terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Como criar uma falsa realidade



Existe uma situação que já aconteceu com TODO MUNDO. Certa pessoa está “a fim” de outra pessoa. Porém, devido à determinada situação, a outra pessoa já não sente a mesma coisa. O que acontece então? Os amigos sabidões começam a dar dicas, como: “ah, ignora que ele/ela vem atrás”, “é so dar um gelo que resolve” e “quando ele/ela perceber o que perdeu, vem atrás”. Beleza, pode até funcionar, mas não vai colar...

Esse tipo de resolução só funciona em curto prazo. O ser humano, por natureza, tem medo (talvez um leve receio) a mudanças, e qualquer alteração involuntária em sua realidade desperta um instinto de proteção, a fim de tentar deixar as coisas como eram novamente. Por isso aquelas dicas “maravilhosas” de psicologia reversa.

O que acontece quando a pessoa não quer ficar com você, e você acaba usando esse tipo de estratégia: ela vai perceber que as coisas mudaram, e poderá vir atrás de você > vocês vão ficar um tempo juntos, ótimo, ponto pra você > aos poucos, a pessoa vai perceber que tudo voltou ao normal > a falta de sentimentos que ela tinha voltará de mãos dadas com a razão > o relacionamento vai terminar, e a estratégia não vai mais funcionar. Pronto.

Os melhores relacionamentos nascem daquela situação onde duas pessoas se apaixonam de maneira similar. Conquistar alguém é um passo para uma potencial falsa realidade. Não adianta forçar uma situação, sabendo que aquilo será temporário. É uma forma de negação, mentir para si mesmo, sabendo que quem está construindo aquilo é você, e, uma hora ou outra, vai tudo desmoronar.

Forçar situações é comum, não apenas no início de um relacionamento, mas também durante. A necessidade de esconder situações, mentir e distorcer para “segurança psicológica” da outra pessoa está dentro de todo mundo. Por que você vai assumir uma pequena traição quando isso só pode destruir seu relacionamento?

A mesma situação tem diferentes significados para cada pessoa dentro de um relacionamento. A pessoa que traiu, na cabeça dela, pode pensar apenas que foi algo físico, mas que se arrependeu logo depois, e percebe que não fará aquilo de novo. Para a outra pessoa, pode significar a destruição de um processo longo de confiança, falta de paixão e vontade de terminar tudo.

Cada um tem a necessidade daquilo que o faz sentir-se bem. Alguns gostam de ir atrás de toda verdade, outros preferem não saber o que está acontecendo. Até onde eu sei, os homens tem essa necessidade absurda de saber de tudo. Você o traiu? Ele vai querer saber com quem, como foi, quando foi, se você gostou, se transaram ou não, além de outros detalhes bem mais obscuros.

Num relacionamento, a base de tudo é confiança. Porém, depois de algumas experiências nesse mérito, você percebe que, o “confiar um no outro”, é simplesmente deixar que a pessoa faça e conte a você tudo aquilo que ela considera importante, sem deixar besteiras, e alguns deslizes destruir um bom relacionamento.

Ninguém suporta a idéia de ver alguém que ama com outra pessoa, principalmente quando se trata de uma traição. Então, será que vale a pena ir atrás de uma verdade dessas? Seu orgulho vale destruir seu relacionamento? Como eu já disse uma vez no twitter: o mundo é pervertido, e seu namorado/namorada te trai. Não consegue conviver com isso? Melhor aprender.

18 comentários:

  1. putz.. "Os melhores relacionamentos nascem daquela situação onde duas pessoas se apaixonam de maneira similar. Conquistar alguém é um passo para uma potencial falsa realidade. Não adianta forçar uma situação, sabendo que aquilo será temporário. É uma forma de negação, mentir para si mesmo, sabendo que quem está construindo aquilo é você, e, uma hora ou outra, vai tudo desmoronar." concordo contigo.. esse é o tipo mais gostoso. mais estou tentando fazer uma garota gostar de mim.. pq acho que vale a pena e pq o que sinto por ela eh puro. is it so awful ?

    ResponderExcluir
  2. Sobre a frase do twitter. Você acredita que _todos_ traem?

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto, apesar de não ter vivido nenhuma situação similar, acredito que não estou livre deste tipo de problema.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. Dread:
    Acredito que você possa tentar. Se a pessoa não te conhece direito, de uma chance dela conhecer. Isso pode despertar um sentimento que ela não sabia que existia.

    Eduardo:
    Uma hora ou outra, sim. A traição que falo não é apenas física, ficar com outra pessoa. Existem diversos tipos de traição :)

    ResponderExcluir
  5. nossa vc deve ter sofrido muito por alguém.. tadinho de vc. olha não te grila não a leitura é sempre uma boa companhia ^^

    ResponderExcluir
  6. como diz o dr house:
    td mundo mente.a unica variavel é sobre o q.quem ama deve aprender q tds mentem?

    ResponderExcluir
  7. como diz o dr house:
    td mundo mente.a unica variavel é sobre o q.quem ama deve aprender q tds mentem?

    ResponderExcluir
  8. Ótimo texto... Estou vivendo situação parecida em que não consigo saber o que fazer para assumir um relacionamento...
    O texto foi de grande ajuda, levantou minha auto-estima :D

    ResponderExcluir
  9. Aii, no meu caso eu não gosto muito docara o sentimento que ele tem por mim não é reciproco, e estou preocupada pq como moramos longe ele tem gastado muito dinheiro para manter este relacionamento. Não queria terminar com ele mas esse texto me fez abrir os olhos.

    thanks!

    ResponderExcluir
  10. Mandei esse post pra minha namorada, hoje ela terminou nosso namoro de 5 anos...
    obrigado livro mecanico! (Y)

    ResponderExcluir
  11. e eu então que to tentando terminar um relcionamento q meses mais não consigo.. e nem me perguntem pq .. pq nem eu sei .. a mente humana ´´e foda . .

    ResponderExcluir
  12. não adianta investir em algo se é temporário? errado! tudo na vida é temporário, a vida é temporária. isso de não viver o momento e pensar só no que pode ser definitivo é pensamento de nerd, que não entende de relacionamento

    ResponderExcluir
  13. engrassado ler sobre isso hoje eu aprendi oque é uma traição mental quando você fala com outra no msn não faz nada nem da motivos, mas ela mesmo assim insite que foi traida e termina o relacionamento '-'

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito desse ponto de vista e naum deixa de ser verdadeiro de certa forma,é um ponto de vista bem interessante e concordo praticamente com tudo, mas só que

    *Como eu já disse uma vez no twitter: o mundo é pervertido, e seu namorado/namorada te trai. Não consegue conviver com isso? Melhor aprender.*

    Desculpa mas tenho que discordar, por pensamento como esse de conformismo e mais perversão ainda é que as coisas tão desse jeito, não é só porque você vê uma duzia de pessoas assim que o mundo seja desse jeito, achei essa frase um pouco infeliz, mas enfim, no conjunto da obra foi muito bom, parabéns

    ResponderExcluir
  15. Ótimo texto, não acrescento (quase) nada. Só não acho que ficar com outra pessoa deva ser chamado de traição nem que isso seja perversão... desde quando monogamia é natural?
    Só mais uma coisa: e quando tu mostra apenas uma parte tua? É criar uma falsa realidade? hehe

    Beijo!!

    ResponderExcluir
  16. É um bom texto, mas nem por isso deixa de parecer mais uma "fórmula mágica" dizendo como tudo funciona.

    ResponderExcluir
  17. leio esse texto quinzenalmente para me lembrar de não fazer as cagadas faço, é simplesmente ótimo!

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR, LEIA ESSA MENSAGEM!!! É SERIO!!!

TODOS os comentários passam por moderação minha antes de irem ao ar, devido a pessoas que só fazem propaganda ou que xingam utilizando palavras agressivas demais. Não deleto comentários que contenham críticas, sejam boas ou ruins, afinal, todos tem direito de expressar sua opinião.

Bom, como eu ainda uso o Blogspot, as vezes o comentário só vai de segunda. Portanto, escreva sua mensagem, selecione-a e copie. Caso não receba uma mensagem dizendo que o comentário foi postado (mas ainda estará sob moderação), só cole de novo, que de segunda vai!

Esse é o Blogspot ferrando vocês!