Lembra quando você era criança? Bastava um par de amigos, uma bola, um espaço de 10 metros quadrados e pronto! Era diversão pro resto do dia. À medida que você cresce isso vai mudando. Suas buscas por entretenimento vão ficando cada vez mais selecionadas (e caras!), e você não consegue mais se contentar como antigamente. Isso acontece em diversos setores da vida.
Quando eu era mais novo, no auge dos meus 15 anos, eu tinha dois amigos muito peculiares (na verdade, só tenho amigo de infância figura, ainda vão ouvir falar muito sobre eles), porém super distintos. Um deles era o EFEITO, o outro era o BORBOLETA (nomes falsos, lógico). O EFEITO era do tipo criado nas rédeas pela mãe: não podia sair quando queria; quando podia, tinha que chegar em casa antes das 8 da noite (onde os próprios pais iam buscar); jogava videogames para se divertir; suas saídas eram fast-food e cinema; não tinha namorada, nem dava em cima de garotas, nem pensava em fazer isso, só queria seu cotidiano simples e pacato. Já o BORBOLETA era diferente: morava com familiares que não eram os pais; tinha completa liberdade pra fazer o que quisesse; saía pras "ondas" mais esquisitas; queria pegar mulheres (raramente conseguia); inventava histórias e experiências onde ele sempre se dava bem.
Agora vamos analisar suas vidas. Chego à escola, segunda-feira, e me sento para aguardar meus amigos e o professor chegarem. Primeiro chega o EFEITO. Entra normalmente na sala, me olha sentado lá no fundo, sorri, e vai a minha direção para contar como foi seu domingo maravilhoso com o jogo novo que ele tinha comprado, e como conseguiu zerar antes das 10 da noite, na hora de dormir. Logo em seguida entra o BORBOLETA, com passos lentos, olhando para o chão, evitando luz direta nos olhos, sonolento e ressaqueado do domingo pertubador e alcoólico que teve, onde malmente se lembra de algumas partes do dia. Senta ao meu lado, e fala que escola é uma merda e não conseguiu comer a menina que ele queria. Agora você, me diga: quem ali era mais feliz? O garoto preso em casa pela mãe super-protetora que fica jogando videogames e comendo besteiras o dia inteiro? Ou o garoto livre, sem responsabilidades nem ninguém pra mandar nele, que procura aventura em um mundo totalmente novo para seus juvenis 15 anos de idade?
Felicidade é relativa. Não é porque você tem um xbox 360 com 500 jogos, ou uma Land Rover de última geração que você vai sorrir o dia inteiro como meu amigo EFEITO. Recordo-me até de uma vez, quando estava em sua casa, sua mãe me parou e disse assim: "olha Vinícius, não quero você apresentando mulher nenhuma para meu filho, ele é só meu", enquanto isso, ele rindo sem graça no sofá. Sempre achei aquilo um absurdo, mas ele conviveu muito bem com essa situação. Ele se sentia protegido, se sentia de certa forma querido, amado.
Bem, hoje? EFEITO tem uma namorada, já dirige, cursa uma boa faculdade, tem um xbox 360 (eu quero!) e é super feliz com seu cotidiano pacato e simplório. BORBOLETA? Da última vez que soube, ele alisou o cabelo, pintou de laranja, não parou em faculdade nenhuma, inventa história sobre mulheres lindas que querem ele, prega a palavra de Deus (essa é a pior, sem dúvida) e tem problemas com cigarros.
Abra os olhos, não é porque seu amigo é feliz sendo playboy, fumando maconha, viajando todo mês, morando sozinho, traindo a namorada que você será também. Encontre o seu próprio "par de amigos, uma bola, o espaço de 10 metros quadrados" e vá ser feliz! Seja o amigo EFEITO de alguém! Você que vai causar inveja sorrindo o dia inteiro.
Muito filosófica sua escrita, menino! Parece até artigo da revista Ciência e Filosofia.
ResponderExcluirEspero que você continua nesse estilo (especificamente do post em questão) para poder acompanhar sua evolução na concdição de seguidor!
Abraço e evolução sempre!
nao acho mesmo que seja o melhor do mundo, desculpe os termos mas po fotografo da playboy é fazer foto de mulher pelada, putaria com drogas etc.. melhor ser feliz com uma profissao que voce goste
ResponderExcluirhttp://viniciusoliveiraa.blogspot.com
comenta?
Se eu tivesse uma land rover eu estaria sorrindo o dia inteiro. hahaha!
ResponderExcluirEspero que você seja o amigo EFEITO do meu irmão! =]
mmmuito inteligente seu post , realmente cabe a ca um a busca de sua propria felicidade :)
ResponderExcluirRealmente, isto é uma ótima reflexão em relação a busca da felicidade contemporânea. Viva os 'efeitos' da vida.. =) Boaa Vinicius!
ResponderExcluirMuito bom esse post !
ResponderExcluirConheço essa "BORBOLETA" de algum lugar...
kkkk...
A vida é única e exclusiva. A felicidade é relativa. Agora encontrar o caminho certo é o mais complicado,
ResponderExcluirobs: Você já conseguiu o xbox 360?