Antigamente, as rádios tocavam o que fazia sucesso pelo mundo. Se você tinha uma banda, por mais estranha, incomum ou qualquer outro adjetivo que fosse, porém fazia sucesso, suas músicas estavam detonando em qualquer rádio por aí. A mídia era lugar de quem fazia sucesso. E hoje em dia?
Hoje em dia, rádio, televisão e internet são lugares para se começar a fazer sucesso, e não mérito de quem se esforçou pra isso. Em recente pesquisa, vi uma lista de “celebridades que mais devem seu sucesso à internet”. Agora, a pergunta de 1 milhão de visualizações no youtube: Quem estava em primeiro lugar?
Ele mesmo, minha gente! Justin Bieber (ou Diustin Bieber, como diz essa menina), foi o primeiro colocado na pesquisa “10 Celebridades que mais devem sua fama à internet”. Através de vídeos que ele fez pra mandar à sua família, acabou recebendo mais de 10 milhões de visualizações, o que despertou a atenção dos empresários. Aos 16 anos, já virou sucesso sem nem saber o que é alemão (não entendeu? Clique aqui).
A partir daí, Justin Bieber conseguiu a vida mais fácil da atualidade: ser um pop star. O que ele faz? Canta (ou faz playback em shows, tenho minhas dúvidas) para menininhas inseguras músicas com letras previsíveis (que aposto não ser nem ele que escreve) através de melodias óbvias de qualquer canção Pop lançada. Ou seja, ele só precisa ser afinadinho e bonitinho.
Já vi algumas entrevistas com ele, que são como conversar com um moleque do segundo ano de colégio: nada de mais. Falta de presença e talento é tamanha que você simplesmente não espera que vá sair nada inteligente do papo, afinal, ele é apenas o “avatar” de uma produtora que faz todo o trabalho por trás do sucesso dele.
Mas aí vem o outro lado da moeda. Recentemente, vi o vídeo de um bombonzeiro que canta músicas para que as pessoas comprem seus bombons. Até ai tudo bem. O negócio é que: o cara canta Elvis Presley, Raul Seixas, The Beatles e Rolling Stones, fora o que ele saber que não cantou no vídeo. Ou seja, um vendedor de balas cantando clássicos, e o mais incrível, cantando MELHOR que o pop star Justin Bieber. Só eu vejo o erro aqui?
Vídeo do vendedor de balas
Encontrei um comentário numa comunidade do Orkut sobre esse vídeo, nada mais precisa ser dito depois dele:
“Numa sociedade onde o TER é mais que o SER, exemplos de talento NATO
como esse brasileiro só vem a comprovar o quão triste é a realidade com a qual convivemos. Nos deparamos dia a dia com pessoas que se dizem músicos e que não cantam nada, mas possuem nome, sobrenome e agenciador.
O mais impressionante, ao ver esse vídeo, é que, partindo do senso comum, nunca
imaginaríamos que um vendedor de bala teria um inglês impecável e saberia tocar
clássicos como ninguém! São coisas assim que merecem destaque na mídia, apensar de não a terem.”
Comentário de Viviane Rodrigues nessa comunidade.
pois é. Na Liga, nao sei se vc ve aquele programa com rafinha bastos e tal, eles encontraram um cara na rua q falava umas 4 linguas, dentre elas guarani ou era tupi. Ele falou e tudo mais pra o entrevistador. Só q tem um detalhe: o cara era um maltrapilho, em pessimas condiçoes, viciado em crack =|
ResponderExcluirRealmente algo impressionante um vendedor de balas com tamanho talento, mas hoje em dia nossa juventude é alienada e só quer saber de coisas triviais como artistas meia boca que parecem meninas ou vampiros com gliter. Falo da juventude, porque são eles que fazem a grande mídia de hoje e vão fazer a de amanhã.
ResponderExcluirNão tem problema gostar de coisas triviais, mas a importancia que certas coisas ganha hoje (sem nem merecer a minima importancia) é assustadora.
Realmente, é até meio triste isso. O cara provavelmente não sabe o valor que ele tem! Enquanto isso, Justin Bieber acha que é melhor que todo mundo... Ô mundinho
ResponderExcluir