segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Felipe Neto está certo dessa vez




Já mencionei o Felipe Neto diversas vezes aqui no Livro Mecanico, afinal, o finado blog dele (Controle Remoto) que me inspirou a criar o meu. Desde que ele parou com o blog, eu venho criticando-o por deixar todo aquele trabalho pra trás, e se dedicar APENAS ao vlog. Por que ele não pode fazer os dois? Ontem, porém, assisti um vídeo novo dele. Apesar de eu não gostar do canal dele no youtube em geral, nessa última gravação ele tava certo...

Quem quiser ver o vídeo, clique aqui. Quem não tiver a fim, eu resumo: ele fala basicamente sobre as pessoas confundirem atitude com personalidade, e como uma crítica pode influenciar nesses dois fatores. Não é porque um indivíduo faz parte de uma banda colorida que sua personalidade é do mesmo nível que seu trabalho. E quando digo nível, digo opinião alheia sobre determinado assunto, seja boa ou ruim.

Exemplificando: creio eu, que a maioria das pessoas que leem meu blog ache o Fiuk oportunista e sem talento. Beleza! Agora o problema está no seguinte: só porque o Fiuk foi o principal personagem de uma temporada do programa Malhação ID, o que as pessoas pensam dele acabou estigmatizando todos os envolvidos no programa. Ou seja, todos os atores de malhação são oportunistas e sem talento. Isso não é verdade.

Eu tive a oportunidade de conhecer e conversar diversas vezes um ator que interpretou um dos principais personagens da mesma temporada de Malhação ID que o Fiuk participou, o Murilo Couto. Antes da Malhação ID, Murilo Couto era integrante ativo do maior grupo de stand up comedy do norte, o Em Pé na Rede. Como eu conhecia um integrante do grupo, acabei conhecendo todos os outros.

Depois de conversar algumas vezes com ele, e apreciar o trabalho do rapaz, pude perceber o quão talentoso ele é, além de extremamente humilde e gente boa. Totalmente o oposto do tipo de pessoa que dizem o Fiuk ser. Mesmo assim, para muitos, o Murilo Couto está estigmatizado pela suposta personalidade do Fiuk, que acabou afetando não a sua PERSONALIDADE, e sim seu trabalho. Ele é conceituado previamente: vulgo PRECONCEITO.

Mesma coisa o próprio Felipe Neto. Quem o conheceu depois que ele começou com os vlogs, acha que ele não tem nada na cabeça, é tendencioso e preconceituoso. Ele não é assim (talvez um pouco tendencioso, sim... Mas quem não é?). Como eu já lia o blog dele, quando ele só tinha 4 mil seguidores no twitter (acreditem, 4 mil só), eu fiquei espantado ao ver os seus primeiros vídeos, xingando todo mundo, gritando com todo mundo. Mas, depois eu percebi... Ele é muito esperto.

Felipe Neto está no mundo internético há muito tempo, e ele já tem uma ideia do que as pessoas gostam ou não de ver. Criou um personagem totalmente barraqueiro, que sai xingando todo mundo, expondo coisas que as pessoas “pensam, mas não falam”. Eu prefiro IMENSAMENTE mais o trabalho dele no Controle Remoto, mas blog do tipo dele, do tipo do meu, não tem muitas chances de futuro na internet não. Não tem lugar pra verdade e seriedade na internet.

De qualquer forma, é isso. Esse último vídeo dele foi o único que eu realmente gostei (não, gostei do Humor Politicamente Correto também, apesar de muita gente não entender por que...), e tive que deixar meu comentário sobre esse assunto. Boa sorte pra ele, boa sorte pro Murilo Couto (pro Fiuk não, porque ele tem papai famoso, não precisa de sorte) e pra mim também, né? Forte abraço a todos.

4 comentários:

  1. Realmente a critica sobre o trabalho de um ator nao pode se generalizar ao programa que ele participa, seja filme, novela, enfim, porque afinal, cada um luta para fazer seu personagem valer a pena, crescer a cada episodio, e tem muitos criterios que vao diferenciar um do outro: comico, tragico, romantico, enfim, cada um no seu intento, alias,no do roteiro.Acho que malhaação e escola, muita gente boa tem saido de la para as novelas, com merecimento, embora Fiuk pra mim tem seus meritos, no posso dizer que a malhaçao tenha a sua cara.Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sei não, acho que escolheu maus exemplos. Um ator, principalmente em projetos longos como novelas e seriados, está sujeitos ao talento do escritor e/ou roteirista. Princpalmente em início de carreira, onde precisa aceitar quase todo e qualquer trabalho até se dar o luxo de selecionar papeis.

    Já uma banda, invariavelmente, expressa a soma de opiniões e gostos de todos os integrantes. Do contrário, trata-se obviamente de um trabalho vendido e isso dá até mais margem, sim, para se questionar atitudes e personalidade dos músicos.

    Já um vlogueiro, este realmente não tem desculpa, já que não se trata da soma de opiniões e gostos, o resultado final é realmente a sua opinião e seu gosto, mesmo que de forma escrachada e dramatizada.

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR, LEIA ESSA MENSAGEM!!! É SERIO!!!

TODOS os comentários passam por moderação minha antes de irem ao ar, devido a pessoas que só fazem propaganda ou que xingam utilizando palavras agressivas demais. Não deleto comentários que contenham críticas, sejam boas ou ruins, afinal, todos tem direito de expressar sua opinião.

Bom, como eu ainda uso o Blogspot, as vezes o comentário só vai de segunda. Portanto, escreva sua mensagem, selecione-a e copie. Caso não receba uma mensagem dizendo que o comentário foi postado (mas ainda estará sob moderação), só cole de novo, que de segunda vai!

Esse é o Blogspot ferrando vocês!