tempo de suas vidas vendo isso...
    Adoro Stand Up Comedy, mas acho que deva ficar no palco e não na Tv, como a Mtv faz, ta fica legalzim, mas é muito melhor no palco ao vivo...A melhor programação de humor pra mim é a da Mtv...mas ainda sim acho que deve melhorar em algumas piadas sem noção que alguns programas fazem...Vinicius Adorei o Post...vamos ficar na torcida pra que aconteça uma evolução...

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado!
    Pessoas com um mínimo de sensatez sabem que o humor brasileiro é fraco e não temos pra onde correr, senão programas americanos.
    Como eu disse, o dia que essa evolução do humor fraco para um humor que preste acontecer, serei o primeiro a me levantar e aplaudir.

    ResponderExcluir
  3. Stand up? roubaste minha idéia do próximo texto! srsr mas assim como as series que prendem a atenção o stand up americano tbm está a mil anos luz de qualidade do nosso! O que é aquele Zorra Total? =/
    Tbm espero que o nosso humor melhore, acho que exite excelentes comediantes escondidos por ai. Só falta a cara e a oportunidade a eles!ah! meu último texto fala sobre versões de músicas, da um eye!

    ;)

    ResponderExcluir
  4. É com grande satisfação que leio uma crítica tão paralela à minha opinião.O meu limite já se excedeu,o meu nível de saturação,há muito já foi ultrapassado.Não consigo mais assistir qualquer programa de entretenimento brasileiro sem um olhar de reprovação.Por vezes,cheguei a pensar que havia me tornado obsoleto,porém, entendi que o problema não estava comigo,e sim, com essa alienação que a cada dia cresce cada vez mais e que em grandes proporções atinge a população brasileira.A mídia televisiva,se é que este termo existe,muitas das vezes (ou sempre), se perfaz no principal intermédio pelo qual às pessoas se vêem atreladas aos acontecimentos externos à sua comunidade,enriquecem seu conhecimento ou,simplesmente,se divertem.Entretanto,ao invés de haver um estímulo a mente,o que se nota é um desestímulo à vida.Sei que pareço (na verdade sou) muito dramático ao expor minha opinião,mas o fato é que meu repúdio à assistir algo como ''Big Brother Brasil'',alcançou níveis extremos.O que diria então de um programa como ''Zorra Total''.Gosto de conteúdo,inteligência,piadas engraçadas (quando for o caso),ou seja,tudo que,infelizmente,não se encontra em programas da TV brasileira.Talvez eu tenha fugido da temática principal, o ''Humor'',e falado,ou melhor,escrito excessivamente.Porém,minha crítica não é apenas quanto ao humor na telinha brasileira,e sim,quanto a qualquer programa de cunho ignorante que sirva apenas para alimentar as mentes vazias que assistem à este ''show de horrores'' (perdão mais uma vez pelo drama).Assim que ocorrer uma evolução, não só do humor,mas sim de qualquer vertente dos programas de TV,seremos os dois primeiros a aplaudir de pé essa nova fase evolutiva Vinicius.Meus parabéns pelo blog e pelas críticas construtivas,assim que tiver tempo,postarei mais comentários.Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo:
    Só porque minha opinião não condiz com a sua? Se não aceita a visão de ninguém, melhor nem ler, assim você não se estressa a toa...
    obs: Belo argumento: "defecou pelos dedos"

    ResponderExcluir
  6. defecou pelos dedos...²

    ResponderExcluir
  7. Medíocre é o cara que acha que o humor brasileiro se limita àquilo que ele vê na Globo, não enxerga os clichês e assim ainda acha os sitcoms coisa genial. E pior, precisa fingir que rir de piada de enlatado é alguma grande atividade intelectual pra melhorar sua auto-estima.

    "Defecou pelos dedos..."³

    ResponderExcluir
  8. o humor do brasil não se resume a estes que vc falou ... mas sim , a grande maioria eh podre

    ResponderExcluir
  9. Po cara, só acho que o Stand Up no Brasil tá foda!
    Tá foda mesmo, pra mim superando o dos EUA!

    É sério, você já viu uma apresentação do Chris Rock? Poo, não consigo achar graça! Talvez porque o cotidiano americano é diferente do nosso, assim suas piadas não batem com as nossas, mas são raras as vezes que dou uma gargalhada mesmo com eles. Poroutro lado, já fui nas apresentações do Rafinha Bastos e Marco Luque, e tinha hora que eu morria de rir, ainda mais no Rafinha.

    Quanto às séries, não tenha duvida de que vc esteja certo!

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente com você.

    É só comparar a Grande Família com "Acording to Jim" (que também é uma família) e ver qual programa tem os melhores textos, piadas mais inteligentes, inovações, etc.

    O humor Brasileiro peca primeiro pelos atores. Se ator brasileiro fosse bom concorreria ao "Oscar" ou ao "Emmy".

    O humor brasileiro é tão precário que muitos programas se limitam a apenas bundas de mulheres usando lingerie (alguém lembra daquele programa no SBT, nem lembro o nome). E o pior. A escolinha (que é uma coisa repetitiva) já foi copiada duas vezes por canais da concorrência (record e band).

    Uma vez perguntei para a minha mãe:
    - Quem é o melhor. O Chico Anysio, por tem mais de 20 personagens. Ou o Rowan Atkinson, por ter apenas um personagem humorístico na sua carreira inteira (não estou contando os filmes. Só o programa Mister Bean).

    O programa Mister Bean é tãi inteligente que a série possui poucos episódios (acredito que os 3 DVD's vendidos correspondem a série inteira). Cada episódio era construído com tratamento especial. Para não ocorrer repetições ou texto idiota.

    Portanto:
    - PROGRAMA BRASILEIRO NUNCA IRÁ GANHAR UM EMMY.

    ResponderExcluir
  11. Bom texto, eu penso a mesma coisa sobre esses programinhas de humor que estão na boca de jovens retardados que passam o dia todo repetindo as besteiras ditas nesses programas como se fosse uma filosofia de vida.

    ResponderExcluir
  12. Gostei do Texto, mas como disseram nos comentários vc realmente só falou dos programas que já passaram da validade a eras (Casseta, Zorra, Didi, Tom, Praça e tals) Existem sim ótimos comediantes, como os CQCs, Luiz F Guimarães, Fernanda Torres, O Jô continua impecável eno seu programa võ excelentes Stand-ups brasileiros. Não acho que o humor no Brasil é fraco, mas que as grandes mídias não valorizam os grandes profissionais da áea :D

    ResponderExcluir
  13. Tem um q eu até gosto,na MTV q é o Quinta Categoria..mas era melhor com o Marcos Mion..e o CQC,q é bom tbm..o resto,nao tem como assistir de tão sem graça q é..

    ResponderExcluir
  14. Cara, eu li seu post... Fui ver seu perfil e pra minha decepção você tem mais que 15 anos. Me dói essa sindrome de vira latas que alguns brasileiros tem. Essa admiração cega pelo que vem de fora (principalmente EUA). Pesquise o assunto antes de falar merda, garotão. Ou vão te achar esperto os que concordarem com você e vão te achar estupido os que sabem sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  15. Ao post acima:
    Falou falou e não trouxe argumentos nem nada sobre o assunto que eu "supostamente" não pesquisei. Pior coisa é a pessoa criticar sem fundamento...

    ResponderExcluir
  16. Oh! Jovem Vinicius, 1 você afirma que certos programas causam uma regressão mental pra nível primitivo. Você não tem dados concretos pra essa afirmação, quis falar bonito, eu até entendo, mas falou merda.

    2 você diz que os programas são sempre a mesma coisa, será que você não perde um então? Para saber que as piadas realmente se repetem sempre. [coisa que acontece com frequencia nas sitcons americanas é piada repetida]

    3 você é totalmente enfático com o fato de que em TV não tem nenhum humoristico que seja bom. Se você disser que CQC é emburrecedor e repetitivo, que quinta categoria da MTV não tem nenhum mérito, que o 15minutos também da MTV é humor pobre. Bem sua opinião está formada.

    Espero que não. Espero que você cresça um pouco ao abrir sua mente.

    ResponderExcluir
  17. Anonimo acima:
    1- É modo de falar, você que não sabia como criticar, apelou pra concretizar metáforas (muito bem).
    2- Aqui, mais uma vez, você concretiza metáforas, exigindo que eu não perdesse um programa pra falar de modo geral (mais uma vez, muito bem). Você já viu Zorra Total? "isso pooooode" "olha a faaaaaca" entre outros.... A mesma piadinha sem graça.
    3- Beleza, por 3 programas bons você justifica 10 ruins? O problema do brasileiro é esse, ser acomodado com o pouco do bom que tem.

    Espero que você consiga, da próxima vez, criar argumentos válidos.

    ResponderExcluir
  18. Soh discordo qt ao BBB... Nao que não seja uma bosta, mas não tem NADA haver com comédia.
    Veja bem, o seriado favorito da américa eh american idol; uma espécie de "ídolos" e por lá também brotam reality shows aos montes... é uma febre ianque.
    Entao... mantendo as coisas em seu devido lugar, as comédias brasileiras são uma merda; mas o BBB não é uma comédia (ou não deveria ser) e sua citação deste é desprovida de propósito

    ResponderExcluir
  19. Olha, concordo em parte, mas achei o texto unilateral. Não acho que dê para resumir a questão com um mero "humor brasileiro X humor estadunidense" e pronto. Você encontrará manifestações boas e ruins do humor nos dois países (e em qualquer país), isso sem falar no gosto pessoal. Teria que analisar cada programa separadamente. Sobre algumas coisas que você falou:

    Concordo plenamente que Zorra Total faz as mesmas piadas toda semana, e não, não tem que ver sempre pra perceber isso, basta ver as propagandas, ver aquele pedacinho porque estava na casa de alguém (sim, isso acontece), ou até escutar os comentários e referências aos bordões de quem assiste. Aliás, a grande aposta da Zorra Total é incutir bordõezinhos na cabeça das pessoas.

    De Casseta e Planeta eu tenho dó. Considero esse um programa ruim feito por bons humoristas, o que é triste. Acredito, sinceramente, que eles poderiam fazer algo muito melhor em outras condições, como já fizeram, e acho que ainda fazem quando escrevem seus próprios textos por aí. Talvez o compromisso semanal, talvez a emissora, talvez a demanda do público, não sei dizer o que anda minando os Cassetas.

    Quanto ao Didi, ah, aquilo para mim é uma bobagem tremenda. Me dá até vergonha alheia. Piadinhas imbecis sobre armar pegadinhas para os amigos reinam. E também tem aquelas que incluem "pum" ou "bumbum" na frase, tem que ter menos de 4 anos pra rir disso. Eu não sei porque não vi, mas já ouvi algumas opiniões que diziam que Os Trapalhões era bom, porém os dois bons humoristas eram os dois que morreram, e os dois que sobraram são fracos. Não confirmo nem desminto, talvez um dia eu veja a série para decidir.

    Mas uma coisa é certa: os EUA também fazem esse tipo de humor besta. Só que você citou justo os bons, né, e logo os do Chuck Lorre, Two And a Half Man e The Big Bang Theory, aí é covardia... esses dois são ótimos mesmo, cheios daqualas sacadinhas... e com um bom timing... ah, adoro...

    ResponderExcluir
  20. Mas nem só de Chuck Lorre vivem os EUA, é bom ressaltar. Também é de lá que vêm aqueles filmes como "Todo Mundo em Pânico" e "Espartalhões", enxurradas de piadinhas com peitos, gases, órgãos genitais bizarros e trocadilhos às vezes bobos. E uma vez vi um episódio de "Saturday Night Live" e, apesar de muita gente amar essa série, detestei. Piadinhas óbvias e estereotípicas pra caramba. Assim, uma personagem era taxada de "a doida" e as piadas eram sempre em cima de "ah, olha como ela é doidinha, ela fez isso!". Ou uma personagem era taxada de "a promíscua", e as piadas eram em cima de "ah, olha como ela é promíscua, ela catou aquele cara!". Sinto muito, acho que não cola. Ou eu vi justo um episódio infeliz (acontece) ou o programa é babaquinha mesmo.

    Saindo de EUA e Brasil, você falou do britânico Rowan Atkinson. Ah, esse cara é bom. O que ele fez nos episódio de Mr. Bean é incrível, um humor teatral, físico, e muito inteligente e cheio de sacadas, mesmo sem dizer nada. As sacadas são visuais, as maneiras que o personagem encontra para fazer coisas que, normalmente, têm um jeito óbvio e pronto de fazer. Mas ele fazia de uma maneira aparentemente mais complexa... hahaha... genial. E, falando em Rowan Atkinson, ele tem a brilhante série Blackadder. Quatro temporadas, cada uma delas se passando em um período histórico da Inglaterra, e ele sempre interpretando um personagem chamado Blackadder. Diz-se que são quatro séries, na verdade, o esquema é o seguinte:
    Series 1: The Black Adder (no período medieval)
    Series 2: Blackadder II (durante o reino de Elizbeth I)
    Series 3: Blackadder the Third (fim do século 18 e início do 19)
    Series 4: Blackadder Goes Forth (durante a Primeira Guerra Mundial)

    E também tem o especial de natal Blackadder's Christmas Carol, com o personagem Ebenezer Blackadder (haha), baseado no conto de Charles Dickens. Sério, é muito bom, quem curte o estilo do Rowan Atkinson e não conhece Blackadder, procure conhecer.

    E, já que estamos falando de britânicos, não dá pra não citar Monty Python. Monty Python é foda, quem nunca viu, veja, é um investimento na visão humorística. Tanto os longas quanto a série Monty Python's Flying Circus.

    ResponderExcluir
  21. Voltando ao cenário brasileiro: bem, acho que já xinguei bastante, dá pra achar mais um monte de péssimos exemplos, a TV aberta brasileira anda com um humor fraquíssimo, mas chega por hoje. Vou falar bem do que gosto por aqui.

    Olha, eu curto A Grande Família. O Pedro Cardoso faz um Agostinho hilário lá, e tem boas sacadinhas de cotidiano sim. E o Marco Nanini é fera, eu queria muito ter visto a peça Irma Vap com ele e o Ney Latorraca. Vi o filme falando sobre ela, os caras são foda.

    Gosto muito de Os Normais também, com roteiro da Fernanda Young. Essa série era bem legal assistir, de vez em quando pesco uns reprises, era cada diálogo... e aquele jeito de falar o que todo mundo meio que já pensou mas ninguém soube expressar em palavras... hahaha...

    Também gosto de Cilada, do Bruno Mazzeo. Também é baseado em dizer o que a gente pensa de um jeito diferente, eu me divirto bastante quando vejo.

    Hermes e Renato também é bacana. Sinhá Boça ruleia! Sério, procurem a "novela" Sinhá Boça, para baixar ou no youtube, o negócio é genial... o jeito deles de zoar as novelas, de sacar qual é o modelo de personagem a ser zoado, sempre dá aquele efeito de "é, novela tem isso mesmo, hahaha", tem uma madame que tem mais café da manhã do que toma, aqueles "bad boys de novela", uma mocinha ingênua, uma empregada maltratada... fodinha... aliás, todo mundo que esteve "defecando pelos dedos" aqui prestou homenagem involuntária ao grande Professor Gilmar... "você está defecando pela boca!"... ah, muito bom...

    Agora, meu queridíssimo que passa na TV aberta atualmente é o É Tudo Improviso, que passa na Band, de terça-feira, às 23:15. Aquilo é humor muito bem feito. Para quem não conhece, é humor de improvisação, feito com jogos de improviso. Quem faz são Os Barbixas (Anderson Bizzochi, Daniel Nascimento e Elídio Sanna, que também fazem humor de improviso na peça Improvável, que pode ser vista na internet, já que eles gravam vídeos e fazem meio que uma web série com ela, e também já fizeram peças em sketchs), Cris Wersom, Mari Armellini (que fazem parte do grupo As Olívias, em cartaz com a peça As Olívias Palitam), Marco Gonçalves (que é clown e participa do Jogando No Quintal) E Márcio Ballas (formação de clown na França, um dos criadores do Jogando No Quintal) e convidados, cada vez vai algum convidado. Grandes humoristas, tanto os fixos quanto os convidados. O Improvável também recebe convidados, Rafinha Bastos, Allan Benati, Marco Luque e vários outros já passaram por lá.

    Bem, me desculpe o tamanho do comentário, que teve que ser dividido em três, e se bobear ficou maior que o post... mas a minha capacidade de síntese às vezes falha, sabe, e se começa um ciclo de alguma coisa é melhor fechar, senão o negócio fica mal amarrado e gera mal-entendidos, sabe como é...

    ResponderExcluir
  22. Sejamos justos.

    O Brasil sabe produzir humor de qualidade. Não produz porque não quer. Programas como Os Normais, Sexo Frágil, Os Aspones eram boas comédias. E tem ainda o Comédia MTV, que tem excelentes atores e ótimas sacadas.

    Os EUA, além disso, também produz muito lixo. A nossa sorte, é que a maioria não chega aqui. The Nanny era uma das comédias de maior sucesso, mas não ficava muito atrás de um programa como Zorra Total (tanto na parte técnica quanto ideológica) e aquela merda durou anos, assim como Married With Children, uma das sérias mais consagradas da TV americana. Lixo puro. Two and a Half Men, que você citou como uma das melhore, tem seus momentos, mas ainda que de forma mais "elegante", não fica muito atrás de Zorra Total no quesito explorar a sexualidade em busca de audiência. OK, comparar com "Porre Total" foi exagero, mas ainda assim, acho um programa meio burro.

    Infelizmente, não temos acesso aos excelentes programas produzidos na Inglaterra e outros países da Europa. Veja quantas pessoas conseguem exemplos de boas comédias europeias além de Mr Bean e Monty Python.

    ResponderExcluir
  23. Jraphael:
    Cara, eu crítico como programas de entretenimento, não falei que BBB era humor.

    ResponderExcluir
  24. Fer:
    Sim, existem excelentes humoristas no Brasil, mas mais uma vez, me refiro a MAIORIA dos programas de entretenimento e humor da televisão brasileira, que se comparada a televisão americana, perde em quantidade, e muitas vezes em qualidade. Mas foi ótimo seu comentário, muito verdadeiro (e sim, Chuck Lorre é um monstro).

    ResponderExcluir
  25. Karoline:
    Você comparou Two and a Half Men com Zorra Total, e ainda disse que não fico muito ATRÁS do Zorra Total. Ou seja, Zorra Total é um pouco MELHOR que Two and a Half Men na sua opinião. Eu te desafio a falar isso na frente de qualquer bom conhecedor de humor brasileiro e americano, e viver pra contar história.

    ResponderExcluir
  26. Seu texto ficou aparentemente alienado. Faltou, em diversos pontos, ter conhecimenoto sobre a margem do assunto. Como já disseram vc foi unilateral e devo acrescentar q foi também cegamente radical.

    Não me entenda mal, não me dispuz a comentar somente pra criticá-lo, mas essas são algumas das observações q gostaria de chamar sua atenção.

    Quanto ao tema, vou tentar divagar mais amplamente e o mais breve possível. Bom, se 3 programas brasileiros bons não justificam 10 ruins, certamente 3 americanos não justificam 100! Não estou dizendo q se deve "conformar com oq tem", só quero ressaltar q o nº de produções americanas é IMENSAMENTE maior q os de produções brasileiras. E em suma existe tanto lixo lá fora (ou mais) quanto existe aki no Brasil, por isso é um equívoco supor q o humor americano é mais, digamos, refinado q o do Brasil. O Brasil tem suas produções relevantes assim como os EUA tem as suas e ambos também tem seus "lixos".

    A maior falha é não perceber q tudo na mídia se trata de público. Quem assiste a globo no sábado a noite? Vc? Os jovens intelectuais brasileiros? Talvez até assistam, mas certamente não é o público majoritário q se dedica a esse horário. Os canais de mídia sempre vão proporcionar ao público aquilo q condiz com o público. Não adianta aumentar o nível do entretenimento sem q antes aumente o nível do público. Então se a maior parte do público for "retardada" é óbvio q a maior parte dos programas vão ser "retardados". Não só programas como qualquer forma de entretenimento. E não pense q só é assim no Brasil, qualquer país q tiver uma população com um nível subdesenvolvido vai passar por situações ligeiramente semelhantes. Espero q tenha ficado claro oq tentei expressar aki. Não tente simplesmente provar seu ponto q, sim, em alguns momentos faz todo sentido, mas faltou saber usar a coerência ou talvez ter um maior conhecimento do assunto. Não sou dono da verdade, porém nada do q falei aki se baseia somente no meu ponto de vista (tirando as críticas).

    ResponderExcluir
  27. Bem, na verdade é uma questão de matemática básica: os EUA produzem muito mais comédias que o Brasil. Portanto, produzem muito mais comédias boas, muito mais comédias ruins, e muito mais comédias que você goste. Simples assim. Como filmes, os EUA provavelmente são o país que mais produz filmes por ano (posso estar errada, não procurei por essa informação, mas dá impressão que sim). Então, o esperado é que tenha, numericamente, mais filmes bons que outros países, e mais filmes ruins. Pronto, não precisa muito alarde em cima disso. Assim, a afirmação do Vinicius acaba ficando verdadeira, pelo menos quando disse que "humor da televisão brasileira, que se comparada a televisão americana, perde em quantidade, e muitas vezes em qualidade". Tente ler a afirmação tirando opiniões e cargas de significado que se relacionem a bom/ruim, usando apenas a lógica: "o humor da tv brasileira perde da dos EUA em quantidade", bem, sim, os EUA produzem numericamente mais. "e muitas vezes em qualidade", bem, acho que sim, mas assim, o jogo fica simplificado demais, né, depende de que comparações você faz, você pode pôr "Zorra Total X alguma comédia dos EUA de que gosta" milhões de vezes e dizer que o Brasil perdeu milhões de vezes. Mas acho que foi só uma maneira de falar, afinal, você disse "muitas vezes", e não "quase sempre", às vezes uma pessoa recebe um termo de maneira diferente da pretendida. Só continuo achando que não dá para estabelecer uma relação fixa de qualidade, uma hierarquia, entre "comédia dos EUA" e "comédia do Brasil". De maneira nenhuma dá para jogar um adjetivo absoluto na comparação "uma é mais refinada que a outra", "uma é melhor que a outra", a menos que seja para dizer que a produção dos EUA é maior que a do Brasil. Isso é verdade, mas você mesmo disse que Mr. Bean é bom também por ter poucosa episódios feitos cuidadosamente, sem fluxo exagerado de produção.

    E como os EUA têm tantas comédias assim, fica fácil ter opção, né. Entre tantas, impossível não ter algumas boas, de que você goste. Isso vale para cada pessoa e para os canais de tv a cabo que as trazem para cá. Várias merdas simplesmente não vêm, aí elas simplesemente ficam fora da conta? Não dá pra basear sua noção de quanto das comédia dos EUA é bom só pelas que chegam aqui.

    Jun, você tocou numa questão interessante e fundamental, que é a da demanda do público. Não sei se alguém viu o bate-papo UOL com os Barbixas (tem no youtube), mas lá teve uma hora em que começaram a falar justamente de Zorra Total. Aí o Dani disse que ele detesta o programa e tal, mas aprendeu a respeitar depois de uma conversa que teve com outro humorista (não me lembro agora quem), que disse para ele que o programa era feito para certas pessoas. Aí a reação "por que isso ainda está no ar?" fica sem sentido, está no ar porque alguém quer ver, ainda que você não se inclua. Às vezes, mais do que "ruim", o negócio simplesmente não é feito para você. É só não deixar naquele canal e pronto, você não é obrigado a ver.
    Aliás, quem quiser dá uma olhada nessa parte da entrevista com os Barbixas, perguntaram o que eles acham do humor feito atualmente, aí mostra eles falando sobre isso e tal, melhor do que eu ficar tentando descrever o que eles disseram:

    Bate-papo UOL - Cia. Barbixas (parte 6)
    http://www.youtube.com/watch?v=46VOug6F8WY&feature=related
    (a parte que eu indiquei começa aos 03:39 desse vídeo)

    ResponderExcluir
  28. E a Karoline tem razão, quase não chegam as comédias européias por aqui. Mas acho que a tendência dos dias atuais é essa mesma, quase nada "chegar" a nós assim de graça. Tem muita coisa, artisticamente, e o que chega pela tv, por rádio ou por mídia é muito pouco e muito homogêneo. Não dá pra ficar dependendo do que os canais de comunicação te mostram assim não. Cada um tem que ir atrás do que gosta, e nisso a internet é um canal ótimo. Baixem coisas. Procurem indicações em comunidades no orkut, blogs ou o que for. Porque se for ficar esperando a tv passar, ou o rádio tocar, vai ter uma amostra muito limitada, e em boa parte coisas muito parecidas, com alguns estilos meio padronizados que deram mais certo nesses canais de comunicação.
    As comédias européias são só mais uma das coisas que não vão cair no seu colo, mas você pode encontrar na internet. Então, se alguém tiver alguma indicação de comédia européia bacana sem ser Monty Python e Mr. Bean, divide com a gente.
    Vou procurar alguns downloads para indicar:

    - RRRrrrr!!! (Título brasileiro: RRRrrrr!!! - Na Idade da Pedra) (filme francês, 98 minutos)

    O filme é da trupe francesa "Le Robins de Bois". No link de download tem uma sinopse.
    Nossa, esse eu só achava dublado... que bom que achei esse com áudio duplo. Pelo jeito vem com uma legenda em português no arquivo também, mas só vou ter certeza quando o torrent terminar de baixar aqui...

    Download por torrent, dual audio (original francês e dublado em português):
    http://www.torrenthound.com/hash/8602a15072a38038c940398be6875101dddfc247/torrent-info/Rrrrrrr--Na-Idade-da-Pedra-2004-DualAudio-Pt-BR-%26-Fr


    - Blackadder (série inglesa, 4 temporadas, 24 episódios, 3 especiais)

    É a série da qual falei no outro comentário, do Rowan Atkinson.

    Download de todos os episódios em rmvb legendado:
    http://www.thewarezground.com/forum/showthread.php?t=1893


    - A Bit of Fry and Laurie (série inglesa, 4 temporadas, 26 episódios)

    Programa feito em sketchs, da dupla Stephen Fry e Hugh Laurie. Dessa eu só vi uns vídeos no youtube, ainda estou abrindo espaço no pc para baixá-la...

    No torrent tem um alguns arquivos para download:
    http://www.torrentz.com/search?q=A+bit+of+Fry+and+Laurie

    Legendas em português eu não achei, mas tem legendas em inglês para baixar por aí. Achei umas que parecem estar boas, só tem que ver se sincronizam com os vídeos. Mas acho provável que sincronizem com um daqueles pacotes do torrent, porque são da mesma fonte, terminam com "[Dalif].avi" também (então é melhor baixar os vídeos correspondentes para usá-las):

    First Season: http://subscene.com/a-bit-of-fry-and-laurie-first-season/subtitles-72819.aspx
    Second Season: http://subscene.com/A-Bit-of-Fry-and-Laurie-Second-Season/subtitles-72820.aspx
    Third Season: http://subscene.com/A-Bit-of-Fry-and-Laurie-Third-Season/subtitles-72822.aspx
    Fourth Season: http://subscene.com/A-Bit-of-Fry-and-Laurie-Fourth-Season/subtitles-72823.aspx

    Temporadas 1, 2 e 3 ([Dalif].avi):
    http://www.torrentz.com/25edb3ece4dd67d5796ec75c88915c0202232ffc

    Temporada 4 ([Dalif].avi) (esse parece que já vem com as legendas):
    http://www.torrentz.com/e56132ae05accbf9d42c08c4d7e5a7c6ebc05e0d

    Pacote com as 4 temporadas em avi, com uns 6 GB (só a 4ª temporada termina com ("[Dalif].avi"):
    http://www.torrentz.com/7a68b2e9355f6480ad9335153282bad4439fa2bd

    Pilot ([Dalif].avi): http://www.torrentz.com/19bd67f57a10ca41caff83ea2c01307a8c49dc86

    Esse pacote diz que já vem com english subs:
    http://www.torrentz.com/1dd20c63a12f002094888fbf1b1966327e664c53


    Dois sites com bons acervos para baixar filmes:
    http://filmescomlegenda.net/
    http://cinemacultura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Você critica o humor brasileiro e depois recomenda Two and a Half Men que é exatamente igual o lixo que tem aqui?
    Você tem problema mental ou é mais uma piadinha sem graça?

    ResponderExcluir
  30. Realmente, A Globo é muito fraca em humor. O Didi já viveu tempos melhores mesmo, mas eu até entendo, pois é difícil inovar por tanto tempo. zorra total sempre foi um lixo. Casseta e Planeta tem algumas piadas boas, algumas apenas. BBB é entretenimento de pessoas de mente vazia. O que salva o humor inteligente é o CQC, que é muito bom na minha opinião. E o Pânico na TV é muito divertido também, e tem boas sacadas. Nunca assisti programas americanos, nem vi Stand Up de Jerry Senfield, mas acredito quando você fala que são muito bons. Temos que melhorar esse quadro. Hoje temos blogs, amanhã poderemos estar na televisão, ou nos palcos do Brasil... E podemos conquistar o mundo!

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR, LEIA ESSA MENSAGEM!!! É SERIO!!!

TODOS os comentários passam por moderação minha antes de irem ao ar, devido a pessoas que só fazem propaganda ou que xingam utilizando palavras agressivas demais. Não deleto comentários que contenham críticas, sejam boas ou ruins, afinal, todos tem direito de expressar sua opinião.

Bom, como eu ainda uso o Blogspot, as vezes o comentário só vai de segunda. Portanto, escreva sua mensagem, selecione-a e copie. Caso não receba uma mensagem dizendo que o comentário foi postado (mas ainda estará sob moderação), só cole de novo, que de segunda vai!

Esse é o Blogspot ferrando vocês!