Ainda há pouco, quase que instantaneamente, gerei uma confusão no Twitter. Disse que médicos e advogados não devem ser chamados de doutor se não tiverem tese de doutorado defendida com louvor. Pronto, o caos foi instalado. Fui mexer com o ego da galera, deu nisso...
Sempre tive a idéia de que quem deve ser chamado de doutor é aquele que possui curso de doutorado completo com tese defendida, e não médicos, advogados, delegados ou juízes. Ser chamado de doutor é, querendo ou não, status. Por isso que essas profissões fazem tanta questão de serem tratados como tal, mesmo sem academicamente merecer.
O profissional de qualquer área que EXIGIR ser chamado de doutor sem possuir o título acadêmico devido ter completado doutorado está apenas sendo babaca. Você, médico/advogado, quer colocar aquele DR na frente do seu nome no cartão ou no consultório, pode fazer. Só não fique sentido nem trate mal as pessoas que não optarem por chamá-los de doutor se você não academicamente merecer.
Não se pode negar que algumas profissões têm um número maior de pessoas com ego inflado que as outras. Está rolando um processo, aqui em Belém, devido a um professor que, junto com diversos alunos de medicina, twittou que alunos do curso de Farmácia (além de Nutrição e afins) são apenas “médicos frustrados”, que não conseguiram passar em Medicina por burrice.
Isso já mostra o nível dos futuros médicos que a cidade aguarda pela frente...
Entenda bem: não estou desmerecendo os profissionais de nenhuma das áreas citadas. Estou apenas informando um erro, que pode até ter base cultural e histórica, mas ainda é um erro. Primeiro, uma lei de 1827, que diz: “Art. 9.º - Os que freqüentarem os cinco annos de qualquer dos Cursos, com approvação, conseguirão o gráo de Bachareis formados. Haverá tambem o gráo de Doutor...”. Essa lei ainda está em vigor. Por que será, né?
O que isso quer dizer? Por lei, advogados podem ser chamados de Doutor.
Quer dizer que eu me ferrei no texto todo?
Veja bem: o artigo trata de pessoas formadas e graduadas nos setores e vertentes do direito, pessoas que não simpatizariam com a idéia de uma lei dessas acabar. Quando essa lei foi criada, ainda não havia o conceito formado de doutor por base acadêmica em doutorado. Quer dizer que: a situação mudou, mas tem uma galera forçando a barra para que os membros do direito continuem com seu ego inflado ostentando títulos NÃO MERECIDOS de Doutor.
Já em relação aos médicos, era lhes atribuído o título de doutor por respeito, já que os profissionais da medicina “salvam” vidas e dedicam sua carreira a isso. São doutores por tradição e costume. Uma época onde uma parcela muito maior era desprovida de educação e instrução, e os médicos eram vistos como verdadeiros gênios e grandes estudiosos.
Médico precisa estuda mais? Sim. Médico se dedica mais? Sim. Médico tem menos tempo livre? Em geral, tem. Então não é justo que os chamemos de doutor, por respeito? Ninguém obriga ninguém a ser médico. Além disso, na média, e levando em conta todas as vertentes, a área da medicina é uma das áreas que melhor paga, senão a que mais paga bem. Ou seja: o esforço deles já tem a devida recompensa.
Obter um diploma de doutorado é muito mais difícil do que se graduar em medicina. Criar uma tese num curso de doutorado não é a mesma coisa que defender um ponto de vista já existente num trabalho de conclusão de curso em medicina. Se você quer respeitar alguém, respeite os graduados em doutorado NÃO chamando de Doutor quem academicamente não merece.
CURIOSIDADE: Joguei o termo “doutor” no Google Imagens. Só apareceu médico hahahah
ESPALHE A PALAVRA CLICANDO ABAIXO!
Não merece na sua humilde opinião.
ResponderExcluirCara, muito bem escrito. Concordo plenamente contigo!
ResponderExcluirSou Engenheiro, tenho muitos colegas doutores e engraçado que ninguém os chama de Doutor e nem por isto eles (que merecem ser chamados de Doutor) exigem.
Caro Fleury, sou realmente seu fã e assino embaixo de muitas de suas opniões, mas nesse quesito acredito que você esteja errado. Advogados, não são meros recem formoados, eles passam por um dos exames tecnico de maior credibilidade, para poder exercer e o medico alem de se formar tem que cumprir mais 1 ano de residencia pra possuir esse titulo de Dr. É exatamente por esse motivo que essas profições recebem a honraria de utilizar tal sufixo. Alem de quer hoje ha faculdade que em 3 anos a pessoa se forma com o titulo de baixarel, oque naum eh justo para pessoas que cursão 5 anos de uns dos cursos mais dificeis.
ResponderExcluirSem mais.
acredito que o Fleury tem razão, respeito os médicos e advogados chamando-os de doutor sim, sem problemas até não me mostrarem aquele ar de superioridade. Sou estudante de mestrado e candidato ao curso de doutorado no semestre que vem (sim eu consigo tempo pra ler o livro mecânico) e nem por isso preciso parecer arrogante ;). Simplicidade é o que há de mais elegante!
ResponderExcluirMario Righetto:
ResponderExcluirAmg: tanto o teste que o bacharel em direito faz, quanto a residência que o estudante de medicina também faz, são para provar que eles conseguiram captar aquilo que o curso passou. Ambos os testes não são credenciais extras ou coisas do tipo, são um crivo para que apenas aqueles realmente aptos possam entrar no mercado de trabalho.
Acredite: o necessário para concluir um curso de doutorado é MUITO MAIS DIFICIL que qualquer prova e residência.
Perfeito o seu texto.
ResponderExcluirConcordo em gênero, número e grau!!!!
Não poderia concordar mais. Não é desrespeito nem tirar mérito mas sim deixar de dar crédito extra indevido.
ResponderExcluirTbém Concordo, minha mãe, ex-enfermeira, fala isto há muito tempo,no século 19 onde poucos tinham faculdade, vai lá, mas hoje, vamos ter que chegar no boteco e dizer, boa noite aos doutores aqui presente !!!
ResponderExcluirProfições... baixarel... cursão... tá de sacanagem né amigo?
ResponderExcluirAgora, avaliem: um cara que escreve PROFIÇÕES, BAIXAREL E CURSÃO, pode até trabalhar na NASA, mas merece ser chamado de DOUTOR? E desprezando o fato que ele assassinou o gajo, tudo que se vê no post é ego inflado e superestima da medicina.. Quem tem doutorado estuda no mínimo 10 anos, e MUITO mais que estes arrogantes picolés de coco!
ResponderExcluirExperimente chamar o "doutor" de sr. médico e veja como vc é mal atendido. experiência própria.
ResponderExcluirQuando um édico erra ele pode no máximo matar uma pessoa. Quando um engenheiro erra ele pode matar milhares de pessoas.
ResponderExcluirPROFIÇÕES, BAIXAREL, CURSÃO, SUFIXO?
ResponderExcluir3 anos é graduado?
Pelo que sei graduação plena é dado apenas para cursos de no mínimo 4 anos.
Mesmo que estudasse 5 anos de graduação, existe mais uns anos pra obter um DOUTORADO.
Médicos e advogados bacharéis que me desculpem, mas ser doutor é uma HONRA e não apenas uma lei que resolverá isso, veja bem, é minha opinião. Eu serei doutor com honra.
Concordo com o texto, como técnico de enfermagem também passei por algumas situações delicadas quando alguns residentes recém chegados a unidade onde eu trabalhava,me chamavam a atenção até mesmo na frente do paciente (para se fazerem de poderosos), quando eu não os tratavas de Doutores.
ResponderExcluirE respondia na mesma altura com a pergunta: você possui doutorado? Abs!
Só porque estudam 5 anos merecem serem chamadosa de doutor? então todos engenheiros sao doutores tbm, mesmo com o exame da OAB e a residencia vocês continuam meros graduados. Tenham sucesso ao defender sua tese de doutorado e poderam se gabar de ser um doutor
ResponderExcluirFaço Relações Internacionais e hoje mesmo vi que a prova do Instituto Rio Branco tem 270 candidatos por vaga. Se fosse assim, como o tal do Mário disse acima, analistas internacionais também deveriam ser chamados de doutor e, no entanto, nenhum deles cobra isso da sociedade. Simplesmente porque, para ser doutor, tem que ter doutorado sim. Texto excelente!
ResponderExcluirConcordo totalmente. Eu como estudante de Biomedicina já vi muito isto de falarem que os estudantes da área da saúde que não cursam Medicina são frustrados. Estes acham que eles são superiores a todos e o sonho de todo mundo é ter o que eles tem. Babacas. E quanto ao título de doutor eu concordo totalmente. Normalmente quem possui o título de Doutor não exige que o chamem de tal pois sabe o que é. Meus professores são todos doutores e PhDs e nao por isso cobram que assim o chamem, muito pelo contrário, os PhD e Doutores são os mais humildes e sinceros em relação a seus conhecimentos, independente de ter feito Doutorado em Federais e PhD na Alemanha e afins.
ResponderExcluirO costume do doutor aqui no Brasil pode ter vindo da palavra médico em inglês, e como o brasileiro adora americanizar tudo, adaptou a palavra, creio eu. Chamo de Doutor, mas se se mostrar superior sem ter devido título, perde o meu respeito.
O fato da pessoa fazer 5 anos não tem relação com nada creio eu, estudo de manhã às 7 da noite de segunda a sábado e nao por isso sou mais respeitada, vide comentários de cursandos de Medicina.
Marina
O título Doutor, do qual os médicos comumente são chamados, vem do inglês Medical Doctor, menção que recebem ao se formarem em alguma faculdade de ciências médicas nos EUA. Lá não tem essa bobagem que tem aqui.
ResponderExcluirQuem exige ser chamado de "Doutor" é egocentrico demais. E não chamar um médico de Doutor só por ele não ter doutorado é puramente "inveja corporativista". Me formarei em Ciências da Computação e nem por isso ordenarei ser chamado por Cientista, menos ainda por Engenheiro.
Médicos, com doutorado ou não, sacrificam uma enorme parte da vida em prol da carreira. Serem chamados de doutor é uma forma respeitosa de se referir a quem cuida da sua saúde, e - no geral - muito se esforçor pra ser capaz disso.
ResponderExcluirImplicar com isso é radicalismo demais em formalidades acadêmicas.
Médicos não são bem remunerados como você disse. Esse tempo já se foi. Excetuando-se os médicos que tratam de estética e os que trabalham com aparelhos, como os imagenologistas, que se tornam verdadeiros empresários, a remuneração é baixa.
Os médicos com especialidades mais próximas da clínica tem carros populares ou um pouco acima da média.
Sobre enfermeitos, farmacêuticos e fisioterapeutas serem 'frustrados', que desejavam ser médicos, é uma triste verdade. Qual deles não sonhava ou preferiria ser médico? Os que disserem que 'não' são hipócritas. Há verdades incovenientes que a sociedade atual insiste em reprimir. Seja por incapacidade intelectual, financeira ou falta de oportunidades em boas escolas, quem sonhava em ser médico acaba optando por cursos mais 'fáceis' e próximos a área da saúde.
Achei seu texto apegado demais a esses títulos, seguido de alguma hipocrisia e recalque.
As pessoas chamam médicos e graduados em direito de doutor por respeito mesmo, ou as vezes por ignorância, já soube até de delegado mandando prender por não ter sido chamado de doutor... nesse caso acho q foi ego inflamado. Se um médico EXIGE ser chamado de doutor já é um indicio d prepotência e arrogância, mas ñ vejo problemas em chamá-los dessa forma, vai de cada um. Mas o q n pude deixar d notar foi toda a ironia envolvida aqui, apesar d ter sido um texto bem esclarecedor, foi escrito por alguém q "intitula-se" Dr.Fleury. Vc tem doutorado? =X Abraços
ResponderExcluirConcordo com o texto e a explicação da Marina é bastante pertinente, haja visto que só no Brasil existe o título de doutorado. Lá fora é PhD e parece que ainda sim é um nível superior em relação a um doutor de verdade no Brasil.
ResponderExcluirAllan, não existe cientista da computação, vc se forma bacharel em CC. Muito menos chamar alguém que concluiu esse curso de Engenheiro, haja visto que este é bem diferente do Curso de Engenharia da Computação.
Tenho que assumir que é engraçado "ser obrigado" a chamar de doutor essa leva de açougueiros que vemos no dia-a-dia. "Profissionais" que realizam cirurgias em partes sãs, "esquecem" materiais nos corpos dos pacientes e se sentem os donos do mundo.
Não tenho mais do que rir dessa corja, como o tal Edilbert mostra que faz parte.
Se todos os Bacharéis fossem Doutores, de que ia servir o curso de Doutorado? Médicos já é de costume, e respeito, que os chamemos de doutores, mesmo que errado. Agora Advogados, que têm sua profissão baseada, primeiramente, na mentira; que é um curso que não tem mais o mesmo mérito de algumas décadas atrás; que defende o mocinho, e com a "mesma mão" defende o vilão. Direito virou clichê, hoje qualquer um é advogado, muitos de má indole, universidades "colocam à venda" mais de 100.000 advogados anualmente, e muitos deles nem pós-graduação têm; médicos são aproximadamente 5000.
ResponderExcluirResumindo: Chame de doutor quem quiser, quem estará alimentando o ego deles é você e só você. Um dia quando precisar desse seu "doutor", seu ego estará tão inflado, que no mínimo você vai tomar um delicioso PÉ NA BUNDA!
Bom,nao to defedendo ninguem,mas hj pelo menos,medicos e enfermeiros ja possuem o Dr.,pois este foi concedido.
ResponderExcluirHahaha...legal mesmo é o animalzinho aí de cima dizendo que os advogados têm sua profissão baseada na mentira...quanto a salvar vidas, advogados salvam o patrimônio muitas vezes de uma vida toda de seu cliente. Quanto a defender o mocinho, e com 'a mesma mão' defender o vilão é imbecilidade afirmar. Típico caso de classe média revoltadinho porque foi assaltado uma vez e defende a pena de morte pra todo presidiário. Aprenda a lei, tenha uma noção mínima de como ela deve ser e de como ela é aplicada, antes de defecar pelos dedos, amigo.
ResponderExcluirQuanto ao título de doutor, eu uso na hora de me referir a médicos e advogados apenas por costume, porém...por interesse ou não, se a lei ainda existe, a soberania do Estado está acima de qualquer opiniao individual. Dura lex sed lex. Então, antiga ou não, "certa" ou não, cumpra-se a lei.
E que esses arrombados que cobram serem chamados de doutor, ainda que o sejam, que tomem vergonha na cara. Se você tem um título, use o conhecimento que adquiriu para acrescentar disseminando o seu conhecimento ao invés de permanecer arrotando seu título.
3 anos ou menos: Tecnólogo
ResponderExcluir4 anos: Bacharel
5 anos: graduação(ainda não é doutorado, é só graduação)
ter tese de doutorado aprovada pela banca naquele longo dia que vc fica horas a defendendo(esforço bem maior que cursar 5 anos de graduação): isso sim é doutorado
Sou um estudante de Direito da UFMG e concordo plenamente com você. É ridiculo chamar advogado de doutor,ainda mais ridiculo comparar alguém que forma em Direito e passa no exame na Ordem,o que, diga-se de passagem, não é NADA de mais,chega a ser fácil,com alguém que completa uma pós-graduação de doutorado. Ainda mais com TANTO advogado picareta que não sabe NADA de Direito e tem carteira da Ordem. Minha avó tem OAB e NUNCA exerceu advocacia nem Direito, semrpe foi professora de português e não sabe nada de Direito...Tal tratamento trata-se de um resquício lamentável de uma moral decadente, mas ainda existente, de origens coloniais, presentes na mentaldaide das classes mais humildes. Quanto ao médico, acho mais aceitável,apesar de ainda questionável. e
ResponderExcluirEu,como estudamente de Direito, digo que, sem a menor dúvida, formar-se em Medicina é MUITO mais difícil que em Direito,ponto,isso é fato.
Escrevi um texto também bem objetivo sobre o assunto e rolaram várias discussões. No final das contas o sentimento que tenho é exatamente o que você postou, ego. Olha o link aí:
ResponderExcluirhttp://cleversonsacramento.com/2011/01/25/doutor-e-o-cacete/
Vários advogados (principalmente eles) tentaram defender de todas as formas o uso do Dr. Foi um tal de explica daqui, explica dali... Tudo que precisa de muita explicação soa para mim como forçação-de-barra.