terça-feira, 6 de julho de 2010

O grande problema da FIFA


Jabulaaaaanni! O grito de guerra dos jogadores profissionais e de jogadores de fim de semana de futebol! A bola que está dando o que falar durante os jogos da Copa do Mundo está cada vez mais causando problemas para finalizações e defesas nas partidas. Mas existe outro problema, que eu considero ainda maior, para a FIFA esquentar a cabecinha. Você sabe qual é esse problema, querido leitor?

Com certeza, ao assistir futebol, e o juiz marcar alguma coisa que determinado time acha injusto, você já viu todos os jogadores correrem pra gritar com ele, e tentar explicar o que “realmente” aconteceu. Aí sempre chega um guerreiro que está assistindo o jogo, e no auge de seu conhecimento futebolístico, solta: “Nunca vi juiz voltar atrás”. Lógico. Se juiz não voltando atrás, os jogadores já caem matando, imagina se um dia, algum deles volta atrás? A moral dos jogadores vai triplicar, assim como a chatisse.

A raiva de lances marcados erroneamente não se estende apenas aos jogadores e técnicos. Muitos torcedores também se revoltam com esses lances, principalmente em partidas importantes, como copas do mundo. Afinal, em jogos mundiais de mata-mata, a última coisa que você quer é perder por erro de arbitragem.

Copa de 2010 ainda está rolando enquanto escrevo este texto, e aconteceram diversos erros durante esse mundial. Mas dois em especial, nós lembraremos sempre: Alemanha contra Inglaterra, o ataque inglês funcionou e foi CLARAMENTE gol, porém anulado; Argentina contra México, Carlos Tevez estava CLARAMENTE impedido quando marcou o gol com o passe de Messi.

Claro que isso não é exclusividade do futebol, esportes com tênis também tinha muitos problemas com erros de arbitragem. Hoje em dia, no tênis, cada jogador tem duas negações: se o juiz marcar alguma coisa que ele acha que está errado, ele pode pedir pra repetir o lance no telão, através do sistema Hawk-Eye (traduzido como “olho de águia”, eu acho...).

Agora por que essa tecnologia não pode ser aplicada ao futebol, a fim de terminar com as intermináveis discussões jogador-árbitro? Slepp Blatter, presidente da FIFA, conceitua futebol como um jogo dinâmico, que não pode ser parado a cada dois minutos para rever um lance, isso poderia tirar oportunidades dos times de marcar gols.

Além do mais, Blatter diz que o sistema tecnológico, para ser bem feito, precisaria que o estádio inteiro fosse revestido por sistema de fios e cabos, além do fator dinheiro, dizendo que sairia muito caro. O presidente da FIFA também afirma que, como o sistema Hawk-Eye necessita de diversas câmeras em lugares estratégicos para reproduzir a cena em tecnologia tridimensional, qualquer objeto que bloqueie a visão das câmeras limitaria a precisão das decisões por vídeo.

Paul Hawkins, criador do sistema Hawk-Eye, retrucou Blatter, dizendo que através dos investimentos dos patrocinadores, pode-se até ganhar dinheiro com o sistema, no caso do tênis. Além do mais, foram feitos testes independentes, e o Hawk-Eye funcionou 100% dos testes na área do gol cheia de jogadores.

A sugestão de Hawkins é a mesma situação do tênis: duas chances para desafiar a decisão do juiz através das câmeras. Se correto, continua com duas chances. Se errado, perde uma. Simples assim. Já a FIFA diz que, dessa forma, se perde a essência humana do jogo. Minha sugestão? Pega o seu juiz de merda, e enfia no...

Bom, aqui vai pra vocês uma lista de esportes que utilizam o Hawk-Eye, e como ele é utilizado:

TênisO sistema foi introduzido com sucesso ao tênis profissional em 2006, em quadras de grandes torneios como Wimbledon, equipado com grandes telas para reproduzir replays instantâneos durante as partidas. O Hawk-Eye permite a visualização das jogadas em precisão milimétrica. Cada jogador tem uma quantidade limitada de desafios ao juiz.

CricketO sistema é utilizado também da forma como o jogador pode apelar à telona em caso de decisão duvidosa. As câmeras são colocadas em locais estratégicos, seguindo toda a trajetória da bola, desde o jogador, até o final.

Hockey no geloTecnologia em vídeo tem sido usada neste esporte desde 1990 para confirmar se o disco realmente ultrapassou a linha de gol. Um árbitro “do video” tem a autoridade para confirmar na telona se a decisão do juiz foi ou não aplicada de forma correta.

7 comentários:

  1. Muito interessante e informativo!

    ResponderExcluir
  2. Ah me CHUPE cara.

    deixe de frescura, ia tirar toda a graça, toda a MALANDRAGEM do futebol.

    Juíz não viu e acabou!

    Não basta o time ser bom, tem que ter a variável do juiz poder errar também!

    Tem todo o modo com que o jogador influencia o juiz no jogo..

    ainda bem que a fifa não vai colocar essa porra.

    Vai ter o CHIP pra ver se a bola entrou e OLHE LÁ.

    vai dar meia hora de rabo ou jogar tênis ;*

    ResponderExcluir
  3. Típico comentário brasilóide que se presta a ser "malandro".

    ResponderExcluir
  4. Aff, técnologia Eye sei oq lá, me diz praq, se um simples replay instantâneo, tem a capacidade de mostrar o que de fato ocorreu.
    Não acho tão necessário usar essa tecnologia, TODOS vimos q o Tevez tava impedido, TODOS vimos q o lance q originou a vencedora da copa, começou num tiro de meta MUITO mal marcado e TODOS vimos q de fato aquela bola do Lampard entrou no gol, e não foram precisas cameras q gerassem um imagem 3d para isso...
    O fato é que Blatter tem medo de mudar, tirar o mérito dos arbitros.. eles são HUMANOS PORRA !!
    errar, e estão sujeitos a muito + erros do q qualquer outra profissão, pq eles tenq tomar a decisão na hr, sem retardar nem un pokinho. TEnho ctz absoluta q un arbitro ficaria mt + confortável ao trabalhar, sem medo q a mãe dele fosse massacrada hehe.
    A cada lance polemico, + pressão, qnt mais pressão, + sujeito ao erro ele estará, e isso é fato.

    E basta oq, 3 ou 4 cameras bem colocadas, pra q boa parte da polemica, acabasse na hr.

    Kct escrevi bagarai, aposto q ngm vai ler mas Foda-se kkkk..
    -desculpem os erros de português.. xP

    ResponderExcluir
  5. Esse blatter é mt velho isso sim, tenq por alguem mais novo, qr dizer, nem precisa ser tão novo, mas pelamor de DEUS troquem esse presidente, já se foram 2 décadas.. mt coisa née..

    ResponderExcluir
  6. acho que uma tecnologia que os comandantes pudessem voltar atrás deixaria o jogo mais justo, eu não quero torcer para um time, e o time estar jogando melhor, e não vencer, as vezes perder, por erro da arbitragem, o futebol tem que ser justo.
    se um time joga bem mas não faz gol, depois o outro faz, ai é imcompetência, agora ter um gol muito mal anulado e depois tomar gol, é injustiça.

    vocês que falam mal, devem ser corinthianos no mínimo. tudo bem que a inglaterra acabou jogando muito pior que a Alemanha, e talvez não goleasse a argentina, mas foi pelo simples fato, de que depois que teve seu gol ESTUPIDAMENTE anulado, teve que correr atrás, e deixar a defesa totalmente aberta, o que acabou resultando em dois gols da alemanha, liquidando a partida.

    o fato da tecnologia não ser inclementada, é que nosso querido Blatter gosta da polêmica, acha que futebol sem polêmica, sem aquela discussão da semana ' foi ou não foi ? ' não teria graça. o c.. dele.

    pelo menos se não querem isso, já vi um video que saiu no globoesporte.com falando do projeto da bola que muda de cor quando ultrapassa qualquer linha que seja (tiro de meta, lateral, gol), PORRA, se já fizeram testes, e deu certo, o que que custa, e daí se for caro durante um tempo ? a fifa não tem dinheiro, né ? e a tecnologia vai avançando e ficando mais barata com o tempo.

    pau no ... de quem acha que futebol tem que ser polêmico, vocês não entendem de futebol e deixam para juizes decidirem, enquanto que quem são os astros são os jogadores.

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR, LEIA ESSA MENSAGEM!!! É SERIO!!!

TODOS os comentários passam por moderação minha antes de irem ao ar, devido a pessoas que só fazem propaganda ou que xingam utilizando palavras agressivas demais. Não deleto comentários que contenham críticas, sejam boas ou ruins, afinal, todos tem direito de expressar sua opinião.

Bom, como eu ainda uso o Blogspot, as vezes o comentário só vai de segunda. Portanto, escreva sua mensagem, selecione-a e copie. Caso não receba uma mensagem dizendo que o comentário foi postado (mas ainda estará sob moderação), só cole de novo, que de segunda vai!

Esse é o Blogspot ferrando vocês!