terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Deixa eu ser seu amigo?

É incrível como as pessoas se preocupam tanto em serem aceitas pelos outros. Talvez seja o medo de terminarem sozinhas, ou talvez a falta de atenção por parte dos pais. A verdade é que não importa muito, o que importa é: até onde a busca por aceitação vai levar o ser humano?


Nos meus tempos de colégio, presenciava demais esse tipo de comportamento. Pessoas que não tinham muitos amigos (que pra falar a verdade, eu acho até melhor), e buscavam aprovação por parte dos mais "populares" da escola, pagando lanches e colocando as "músicas da época" no celular (sendo que o indivíduo nem gostava) pra chamar atenção do pessoal.


Teve um tempo, na minha escola, que utilizávamos toda semana a sala de informática pra fazer trabalhos, mas ficávamos mesmo era no MSN. Eu, como ainda não tinha internet em casa, criei meu MSN naquela época, e comecei a conversar com o pessoal da sala, seja na sala de informática no colégio, ou em Lan-house. Como eu havia acabado de entrar na modinha, ainda não havia adquirido os vícios de gramática da internet (flando q nem jvens, assm), portanto, escrevia como escrevo este texto. Então, um belo dia, bati um papo online com um amigo da sala, e ele, como quase todos, escrevia em internetês. Na manhã seguinte, no colégio, ele começou a dizer: "Ei, já conversou com o Vinícius no MSN? Ele escreve tudo errado!".

...

Eu? Eu escrevo errado? O elemento me escreve "ksa", "shopi" e "ngm" e EU escrevo errado?

...

E o pior de tudo, é que alguns até concordaram, e riram. Sabe como eu me senti? Superior. Senti-me como um Deus no meio de mortais ignorantes. Sabe o que é isso? Aculturação. As pessoas adquirem a cultura ao seu redor para se inserir, custe o que custar (nesse caso, custou a inteligência). Sinto pena, de verdade.

Meus amigos sabem, e quem está por perto, mesmo que não me conheça, percebe: Eu sou direto, falo na cara e não fico com falsidade. Não consigo agir de acordo com os "contratos sociais" nem ficar de lenga-lenga. Pior coisa é aquele joguinho de "eu finjo que te engano, e tu fazes que acredita". Um dia desses, meu amigo pediu pra uma amiga apresentar uma garota pra ele. Aí fica naquela coisa: Olha, fulana, meu amigo quer te conhecer... Daí marca um lugar, todo mundo se encontra, ai fica aquela tensão no ar, todo mundo fingindo que está tudo normal, com cara de paisagem, fazendo aqueles joguinhos de palavras, sem arriscar, pois não sabe se a menina quer ficar contigo ou não. Como já dizia Matanza: Eu só posso dizer uma coisa... PUTA QUE O PARIU! Porra! Quer pegar a menina? De duas uma: ou a tua amiga fala logo a verdade, ou vai você mesmo e fala.

Aprendi muita coisa com meu último relacionamento (namoro de um ano e meio), e percebi que a melhor coisa que tem é ser direto, e além de tudo, ser você mesmo. Se as pessoas ao seu redor não gostam, paciência. Eu tenho ótimo amigos, que só fazem rir do meu jeito de falar as coisas. Tanto que, as vezes, eu falo alguma coisa pra alguém, e um amigo meu está por perto, ele me olha com aquela cara de "tu é doido, como tu fala uma coisa dessas".


Não é certo ficar se escondendo, ficar usando máscaras. Se você é daqueles que quer ser aceito pelos outros (claro, quando não tem nenhum motivo maior por trás, como troca de favores ou objetivos políticos), me desculpe, mas você é um fraco. Eu não me importo em ser aceito por ninguém, pelo contrário, eu que aceito ou não as pessoas que conheço. Sou muito fácil de conversar e de agradar, e também consigo agradar a todos ao meu redor. Seja você mesmo, que uma hora ou outra, você vai encontrar as amizades certas para você.

4 comentários:

  1. bom texto.
    sinceridade e 'verdadeirismo' [eu sei, essa palavra não existe, mas você entendeu!] são o melhor que há.

    ResponderExcluir
  2. Opa! Gostei das ideias ... A menina aí de cima, que é fã dos neologismos, me indicou e curti.

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. muito bom mesmo garoto!
    Lembro que no meu tempo de escola tbm era assim!

    ResponderExcluir
  4. Não é quantidade, mas sim qualidade. Essa máxima vale muito hoje em dia para tudo (inclusive no twitter), mas para um círculo de amizade é perfeita. Eu sempre me comportei de maneira própria, já fui taxado de esquisito... Enfim, eu tenho orgulho de ser diferente. Afinal ser diferente é normal!
    PS: Deixa eu ser seu amigo? rsrsrs

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR, LEIA ESSA MENSAGEM!!! É SERIO!!!

TODOS os comentários passam por moderação minha antes de irem ao ar, devido a pessoas que só fazem propaganda ou que xingam utilizando palavras agressivas demais. Não deleto comentários que contenham críticas, sejam boas ou ruins, afinal, todos tem direito de expressar sua opinião.

Bom, como eu ainda uso o Blogspot, as vezes o comentário só vai de segunda. Portanto, escreva sua mensagem, selecione-a e copie. Caso não receba uma mensagem dizendo que o comentário foi postado (mas ainda estará sob moderação), só cole de novo, que de segunda vai!

Esse é o Blogspot ferrando vocês!