sexta-feira, 16 de julho de 2010

Se vai copiar, copia direito!


Jerry Seinfeld, um humorista americano bastante consagrado, em uma de suas apresentações de humor Stand Up, soltou: “Eu estava vendo quais os maiores medos do ser humano. Em primeiro lugar estava ‘falar em público’, e em segundo lugar estava ‘morrer’. Ou seja, em um funeral, a maioria das pessoas preferia estar no caixão a fazer o discurso fúnebre”. Brilhante.

Mas por que eu estou falando isso? Pelo ato de falar em público ser considerado um bicho de sete cabeças. Eu mesmo não me sinto confortável falando em público, sabe-se lá por que... Deve ser algum trauma de infância. Mas mesmo assim gosto de me expressar, como faço pelo blog. E outras tantas pessoas fazem isso também. O problema é quando param de criar e começam a copiar...

Qualquer meio de informação e expressão para o mundo, como televisão, internet, jornais, revistas, requer certo nível de qualidade para ser aceito pelos leitores/internautas/telespectadores. Claro que nada vai agradar a todas as pessoas do mundo, mas um nível aceitável seria adquirir determinado número de pessoas acompanhando seu trabalho.

Assim como qualquer profissional, pessoas no meio do entretenimento também sofrem de falta de inspiração, falta de vontade, desilusão momentânea... Todos esses fatores atacam a parte criativa de uma forma a não deixar sair nada de qualidade, e o desespero começa a bater: “Porra, não posto nada no blog a uma semana, meus leitores estão ficando putos, e não sai nada de interessante da minha cabeça...”. Até que vem a infeliz idéia...

Eu acompanho diversos blogs, afinal, preciso conhecer o trabalho deles. Logicamente que vejo diversos posts interessantes, inteligentes, engraçados, simples, complexos, todos muito bem feitos. Então reflito: “porra, poderia ter pensando nisso antes...”. E deixo pra lá. Mas tem pessoas que não se contentam, e fazem como se tivessem REALMENTE pensado nisso antes. E copiam.

Não vejo problema em pegar um post de um blog e colocar no seu, colocando os devidos créditos, claro. O problema é quando fingem que é de autoria deles! Eu já vi posts, idéias interessantes em outros blogs, e escrevi sobre o mesmo assunto, sem colar, e mesmo assim, coloquei a fonte de pesquisa (no caso, o nome do blog). Por que todo mundo não faz isso?

Eu não vejo o mundo dos blogs como um mercado de trabalho, onde cada blogueiro é dono de uma empresa que precisa competir com os outros, atingindo sozinho o topo, custe o que custar. Eu vejo como uma grande rede de camelôs, que quando não tem em um, ele indica outro pra você com o “produto” que você ta procurando. As chamadas parcerias.

Recentemente, descobri que alguns textos meus estavam sendo plagiados por outros blogueiros. Na moral, se qualquer um deles me PEDISSE pra colocar um texto meu no blog deles, com os devidos créditos, eu deixaria. Mas preferiram fingir que eles que criaram os posts, e ficou por isso mesmo. Olhe a imagem abaixo:


Com um deles eu já resolvi, até criei uma comunicação bacana, então não vou citar aqui. Mas o da foto, o blog www.nakaworld.com.br, não quis papo. Já mandei e-mail perguntando sobre isso, falando sobre isso, e nada. O texto ainda ta lá, bonitão. Bom, eu sinto é pena. Se o cara não consegue criar nada bacana ao ponto de ter que colar dos outros, minha dica é: Blog não é pra você.

E isso não é exclusivo de blogs. Esse ano lançou o programa de televisão Legendários, com a premissa de inovar o humor, criar novas tendências com um humor do bem, e não sei o que mais. Só sei que foi muita expectativa antes do lançamento dele. Mas quando lançou... Confira apenas o vídeo abaixo:


Nenhum comentário sobre o vídeo acima, ele por si falou tudo.

Eu sou blogueiro desde fevereiro, e sempre acompanhei grandes blogs, e eu tenho respeito pelos caras. Quem diz que ser blogueiro é coisa de vagabundo, coisa fácil e nada de mais, não sabe do que ta falando. É difícil fazer um blog de humor crescer (meu blog não é de humor, prefiro chamar de entretenimento), principalmente hoje em dia, com tantas opções na internet.

Uma mensagem aos plagiadores: Galera, a melhor forma de crescer não é ficar roubando posts interessantes dos outros, nem se isolar da blogosfera. Se você quer crescer, seja simpático, faça amizades, conheça tanto os grandes como os pequenos. Você nunca sabe quem pode te ajudar.

Pra finalizar, aqui vai uma lista de caras que eu considero bastante:

Izzy Nobre, do HBDia

PC Siqueira, do canal Mas Poxa Vida

Edu Testosterona, do Testosterona

Rafel Mendes, do Bobagento

4 comentários:

  1. O PLágio é crime. Mas acontece muito na net e a gente nada pode fazer neh.
    Ja plagiaram meus textos. Só soube pq uma pessoa que acompanhava o tal blog e o meu, percebeu que eu postei algo primeiro, e depois o post apareceu no outro blog.
    Fiquei super chateada, afinal, vc escreve e os outros que levam os créditos.
    Na tv isso acontece sempre. Legendários é um plágio bem escancarado.

    ResponderExcluir
  2. Um pena isso... Mas acontece que, uma hora, essas pessoas não vão mais ter de onde copiar, e voltam pra falta de criatividade.

    ResponderExcluir
  3. cara, visitei o site que copiou seu texto, e porra mano, os posts mais recentes deles lá ( nem tive coragem pra ver as postagens mais antigas ) eu já tinha visto em outros blogs, isso que eu não sou de acessar blogs, só acesso o ocioso.com.br, o seu, o naointendo, o futirinhas e só.

    o cara plagia na cara dura e ainda coloca como ele de autor, tá na cara que nenhum tem comentários, e se tivesse, ia ser só de chamando ele de plagista.

    mas relaxa cara, gente que copia não vai à lugar algum, o texto seu todos conhecem pelo seu blog,não por aquele lá, aquele lá é beem pior que o seu. totalmente, continue fazendo seu trabalho e não liguem para aqueles sem criatividade que tentam roubar e nem assim obtem sucesso.

    abraço. (foi mal os erros de português, é tempo de férias, sem escola, a gnt esquece um pouco ;D)

    ResponderExcluir
  4. É tenso mesmo, passei por isso a pouco tempo no meu antigo blog, ele ta parado, criei uma imagem que rodou bastante o "Xaveco matador" foram dois, "as melhores cantadas para você não passar". Ao menos 6 blogs copiaram e recortaram os créditos da imagem, ainda colocando como se fosse criação deles. Ja reparei em blogs por ai, que fizeram isso com o Edu, ai ele passou a colocar transparência em diagonal bem no meio da imagem, prejudica um pouco a leitura, mas é uma boa estratégia. Quando tenho o bloqueio mental eu aviso no blog, outro dia escrevi sobre ele, foi um dos posts que mais gostei de ter escrito, a ideia veio apartir de uma placa feita pelo Rafa Gnomo, mandei o texto para ele e ele comentou. Acho essa atitude muito bacana, como disse ser blogueiro não é fácil, fica ainda pior se uns não respeitarem os outros.

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR, LEIA ESSA MENSAGEM!!! É SERIO!!!

TODOS os comentários passam por moderação minha antes de irem ao ar, devido a pessoas que só fazem propaganda ou que xingam utilizando palavras agressivas demais. Não deleto comentários que contenham críticas, sejam boas ou ruins, afinal, todos tem direito de expressar sua opinião.

Bom, como eu ainda uso o Blogspot, as vezes o comentário só vai de segunda. Portanto, escreva sua mensagem, selecione-a e copie. Caso não receba uma mensagem dizendo que o comentário foi postado (mas ainda estará sob moderação), só cole de novo, que de segunda vai!

Esse é o Blogspot ferrando vocês!