quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Minha audição no conservatório de música



Expectativa é uma droga. Você aguarda ansiosamente para algo acontecer, às vezes durante meses, anos, e quando acontece, tudo passa tão rápido, que você, ou nem consegue sentir o gostinho de se sentir realizado, ou fica com a amargura da frustração na boca por muito tempo.

Alguns dias atrás, até comentei no twitter, que fiz uma audição para entrar no curso de Canto do conservatório de música aqui de Belém, o Carlos Gomes. Eu estava meio sem esperança, afinal, já tinham me dito (muita gente, por sinal) que é extremamente difícil passar nos testes lá. Bem, não tinha nada além da minha dignidade a perder, então resolvi tentar.

No dia da audição, entravam grupos de cinco pessoas na sala pra fazer o teste. Entrei com mais quatro caras, que estavam aparentemente tão nervosos quanto eu, mas disfarçando bem. Dentro da sala, uma mulher razoavelmente forte, com cabelo vermelho e idade discutível estava sentada na banqueta do piano, e outra mulher ficava em pé, no canto da sala, anotando as performances.

Pela ordem alfabética, fui o ultimo a me apresentar. À medida que os caras se apresentavam, iam saindo da sala. A ruiva deu as instruções claras: Cantar um trecho de música > acompanhar escala no piano com a voz > teste de ritmo através de palmas e passos > acompanhar as sete notas subindo e descendo no piano com a voz.

O primeiro infeliz foi lá pro meio da sala. Cantou uma música qualquer do Skank (cantou mal). Fez os outros testes direitinhos, e saiu da sala. O terceiro a se apresentar até cantou bonitinho (melhor que os outros dois), mas errou feio na hora do teste de ritmo: se embaralhou todo, parecia que tava com vontade de mijar 1 litro. Provavelmente não passou por causa disso...

O quarto a se apresentar foi uma comédia. Chegou na frente, com cara de mal, jeito de playboy, e começou a cantar: “Desde o dia em que eu te reencontrei, me lembrei daquele...” Pra quem ainda não reconheceu, clique aqui!

Provavelmente a pianista não sabia que era uma música do Dragon Ball, mas ficou olhando com cara de “WTF?” pro moleque. Depois de cantar, fez todos os outros exercícios direitinho, e saiu da sala com a cabeça erguida e um sorriso no rosto (ao contrário do que muitos pensam, cantar essa música exige um mínimo de habilidade, coisa que o cara não tinha).

Minha vez. “Fudeu”, eu pensei. Me posicionei no centro da sala, e eu estava com essa música na cabeça pra cantar. Mas, não sei por que razão, eu, na hora de cantar, mudei pra essa aqui. Devido ao tempo, era necessário cantar apenas um trecho da música, então cliquem aqui e avancem para 2:00 até o início do refrão.

Depois de cantar, fiz todos os testes, e saí. Resultado sairia cerca de 10 dias depois (ontem, no caso), e eu teria apenas que esperar. A propósito, um primo de 9 anos também fez o teste, só que pra violão.

Dia 22, de manhã, fui ver o resultado. Tentando passar por uma multidão, consegui chegar ao mural com os nomes dos aprovados. Primeiro fui ver o do meu primo. O nome dele não estava na lista. Agora, detalhe para o importante: meu primo tocava assim aos SETE anos:


Depois disso, fiquei totalmente sem esperanças. A passos lentos, me dirigi ao mural que meu nome estaria... E... Passei? A surpresa foi tão grande, que nem comemorei nem porra nenhuma... Além de eles serem bem exigentes nos testes, DIZEM que tem muita gente que entra por “indicação”. Ou seja, menos vagas ainda pra quem não conhece ninguém que possa te colocar dentro. Pontos pra mim.

Querendo ou não, fiquei orgulhoso J Não sei quando as aulas começam, mas deixarei vocês a par de novidades interessantes durante isso. Abraço a todos.

Obs: Hoje faço 1 mês de namoro com a Ludimille Araujo. Beijo pra você amor =*

Obs²: Encontrei o cara que cantou a música do Dragon Ball no dia do resultado, Ele passou... mas em violão.

6 comentários:

  1. 1 mes? Quer dizer que conseguiu conquistar a mina?

    ResponderExcluir
  2. que legal! É realmente difícil passar no conservatório...

    E ei, coloca um vídeo cantando algum dia. Fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Vamos fazer um dueto qualquer dia desses...

    ResponderExcluir
  4. hei coloca o video de vc cantando ae

    ResponderExcluir
  5. Sou novo aqui no seu blog, mas to acompanhando sempre q dah.
    Parabéns cara!!! :D
    Ano passado, passei pela msm situação q a tua. Primeiro dia, duas mulheres fazendo os testes ritmicos-motores e mais duas fazendo umas anotações. Na outra semana, o teste com o tenor do conservatório. Mas no final, passei e comecei minhas aulas terça agora (22/02). Mas foi tenso tbm! Não esperava passar tbm!!!


    Coloque videos ai!!

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR, LEIA ESSA MENSAGEM!!! É SERIO!!!

TODOS os comentários passam por moderação minha antes de irem ao ar, devido a pessoas que só fazem propaganda ou que xingam utilizando palavras agressivas demais. Não deleto comentários que contenham críticas, sejam boas ou ruins, afinal, todos tem direito de expressar sua opinião.

Bom, como eu ainda uso o Blogspot, as vezes o comentário só vai de segunda. Portanto, escreva sua mensagem, selecione-a e copie. Caso não receba uma mensagem dizendo que o comentário foi postado (mas ainda estará sob moderação), só cole de novo, que de segunda vai!

Esse é o Blogspot ferrando vocês!