terça-feira, 21 de setembro de 2010

Amigos, amigos, blogs a parte



Criei esse blog em Fevereiro de 2010, e, de uns tempos pra cá, percebi uma situação que acontece com vários blogueiros que conheci ao longo desse trabalho todo. Em 7 meses de existência, o Livro Mecanico adquiriu diversos leitores pelo Brasil (e, segundo o Google Analytics, alguns gatos pingados pelo mundo afora), e uma coisa engraçada, porém irônica, também se pode perceber...

De cada dez amigos que tenho, no máximo três leem meus textos. Dos três que leem, dois são imparciais em relação ao autor, que sou eu (não, sério?). O que quero dizer é: pelo fato de ser eu quem escreve, as pessoas que me conhecem há algum tempo não levam a sério, e ficam tirando graça.

Um grande exemplo pra você: recentemente, comecei a criar posts pro Testosterona Blog. Certo dia, mostrei a dois amigos um determinado post que fiz para o blog, mas não disse que era de minha autoria. Ambos acharam graça, riram, e tal. Em seguida, mostrei outro post que fiz, de nível humorístico similar, mas dessa vez eu disse que fui o criador. A reação foi totalmente diferente, uma coisa assim: “ah sim, legal... Baixa aí pra gente ver o resto...”. Entenderam?

Eu não vejo sentido nesse tipo de comportamento. Não fico de preconceito em determinada atividade só porque é um amigo que exerce, muito pelo contrário, tenho orgulho por eles. Tenho um amigo que foi técnico de informática da maior empresa de eletrônicos da minha cidade. Ele era o número 1 do ranking em consertos e satisfação do cliente. Ao mesmo tempo em que digo isso a todo mundo que conhecemos, ele, em contrapartida, quando menciono alguma coisa do blog, diz: “É, ele tem um blog escroto”. Detalhe: nunca leu.

Todo dia modero comentários a serem aceitos nos meus textos, e recebo vários elogios, várias pessoas criticando positiva e negativamente, porém com fundamento. A situação muda ao chegar a determinado círculo de amigos, onde alguém faz um comentário estilo: “tu ainda tem aquela porra é?”, “E ai, só tua mãe que lê, né?” e “Para de ficar mandando pras pessoas, ninguém vai ler aquela merda”.

Não é uma questão de querer que todo mundo faça propaganda, nem seja obrigado a gostar. Encontrar defeitos, porém, só porque o autor das postagens é um conhecido seu... Ridículo isso. Parece que as pessoas tem uma necessidade de rebaixar as conquistas de outras apenas pra não parecerem tão ínfimas.

Tenho um amigo que já foi campeão paraense de Agressive In Line (não sabe o que é, joga no Google), e faço questão de contar pra todo mundo quando o assunto vem à tona. Tenho vários amigos e um primo que fazem parte do maior grupo de Stand Up do norte, e faço questão de elogiá-los e indicá-los a todos! Fico feliz por eles, de verdade.

O fato das pessoas estarem ligadas a determinado indivíduo, as faz perceber os defeitos que ele tem, diminuindo assim a credibilidade e mérito por qualquer conquista que ele venha a adquirir. Prova disso são as incontáveis histórias que ouço de pessoas que conheceram tal ator, músico, ou qualquer outro artista, e depois se decepcionarem, pois não era aquele ser idealizado que tinham em mente.

Quanto menor seu contato com o exterior, maior suas chances de sucesso. O anonimato cria um ar de mistério, de perfeição, de infalibilidade, características que o contato pessoal torna impossível de sustentar. Em mérito disso, desisti de enviar textos e postagens para meus amigos e pessoas que conheço. Quem quiser ver, vá atrás. Conheci pessoas maravilhosas pela internet, que admiram meu trabalho muito mais que grandes amigos. Uma verdade... Triste, porém verdade...

14 comentários:

  1. Acho triste esse tipo de situação, ainda mais quando envolve pessoas que consideramos amigos.

    Mas, por outro lado fico feliz.
    Fico feliz por não fazer parte deste seleto rol.
    FIco feliz por ser tua amiga.
    Fico feliz por fazeres eu sentir orgulho de ti.

    E é isso.

    ResponderExcluir
  2. '-' Emo?
    koskoskoskosko só escreve teu blog, ficar preocupado com o que pensam ou deixam de pensar, não vale nada.
    abraços. o/

    ResponderExcluir
  3. BOm, sou uma das que gosta hehehe

    Mas é assim mesmo, 'santo d casa não faz milagre' como diz o ditato (é assim mesmo? hehehe)

    bj

    ResponderExcluir
  4. Mulherzinhas:
    Não faço idéia! Mas a idéia é essa!

    ResponderExcluir
  5. Ah cara, relaxa, vc sab q o que vc faz é bom. Digo isso pq eu particularmente, gosto bastant do seu blog. Bastante mesmo. (é pq eu sou homem e nao consigo dizer "maravilhoso", ou "amei" sabe...) Em fim, o blog eh manero (: Se os seus conhecidos nao gostam, lembre que há, só no Brasil, cerca de 192 milhoes de pessoas. Po cara, o que nao falta é gente pra curtir. nao sao as 200 pessoas q vc conhece, q vao abalar seu psicologico véy. Fica Sussa (http://tenso.blog.br/wp-content/2010/09/suave.jpg) hehe.

    ResponderExcluir
  6. Ah cara, relaxa, vc sab q o que vc faz é bom. Digo isso pq eu particularmente, gosto bastant do seu blog. Bastante mesmo. (é pq eu sou homem e nao consigo dizer "maravilhoso", ou "amei" sabe...) Em fim, o blog eh manero (: Se os seus conhecidos nao gostam, lembre que há, só no Brasil, cerca de 192 milhoes de pessoas. Po cara, o que nao falta é gente pra curtir. nao sao as 200 pessoas q vc conhece, q vao abalar seu psicologico véy. Fica Sussa (http://tenso.blog.br/wp-content/2010/09/suave.jpg) hehe.

    ResponderExcluir
  7. Pois é, tenho um blog de culinária, e coisas de uma vida de mulher casada, vejo que muitos olham o blog, mas os que comentam são os desconhecidos (ou minha mãe hahaha), um ou outro "amigo" quem vem e fala algo do tipo "legal", mas hj em dia nem ligo mais. Só sei que estou satisfeita com o que faço, e se não gostam...e daí?! é o meu passa tempo, minha distração! Tem 2 meses de criação e quase 8mil acessos, acho q ta bom...
    Gostei de verdade do texto, li outros e vi que sua forma de escrever é muito boa, sou viciada no Testosterona tbm! Continue assim, está ótimo! parabéns. =)

    ResponderExcluir
  8. Vini isso acontece com todo mundo, não é q seus amigos t queiram mal, mas parece q indiferença é marca registrada sempre q vc foge de certos padrões... acontecia quando eu dançava... ficava pedindo pra os meus amigos irem às minhas apresentações e nada =/ até q um dia desencanei das tentativas frustradas e descobri q existiam outras pessoas q admiravam tanto quanto, ou até mais ainda minha arte. Desencana e escreve pq sempre vai ter gente lendo \o, mesmo q não sejam os teus best friends! Parabéns pelo texto! Mel

    ResponderExcluir
  9. Vini, logo que recebi a mensagem de apresentação do teu blog fui indiferente, cheguei até a perguntar pra Thata a respeito, mas nunca tinha parado pra olhar e ler. Se tua decisão for a de não mandar os links por e-mail ou msn, faça o que achar melhor. Mas saiba que passei a me interessar depois de recebê-los. E hoje simplesmente acompanho...acho muito interessante, e como sou mulher posso dizer que amei!!!! Bços Primo. Bom final de semana. Pat.

    ResponderExcluir
  10. Cara, conheci seu blog através do linklog, sobre o artigo 'rostinhos bonitos'. Li mais alguns artigos e achei muito interessante a forma que expressa suas idéias.
    Parabéns, e realmente pessoas não gostam de ver outras se dando bem.

    ResponderExcluir
  11. obrigado!
    Realmente, o LinkLog é meu maior parceiro indireto rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Cara, parabéns, ótimo texto. Enfrento exatamente a mesma situação que você. Eu toco violão e meus amigos nunca gostam das músicas. Até esses dias mesmo fiz uma música muito boa, levei dias só para escrever a primeira parte, e quando toquei para meus amigos, muitos riram e menospresaram-a. O mais curioso é que postei uma gravação dela no YouTube e recebi vários elogios, algumas criticas, dicas, mas nada como o que eles me diziam: "Ah, vai toma no c* com essa merda", "isso aí é coisa de bicha", "toca música de verdade". Porr*, vão toma no c* seus fdp, se não conseguem fazer algo bom, não precisa tentar rebaixar o que o cara faz! Meu Deus, isso me irrita profundamente.

    Parabéns pelo blog, seus textos são ótimos, com fundamentos, argumentos fortes, escrita muita boa, de fácil compreenção. Abraço!

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR, LEIA ESSA MENSAGEM!!! É SERIO!!!

TODOS os comentários passam por moderação minha antes de irem ao ar, devido a pessoas que só fazem propaganda ou que xingam utilizando palavras agressivas demais. Não deleto comentários que contenham críticas, sejam boas ou ruins, afinal, todos tem direito de expressar sua opinião.

Bom, como eu ainda uso o Blogspot, as vezes o comentário só vai de segunda. Portanto, escreva sua mensagem, selecione-a e copie. Caso não receba uma mensagem dizendo que o comentário foi postado (mas ainda estará sob moderação), só cole de novo, que de segunda vai!

Esse é o Blogspot ferrando vocês!