quarta-feira, 30 de junho de 2010

Médico também erra... e feio!


Estamos em clima de copa do mundo, todo o Brasil torcendo por mais uma estrela acima do escudo da seleção nas nossas camisas, querendo novamente nos distanciar das outras nações (principalmente os italianos, aqueles safados, não tem o que fazer... ora porra...). Porém, jogos de futebol, sendo em copa do mundo ou não, compartilham de um problema muito grande: a característica humana de errar.

Os juízes de futebol (ou árbitro, como queira) são detentores das piores mães de todos os tempos. Nunca vi uma progenitora ser tão mal vista aos olhos da população futebolística quanto a mãe de um juiz. A principal causa dos milhares de xingamentos está concentrada nos erros (as vezes é roubo mesmo) dos árbitros durante partidas de futebol, afinal, eles também são seres humanos (muitas vezes são chamados de monstros também).

O grande problema é que esse tipo de característica não se aplica somente a juízes de futebol. Existe outra profissão onde erros são vistos com mais ódio e rancor do que uma bola entrar no gol por 2 segundos e não ser marcado placar. Estou falando da medicina. Profissionais que estudam para (teoricamente) garantir nossa segurança. E você, deixaria sua vida nas mãos de um rapaz de branco? Não, não estou falando do boto.

Que pai nunca sonhou que seu filho se tornasse um grande médico? Aquele profissional que as pessoas têm como a cultura de adorar? Aquele homem que todos os pais sonham que se case com suas filhas? Os médicos são cultuados de diferentes formas ao redor do planeta, mas todas com o mesmo significado: eles são fodas.

Eu acho essa puxação de saco totalmente desnecessária. O guerreiro me passa no mínimo 10 anos estudando, e quando começa a trabalhar, as pessoas o veneram como se fosse um Deus. Porra, o cara passou DEZ ANOS estudando, o mínimo que ele podia fazer era se tornar um médico útil! Eu o veneraria se ele só tivesse feito um intensivão de 6 meses daquela faculdade ali da esquina, e ter o mesmo desempenho que os outros. Isso sim é motivo para aplausos.

O problema é que, mesmo assim, esses “deuses” ainda cometem cada erro, que eu vou te contar... E vou expor alguns desses erros pra vocês, afinal, o principal motivo de eu escrever esse texto é esse. Fiquei pasmo com alguns que pesquisei, e isso só reforça mais a minha idéia de que um homem médico pra mim tem a mesma importância que um escrivão, seja lá que porra que o profissional dessa área faça.


O PRESENTINHO




Vou começar com o mais leve: Certa vez, um rapaz chamado Donald Church foi diagnosticado com um tumor. Sem pestanejar, se dirigiu ao hospital, onde fez uma cirurgia, que foi um “sucesso”. Acontece que os médicos simplesmente se esqueceram, e deixaram no abdômen do rapaz um retrator (que eu não sei nem pra que serve) de 13 polegadas! Olha que bacana! Por sorte (dos médicos), conseguiram remover o objeto antes que causasse qualquer problema grave. Ah, quase esqueci: o hospital foi obrigado a indenizar o “homem de ferro” com 97 mil doletas.

ANTES SACI DO QUE NADA


Esse aqui é um pouco (um pouco porra nenhuma, é MUITO) pior. Willie King tinha duas pernas (sabe o Saci? É tipo o Saci, só que com duas pernas). Os médicos deveriam amputar uma delas. Simples, não? Aparentemente, para os grande deuses da medicina, não. Os guerreiros simplesmente amputaram a porra da perna errada! Perder uma perna já é ruim, imagine duas! O cirurgião foi suspenso por seis meses e obrigado a pagar uma multa de 10 mil (que não é porra nenhuma pra um médico). E o guerreiro sem perna? Ganhou uma indenização de 900 mil mesmo...

A PIOR EXPERIÊNCIA DE DOR


Este aqui eu considero o pior, devido a minha aversão a dor (quem gosta se sentir dor? Nenhum integrante do Jackass lê meu blog mesmo...). Sherman Sizemore foi vítima do que os experts chamam de “anestesia consciente”, e dizem acontecer com 20 a 40 mil pacientes nos EUA por ano. Consiste em simplesmente, após uma anestesia mal aplicada, o paciente sentir qualquer dor, pressão ou desconforto causado durante a cirurgia. A internação de Sherman consistia em uma cirurgia exploratória no abdômen devido a uma dor desconhecida.

Eu não imagino o tamanho da dor que ele sentiu durante todo o procedimento. Os médicos e sua família falam que se tratava de uma dor excruciante, inimaginável a qualquer um de nós. Sentir cada corte de bisturi, cara toque, cara pressão. Sherman ficou tão traumatizado, que simplesmente não conseguia dormir, ficar sozinho, e achava que todos o queriam morto.  Duas semanas depois do ocorrido, Sizemore se matou. E ele não tinha nenhum histórico de problemas psicológicos antes disso.

Cada história que leio sobre esse tipo de coisa, me faz ter mais repulsa por médicos pomposos que exigem total respeito. Respeito não é automático, é merecido. Se você for um bom médico, vou recomendá-lo. Se você tiver doutorado, chamá-lo-ei de doutor. Enquanto isso fique sentadinho prescrevendo tylenol pra moleque bostelento.


33 comentários:

  1. Nossa, é realmente um assunto muito sério. Não tenho medo de cirurgias, ja fiz algumas, mas nunca tinha considerado essas hipoteses. hehe
    quando eu disse que queria fazer teatro pra minha familia eles até apoiaram (depois de um certo tempo), mas quando meus primos e conhecidos começaram a passar em medicina e tudo mais, até me assustei a empolgação com q eles davam as notícias.
    Se eu não fosse tão vagal eu até q gostaria de cursar medicina, é um assunto q me interessa. agora, para exercer a profissão tem mesmo q ter uma certa maturidade além do comum. e isso eu não tenho! sou dessas que arrancariam a perna errada hauahauahaua, por isso eu tive bom senso e fui pra área de artes..
    é isso aí amigo.
    parabens por mais um texto in-cre-í-vel!
    beesos

    ResponderExcluir
  2. Bom, o tema me agrada, sabes disso o/
    Eu concordo plenamente contigo que tal veneração de "Deuses" é desnecessária. Tá certo mesmo, e eu como estudante de medicina, vejo muitas pessoas entrarem na faculdade com o pretexto de levar esse "mérito", o que mais me assusta, pois estes, serão os profissionais ruins de amanhã. Todavia, eu percebo que os "erros" acompanham o ser humano (longe de mim inocentar os erros que tu citaste, por favor!), e assim, desde erros bobos e "consertáveis" até erros grosseiros e imperdoáveis. Felizmente (ou infelizmente)diferente das outras profissões, o nosso meio de trabalho é um ser humano, um ser vivo que deve ser tratado com muita cautela e cuidado, por motivos óbvios. Assim, o que cerca os erros médicos, variam desde jornadas desumanas de trabalho, salários ridículos (sim, não pensem que todo médico é rico, não é verdade), explorações por convênios e por fim e mais importante, o despreparo acadêmico, teórico e psicológico. Portanto, eu imagino que existe "casos" e "casos" como em qualquer situação e pelo fato de nós sermos o "material de trabalho", as dimensões de um erro acabam tomando proporções justamente (repito justamente) maiores. Ou seja, generalizar é injustiça.
    Então eu sugiro que ao procurar um médico/cirurgião, escolha um de confiança ou vá ao site do Conselho Federal de Medicina (cfm) para saber mais sobre o profissional escolhido!
    Ah, a parada do Doutor, tem toda uma história que é longa e vem antes do título de "doutorado", mas isso deixa pra depois!
    No mais, tylenol só se for de 6 em 6 horas ou mais hein! se não vai ter gente na emergência!

    abração primo, excelente o texto!

    Ian Fleury
    @ianfleury

    ResponderExcluir
  3. Fleury, realmente seu texto mostrando a realidade "humana" dos médicos é ótimo e o comentario do Ian também, muito bom.

    Existem outros tantos erros medicos de cirurgioes, que você também poderia colocar aqui, os quais se retratam na área de plastica, redução de peso e outros.

    Continue escrevendo seus textos, gosto do valor da critica que coloca sobre eles!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto...concordo com você quando você fala sobre veneração de "Deuses" é claro que é desnecessária.Na minha opinião todo mundo erra. Mas como o Ian falou no caso de médico o erro toma proporções maiores...10 anos de estudo não valem nada quando você entra no curso pensando no dinheiro,muita gente pensa que todo médico é rico, que o estudante de medicina saí rico da universidade e etc. Tais coisas podem até acontecer mas só se alcança tal objetivo se você levar a sério,estudar muito e gostar do que você faz, e olha que o curso de Medicina é um curso difícil em todo os sentidos tem que gostar mesmo...Acho que essas pessoas que escolhem uma profissão pelo dinheiro que ela dá,são os piores profissionais.
    Mas Vinicius acho que você generalizou muito...Da até medo de chegar perto de um Hospital pelo jeito que você falou!!! Mas mesmo assim, parabéns!!!!

    @millavads

    ResponderExcluir
  5. menos aí tambem.. ou vc acha o que, que o cara que esta prescrevendo o tylenol não se esforçou muito para isso? meu amigo o texto ficou bom, porém não subestime nenhum tipo de profissional.

    ResponderExcluir
  6. você esta exagerando nos SIMPLESMENTE amigo, mas o post ficou ótimo

    ResponderExcluir
  7. Sou Medico, como todos, fiz 6 anos de faculdade em horario integral, plantoes nao remunerados para aprendizado, ferias acompanhando cirurgias etc. Fiz 3 residencias medicas cada uma de 2 anos para me tornar o especialista que sou hoje. Residencia medica quer dizer total dedicacao ao estudo de sua area, e com uma bolsa de 1600 reais para trabalhar todos os dias, fins de semana e sobre-avisos noturnos, para entao ja com 32 ans entrar no mercado de trabalho. Se ilude quem acha q medico e rico, estudamos muito mais do que um juiz de direito e ganhamos infinitamente menos por hora trabalhada... Os erros medicos acontecem sim, como foi dito no texto, mas hoje ha uma banalizacao do termo "erro medico". Temos que lembrar que existem as complicacoes inerentes ao procedimento, que estao inclusive descritas na literatura, hoje acessivel a todos pela internet. E dificil as vezes ser medico quando penso em exemplos que vejo no dia-a-dia como um caso de um medico q estava em um restaurante, uma pessoa fez um edema agudo de glote (quando fecha a garganta devido alergia), e o colega teve a rapidez de fazer uma cricostomia (abriu a garganta dela com uma faca) e salvou a mulher. Mas ha uma complicacao nao incomum do procedimento que e lesar total ou parcialmente as cordas vocais. A paciente sobreviveu, mas com uma rouquidao, e ao invez de agradecer por estar viva, processou o medico!!!!!
    E dificil ser medico assim....

    OBS: O termo Doutor vem da antiguidade, oriundo de doutorare (aquele que promove a cura).

    ResponderExcluir
  8. Ja ouviu aquele velho ditado 'Errar é humano' bem mas nessa profissão voce não pode se dar o luxo de ser humano.

    ResponderExcluir
  9. tem um filme q mostra sobre o último caso, é um tal de AWAKE eu acho, e pra ser médico tem q ser mto bom msm

    ResponderExcluir
  10. É: Awake, a vida por um fio... Nunca vi esse filme, tenho vontade :P

    ResponderExcluir
  11. Tem um filme se não me engano com a Jessica Alba
    parecido com o caso do Sherman Sizemore.
    Só gostaria de falar com todo respeito aos médicos que estudam por vários anos e pagam mensalidades absurdas na faculdade.
    A medicina ocidental na opinião é atrasada, e só existe por causa dos habitos de lixo da nossa sociedade.
    Outro problema que vejo é principalmente em hospitais publicos voce fica 4 meses para ter uma consulta chegando lá o médico faz um pouco caso terrivel talvez seja por causa do estress causado pela alta carga horaria e pressao.
    Por essas e outras que só vou ao médico em caso de fraturas ou quando estou quase morto mesmo kkkkkkk.
    Desculpem pelos erros de português.

    ResponderExcluir
  12. Eu vi esse Awake, é MUITO bom. Sobre o post, gostei muito, bom mesmo.


    Criação e Otimização de Sites - 2si

    ResponderExcluir
  13. Olha, eu entendi o q vc quis dizer com esse post, mas vc coloco de uma forma como se tornar-se médico fosse a coisa mais facil do mundo. Primeiro, só pra vc entrar numa boa faculdade de medicina vc tem q decorar uma quantidade absurda de informações, q vc vai esquecer praticamente tdo com o tempo, pra faze uma maldita prova q vc pode ser reprovado por 1 questão! Quantos alunos ja fizeram até 6 anos de cursinho, tiveram q se submeter ao tradicional terrorismo, q quem ja fez vestibular sabe do q eu to falando, só q medicina é 10x pior pq é o curso mais concorrido. Segundo, se entra na faculdade já é dificil, concluir o curso é mto mais. Tem q ter total dedicação aos estudos, abrir mão de mtas coisas p estuda de manhã, de tarde e de noite. Terceiro, depois tem a residencia q cmo o nosso amigo médico ja falou tem q trabalhar todos os dias, inclusive com plantões noturnos e não é p atender os riquinhos não. Em sumo, aquele q escolhe seguir uma carreira médica tem q assumir uma responsabilidade quase q desumana, acontece q médicos não são máquinas, são humanos tbm, assim cmo vc. Não é nem um pco justo massacrar um médico por ele ter errado, pq ele tb tem problemas familiares, emocionais e nao se sente bem todos os dias. Não to querendo "endeusar", mas vc não tem o direito de desmerecer esses profissionais, q tem sim mto mérito pelo esforço q fazem. Então eu espero q vc lembre bem disso quando a sua vida depender desse profissional q só " preescreve tylenol pra moleque bostelento".

    ResponderExcluir
  14. Muita gente posta aqui só querendo criticar e ir na onda!

    A medicina ocidental está atrasada?! Ok, então não tome remedios, tome chá.

    o último caso pode não ter sido uma anestesia mal-aplicada, e sim uma reação do corpo do paciente.
    Erro médico? não, cada organismo é unico!

    Hoje em dia tudo que acontece é erro médico. Só criticam os médicos e tudo mais.

    Mas quando precisam deles, vem correndo, como se nunca tivessem criticado.

    Acho ridiculo.

    ResponderExcluir
  15. Como eu disse: existem médicos super competentes, que ficaria feliz em recomendá-los. O objetivo do texto foi mostrar que existem médicos irresponsáveis que erram feio, e dessa forma, toda a cultura de "endeusar" esse profissionais é ultrapassada e errada.

    ResponderExcluir
  16. Coitado é um leigo !
    Vai la INTENSIVAO DE 6 MESES!

    ResponderExcluir
  17. ^^^^^^^^
    Ironia: Algumas pessoas simplesmente não entendem...

    ResponderExcluir
  18. Olha ... eu estou cursando o segundo período da faculdade de medicina e, apenas nesse primeiro ano de estudo, já posso confirmar o quanto é difícil. Além de estudar muito, todo médico ou estudante tem abrir mão de muita coisa. Eu tenho 18 anos e, praticamente todo final de semana, passo a maior parte em cima dos livros enquanto os meus amigos estão por aí se divertindo. Pode parecer futilidade, mas só quem passa por isso sabe que é mais complicado do que parece. Quanto aos erros médicos, acho que como em toda profissão há maus profissionais e há erros humanos, mas isso não é motivo pra criticar uma classe profissional inteira. E quanto ao que você falou sobre "endeusá-los", acho que todo médico deve ser, sim, extremamente respeitado, por que todo médico deixa MUITO da sua vida e estuda MUITO para salvar a vida de outras pessoas, o que não acontece tão intensamente em nenhuma outra profissão.
    E você, faz o que pela sociedade?

    ResponderExcluir
  19. Ahh ... e, antes de falar de um intensivo de seis meses, deveria dar uma olha nos livros usados pelos médicos: anatomia, fisiologia, semiologia, histologia, embriologia, genética, bioquímica, biofísica, epidemio ... Gray, Sobotta, Gardner, Alberts (a bíblia do primeiro período), Junquira e Carneiro e muitos, muitos outros.

    ResponderExcluir
  20. Mayara: Ai meu deus... Vai ser médica e não sabe interpretar um texto... Meu primo que tá no oitavo periodo de medicina leu, entendeu, e concordou. Minha querida, eu estou falando sobre médicos irresponsáveis, e não de todos os médicos, entenda isso, por favor (já cansei de explicar pra meia dúzia de pessoas). E outra coisa, não vem com esse papo de altruísmo pra cima de mim, perguntando o que eu faço pela sociedade. Se você realmente é livre de egoísmo, seja médica de gente sem dinheiro, ajudando sem receber nada por isso beleza?
    obs: Ano que vem me formo em comércio exterior, e minha "ajuda pra sociedade" vai ser indireta, mediante novos empregos, fomento de MPEs, e quem sabe até não dou aula?

    ResponderExcluir
  21. "Enquanto isso fique sentadinho prescrevendo tylenol pra moleque bostelento."
    quiahqiuahqiuahqiahquahqiuhaiquhaquiahqiuahquah
    Ótima frase!

    ResponderExcluir
  22. Talvez isso possa te assustar, mas no primeiro caso, da válvula maleaveal... Ja vi 1 caso desse instrumento(iguaizinhos o da foto) esquecido dentro de um paciente, e isso que soh estou no 5 ano de medicina... Acontece que em algumas cirurgias vc usa essas valvulas pra afastar as estruturas pra dar uma visibilidade melhor, e algum cirurgiao desantento pode acabar esquecendo de fazer a revisão da cavidade.

    Quanto a história de anestesia acordada, acho mais dificil, ainda mais que durante uma anestesia são usadas varias substancias que cursam com uma amnesia anterógrada, ou seja, o paciente nao iria se lembrar do que aconteceu...


    Bom, agora vou me defender também...

    "A medicina ocidental na opinião é atrasada, e só existe por causa dos habitos de lixo da nossa sociedade.
    Outro problema que vejo é principalmente em hospitais publicos voce fica 4 meses para ter uma consulta chegando lá o médico faz um pouco caso terrivel talvez seja por causa do estress causado pela alta carga horaria e pressao."

    Bom se você acha a medicina ocidental tão atrasada, como vc justificaria o fato de a expectativa de vida na China ser em torno de 50 anos, lá a medicina alternativa ainda é muito usada...

    Quanto ao serviço publico, realmente as vezes atendemos rápido de mais, mas como vc atenderia mais atensiosamente recebendo entre 4-10 reais por uma consulta? Voce acha que isso paga o tempo todo de estudo necessário?

    ResponderExcluir
  23. Trabalho em uma drogaria e sou um simples balconista. Mas as vezes pego prescriçoes médicas absurdas. E os médicos são endeusados de toda forma... Concordo com o texto sim. Um dia um cliente iria, pela prescrição, tomar ( pela boca ) um remédio de uso tópico. Ai falei pra ele que não era recomendado. Então ele disse: "O médico que mandou. Por acaso voce é médico??" Ai liguei pro médico em questão dizendo que queria confirmar a prescrição e ele me disse que eu não deveria contestar e só vender o medicamento por que eu sou só um "vendedor" e quando expliquei a situação ele agradeceu em nome de Deus por eu ter ligado porque o paciente poderia perder o estômago. É Freud...

    ResponderExcluir
  24. @WickerMan, voce disse: "Quanto ao serviço publico, realmente as vezes atendemos rápido de mais, mas como vc atenderia mais atensiosamente recebendo entre 4-10 reais por uma consulta? Voce acha que isso paga o tempo todo de estudo necessário? " Voce TEM de atender com atenção. Ninguém te obrigou a ser médico. Ninguém te obrigou a estudar. Voce ta la porque quis meu caro! Por causa de pessoas como voce meu irmão tinha várias pedras nos rins (E todos sabem a dor que é) e teve que ficar 15 dias tomando Luftal. Ah, eu também lido com vidas meu caro ganho R$ 5, 25 POR DIA e nem por isso trato as pessoas com descaso. se voce ganha R$ 4,00 por consulta no minimo atende umas dez pessoas por dia né? Afinal é so prescrever Tylenol e Amoxicilina. Por isso tantas pessoas se automedicam. Sabem que os médicos vão atende-los de qualquer jeito...

    ResponderExcluir
  25. Nem tinha visto isso... WickerMan disse: "Quanto ao serviço publico, realmente as vezes atendemos rápido de mais, mas como vc atenderia mais atensiosamente recebendo entre 4-10 reais por uma consulta? Voce acha que isso paga o tempo todo de estudo necessário?"

    Esse é o típico médico que meu primo mencionou acima: segui a carreira por dinheiro, e acha que a qualidade de seu serviço tem que ser proporcional a quantidade de dinheiro que ganha. Bela defesa que você fez, meu caro.

    ResponderExcluir
  26. Agora que parei pra pensar que recebo uma merda....

    ResponderExcluir
  27. Da R$ 42,00 por dia. R$5,25 por hora. Agora as contas estao certas... É . É uma merda.

    ResponderExcluir
  28. Cara, eu não sigo carreira medica por dinheiro, se quisesse isso teria feito outra coisa.
    Um médico especialista estuda 6 anos de faculdade mais 4 anos de residencia. Voce acha que receber 10 reais por hora é um valor justo pra isso? Não é questão de ser dinherista ou não, é questão de se valorizar.

    O que aconteceu com teu primo é que provavelmente um médico ruim o atendeu, isso porque o sistema paga mau, então quem é bom nao se sujeita a trabalhar por esse valor baixo. Porque eu faço diagnostico de pedra no rim em menos de 10 minutos, e nao trataria com luftal.

    Quero saber quem aqui gostaria de ver seu trabalho desvalorizado como a medicina é muitas vezes, e quem trabalharia bem não sendo devidamente recompensado.

    ResponderExcluir
  29. Ah sim, antes que digam que sou uma pessoa do mau, sem coração. Médico é como qualquer outro profissional e quer ganhar bem. Assim que me formar pretendo sim atender a população que nao tem condições de ter um acesso a saude adequado, mas atenderei de graça, e nao desvalorizando meu trabalho a 2 reais a consulta.

    ResponderExcluir
  30. Passa 10 anos estudando então, bonzão. Se vc aguentar sem pedir arrego vc vem falar cmg de novo...

    O pior é depois de tudo o que vc passa na faculdade de medicina ainda ter que ler esse tipo de comentário...

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR, LEIA ESSA MENSAGEM!!! É SERIO!!!

TODOS os comentários passam por moderação minha antes de irem ao ar, devido a pessoas que só fazem propaganda ou que xingam utilizando palavras agressivas demais. Não deleto comentários que contenham críticas, sejam boas ou ruins, afinal, todos tem direito de expressar sua opinião.

Bom, como eu ainda uso o Blogspot, as vezes o comentário só vai de segunda. Portanto, escreva sua mensagem, selecione-a e copie. Caso não receba uma mensagem dizendo que o comentário foi postado (mas ainda estará sob moderação), só cole de novo, que de segunda vai!

Esse é o Blogspot ferrando vocês!