terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A sombra da hipocrisia


Áh! A hipocrisia! A ferramenta que nos torna aceitáveis e se faz mascara, escondendo a pessoa cheia de defeitos aos padrões impostos pela sociedade. Sempre tem um bonitão que fala quando vê alguém cutucando o nariz: “Credo! Seu nojento, tirando meleca do nariz!” alto e claro para que todos possam ouvir, e assim, o pobre limpador de salão receber toda a atenção negativa, e o bonitão ficar como o sujeito limpinho do lugar. E isso acontece diversas vezes ao dia, durante toda a sua vida! E você não pode fugir disso, porque as pessoas são hipócritas por natureza.

Sabe quando você mente para seu professor, que deu problema na família, ou o cachorro comeu seu trabalho, ou que você quebrou a perna ontem, mas hoje já ta normal de novo? Pois é, são mentiras sem vítimas, que não ferem ninguém, dando apenas razão para sua irresponsabilidade. Existem hipócritas nesse mesmo estilo. Aqueles que só agem dessa maneira com objetivo de serem aceitos nos grupos sociais. Desses, eu até entendo (moderadamente).

Não sou psicólogo, nem terapeuta, nem a Oprah, mas uma coisa é certa: problemas emocionais na infância geram problemas maiores no futuro! Conheço pessoas que, quando crianças, eram sempre as excluídas, ou as mais tímidas, ou as mais chatas. Todas elas têm algo em comum: foram tratadas, alguma vez, com reprovação. E isso as feriu, tornando-as pessoas com necessidade de atenção, necessidade de ter sempre pessoas ao redor, que gostem delas, que amem elas. E então, viram os “hipócritas problemáticos” que tanto falo, daqueles que você não pode dar um deslize, que já enchem os pulmões pra te fazer passar vergonha na frente de todos (se não tiver ninguém olhando, ele guarda a história pra quando tiver).

- Ei, o que é isso aqui? Filme pornô?
- É.
- Ahhh! Seu punheteiro! Ninguém sabe desse teu lado, né?
- ?
- Ei galera, olha aqui, o Marcelo fica vendo filme pornô o dia inteiro!
- ...

E essa aí é fraca...

Mas não tem como falar em hipocrisia sem falar dos religiosos. Aquelas pessoas que dão um ar de graciosidade, e pregam o bem e a paz, transferem suas responsabilidades para o divino, e doam dinheiro à igreja pra sentirem-se bem com sua consciência. A maioria não sabe nada de sua religião, não pratica o que prega e critica quem também não o faz. E alguns são até incoerentes, como por exemplo, um católico que é a favor do aborto e usa camisinha não faz sentido, ele não pratica o que prega!

E aquela eterna briga entre católicos e evangélicos, ambos pregam a paz, respeito entre as diferenças, aceitação entre os irmãos, mas não é bem isso que acontece, é um querendo converter o outro, procurando defeitos e problemas nas crenças uns dos outros. E a coisa ta mais light hoje em dia. Antigamente era a Santa Inquisição, e o diabo a quatro matando tudo que é nego que tinha opiniões diferentes sobre o funcionamento do universo. Mais pessoas foram mortas pelas mãos de religiosos, que qualquer outra coisa. E todo mundo sabe disso.

Pois bem, este, como meu primeiro post, foi um teste para a principal idéia do meu blog, que é justamente expor minhas idéias no meu blog. Se você gostou, obrigado, até comente. Se não gostou, pode expor sua idéia, mas em poucas linhas, pra não ter que ler muita besteira não rsrssrrsrs...

Brincadeiras a parte, abraços a todos.

6 comentários:

  1. Belo começo xD Gostei, Muito sucesso prot eu Blog, eu vou dar uma passada aqui sempre que puder, já tem uma fã \o
    bjus :Isah

    ResponderExcluir
  2. gostei de saber o q vc pensa sobre hipocrisia.
    Vc escreve bem, sabe expressar o q pensa...e como dizem:" pra bom entendedor meia palavra basta..."
    vc foi diretíssimo....

    ResponderExcluir
  3. Bacana Vinny... Continue expressando e manifestando seus pensamentos e emoções.

    Ricardo Miranda.

    ResponderExcluir
  4. Na realidade, tenho algo a acrescentar!Uma passagem de François duc de la Rochefoucauld que disserta: "a hipocrisia é a homenagem que é o vicío presta a virtude", devo dizer que entendo isso como a expressão do medo de sermos verdadeiros, já que na maioria das vezes dizemos algo e praticamos outra atitude, totalmente, adversa! Somos mais virtuosos por escondermos nossas falhas e por expor nossas virtudes! Mesmo que falsas, camufladas, inventadas! Sim a passagem eu tirei do google! Não seria hipócrita de dizer que sabia de cabeça! lorena...

    ResponderExcluir
  5. No caso de ser a favor do aborto e usar camisinha são coisas diferentes, pois você deve utilizar camisinha para não ter perigo de contrair DST, não para não ter filhos e mesmo sendo contra o aborto não significa que deve sempre praticar o aborto, sendo uma ação de risco para a mãe também se é mais simples e possui menos riscos o uso da camisinha.
    E se o cara fosse realmente católico praticante, ele seria contra.
    Tirando isso, bom texto.

    ResponderExcluir
  6. É o famoso faça o que eu digo mas não faça o que eu faço! Essa sociedade está mesmo condenada!

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR, LEIA ESSA MENSAGEM!!! É SERIO!!!

TODOS os comentários passam por moderação minha antes de irem ao ar, devido a pessoas que só fazem propaganda ou que xingam utilizando palavras agressivas demais. Não deleto comentários que contenham críticas, sejam boas ou ruins, afinal, todos tem direito de expressar sua opinião.

Bom, como eu ainda uso o Blogspot, as vezes o comentário só vai de segunda. Portanto, escreva sua mensagem, selecione-a e copie. Caso não receba uma mensagem dizendo que o comentário foi postado (mas ainda estará sob moderação), só cole de novo, que de segunda vai!

Esse é o Blogspot ferrando vocês!