segunda-feira, 6 de setembro de 2010

5 milhões de seguidores? Pra que?




A desigualdade social está cada vez mais percebível hoje em dia. Mesmo que o governo ou as pessoas tentem esconder, não se pode deixar de notar na discrepância social, econômica e cultural entre pessoas de bairros vizinhos. Essa desigualdade, porém, está se estendendo a ponto de adquirir praticamente um novo tipo: a desigualdade ego-social-popular (eu inventei isso mesmo). Veja do que se trata...

Comecei no mundo das redes sócias há uns anos aí... Meu primeiro contato foi com Orkut e MSN (sim, comecei tarde), durante meu período no colégio. Teve até um caso que contei AQUI sobre eu escrever certo no MSN, e um colega de classe dizer que eu escrevo “tudo errado”. Ele não deixa de estar certo: para os padrões e costumes do MSN, eu escrevo “muito errado”! Exemplo abaixo:


Conforme as redes sociais foram evoluindo, ganhando importância e espaço, a necessidade de se tornar popular também foi. Antigamente, era fácil ser “popular”. Exemplo: O Orkut. Era só sair adicionando tudo que era perfil, que eles MUITO PROVAVELMENTE aceitariam você de volta. Ou seja, era uma relação de reciprocidade. Hoje em dia, acabou isso.

“Bem vindo ao Twitter, uma rede social que vai fazer você se sentir um merda!”... Pode acreditar, é assim que muita gente pensa.



Claro que o exemplo acima é absurdo: uma estrela respeitada de Hollywood com uma pessoa que malmente usa o Twitter. O que importa é que mostra meu ponto de vista.

Muitas pessoas enxergam o Twitter como uma disputa de popularidade: quem tiver mais seguidores, é o melhor! O que, porém, um determinado número de seguidores quer dizer? A pessoa não vai ganhar absolutamente NADA com isso! É só mais uma forma de massagear o ego e se sentir importante entre tantos outros.

Claro, diversos artistas participam agressivamente do Twitter, mas isso é outra história. Essas pessoas colaboram de alguma maneira para a sociedade, seja produzindo, atuando, cantando, dançando, seja lá que outra forma. E tenho CERTEZA que a última coisa que importa, pra eles, é o número de seguidores em uma rede social. As pessoas apreciam (ou não) o trabalho deles, sem se importar com sua popularidade em relação a outras pessoas.

No Orkut, você adicionava alguém, e essa pessoa, automaticamente adicionava você. Para os preocupados com popularidade, isso era JUSTO. No Twitter é diferente: você segue a pessoa, mas a pessoa não tem obrigação de seguir você. E, acredite: é MUITA falta de educação você pedir pra pessoa seguir você. Quem garante que você não é um chato que fica escrevendo seu cotidiano em 140 caracteres?

Pessoas como Luan Santana e Justin Bieber tem MUITOS seguidores. O que isso lhe diz? Número de seguidores, de repente, deixou de ser sinônimo de talento, não? Conheço humoristas maravilhosos que não tem metade do número de seguidores desses caras citados acima, mas que eu respeito e admiro milhões de vezes mais! Aqui, alguns exemplos:



Portanto, deixe de lado essa idéia de que “seguidores no twitter é igual seu pinto em centímetros: quanto maior o número, mais a galera te respeita”. E outra: pessoas que só falam/seguem quem tem mais seguidores, também não merecem meu respeito. Twitter não é disputa, diferenciação ou aprovação... Twitter é integração! Conheci pessoas maravilhosas pelo twitter, independente do número de seguidores que elas tinham, e é isso que importa!

3 comentários:

  1. Ótimo texto, cara.

    Muita gente entra no twitter achando que a quantidade de seguidores vai determinar a sua relevância na rede social, enquanto existem pessoas muito mais interessantes sem tantos seguidores e parecendo não se importar tanto com isso.

    João Linno - http://mosaicultural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Com a massificação das redes sociais todo mundo quer virar sub celebridade,claro que generalizei,mas o que as pessoas pensam é que quanto mais seguidores melhor.Ao passo que,na minha opinião,vc tem que ter um bom conteúdo pra passar aos seus seguidores,tipo não falar só besteiras,mas também não ser aquela pessoa q só critica quem escreve besteira.Uma outra coisa que eu super prezo no Twitter,a pessoa tem que ter no mínimo o bom senso de escrever certo pq escrever errado é unfollow na certa...
    enfim,seu texto tá muito bom. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Vinicius passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR, LEIA ESSA MENSAGEM!!! É SERIO!!!

TODOS os comentários passam por moderação minha antes de irem ao ar, devido a pessoas que só fazem propaganda ou que xingam utilizando palavras agressivas demais. Não deleto comentários que contenham críticas, sejam boas ou ruins, afinal, todos tem direito de expressar sua opinião.

Bom, como eu ainda uso o Blogspot, as vezes o comentário só vai de segunda. Portanto, escreva sua mensagem, selecione-a e copie. Caso não receba uma mensagem dizendo que o comentário foi postado (mas ainda estará sob moderação), só cole de novo, que de segunda vai!

Esse é o Blogspot ferrando vocês!