quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Inteligência artificial

Pessoas confundem inteligência com conhecimento. E isso me irrita. Começa quando você está na escola ainda, e seus pais e professores (implicitamente) comparam alunos excelentes, com alunos regulares e ruins, por meio de suas conquistas escolares. Não é porque Pedro só tira nota 10 nas provas que ele é mais inteligente que Marcos, que tira entre 6 e 8. Inteligência não é conhecimento. Fato.

Nos meus tempos de colégio, nunca fui estudioso. Não gostava de estudar tantas matérias, porque em maioria, não me interessavam. Mas sempre me saía nas provas, e nunca corri risco de reprovar. O problema eram os CDF´s. Ah, esses porras... Não tem o que fazer, ficam estudando o dia inteiro. E o que acontece quando eles estudam o dia inteiro? Eles se dão muito bem nas provas, e são "melhores" que os alunos comuns. Melhores ao ver dos professores! A meu ver, são uns desocupados.

Na minha sala de aula, tinha uns três CDF´s. Um belo dia, fui bater um papo com um deles, e descobri que seu dia-a-dia era mais ou menos assim: acorda, toma café, vai pra aula, volta da aula, almoça, estuda, lancha, estuda, descansa, estuda, janta, revisa a matéria, e dorme. Daí pensei: Tem que fazer isso pra tirar 10? Nossa... Mas resolvi tentar. Chegando perto das provas, escolhi uma matéria, e estudei 20 minutos por dia, durante 2 dias. Fiz minha prova, tirei 10. Recebendo minha nota, olhei pro CDF, e pensei, com toda minha classe e sutileza: "Seu merda!".

Resumindo: muito provavelmente eu sou mais inteligente que aquele doido, que precisa de um dia inteiro pra tirar nota máxima, enquanto eu preciso de 20 minutos.

To cansado de ouvir que médico é inteligente, que advogado é inteligente. Existem médicos inteligentes? Sim. Existem advogados inteligentes? Sim. Assim como existem carteiros e faxineiros inteligentes. A pessoa pode ter todo o conhecimento de sua área, e ser burra. Eu já vi. Burrice não é um estado, não é uma fase, é uma maldição. Melhor ser uma pessoa ignorante, do que uma pessoa burra. Ignorante não sabe, mas pode aprender. O burro não.
Para a sociedade, inteligência está diretamente ligado ao grau de instrução. Faculdade é a salvação dos idiotas. É a conquista de uma inteligência artificial através de um pedaço de papel que você pega quando termina o curso. Os mais velhos (pais, tios, tias) acreditam nisso cegamente. Você trabalha desde os 16 anos, comprou um carro sozinho, ajuda a família, ministra palestras, ensina seu irmãozinho e cuida de sua avó, mas não tem faculdade? Então você é um merda se comparado ao filhinho de papai que ganhou um carrinho porque entrou na faculdade, dorme até tarde, não trabalha porque ganha mesada e está de dependência em 3 matérias de anos anteriores. Triste.

Já é clichê moleque se formar na universidade, e ficar em casa, porque não consegue emprego. E o pior é que isso não importa! Os pais vão continuar se orgulhando do filho que passou na faculdade, muito provavelmente porque se encostou a algum CDF durante o curso inteiro. Já vi isso na MINHA sala. Bonitão que chega, copia as respostas dos outros, e entrega pro professor. O que ele aprendeu com isso? Aprendeu que quando mais rápido você cola de alguém, mais rápido você entrega o exercício e mais cedo pode voltar pra casa pra ver Big Brother.

Eu, particularmente, não sinto a mínima pena dessas pessoas. Eu faço faculdade, estudo pouco, e tiro notas boas. Assim como tenho amigos que estudam muito, e tiram notas menores que as minhas. Bom, ele não tem culpa, algumas pessoas precisam se esforçar mais, outras não... Sorte minha ter nascido inteligente ;)

9 comentários:

  1. =P podes crer, minha mãe e minha irmã adoram dizer que inteligente é quem tira notão, isso é FRUUUUstrante, consigo resolver um puzzle rapidão e elas me ignoram!, sacanagem ó.... Inteligencia é saber pensar =DD

    ResponderExcluir
  2. Vixe!!!

    é uma embate longo...
    um assunto interesantíssimo!

    Acredito que não exista "pessoas burras", acredito que há diferença sim entre ser inteligente e ter conhecimento(ops), agora eu acho que não.
    Ser inteligente é ter conhecimento!?
    Ter cconhecimento é ser inteligente!?
    Ou ser e ter, ter e ser, não ter e ser...

    é uma longa pesquisa!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o menino acima, até que ponto dá pra separar uma coisa da outra? Não sei. Mas acho sim que existem aqueles que, como tu dizes, nasceram inteligentes, e os outros.
    Acho que a virtude está em buscar e EXERCITAR A INTELIGÊNCIA - a quem interessa - independente de dito como inteligente ou burro. Digamos que os inteligentes tenham mais facilidade de aprender, resolver, pensar, sei lá... Mas nada adiantaria ter nascido assim, se não alimentam essa "vantagem". Talvez os burros sejam apenas preguiços de aprender, saber ou mesmo pensar e por trás se esconda um inteligente em potencial. Também pode ser ao contrário, nasceu "burro", com uma certa dificuldade em entender disso ou daquilo e adquiriu conhecimento. Será que é burro então? Até porque, e principalmente, por isso ser relativo. Ninguém é perfeitamente inteligente ou terivelmente burro. No meu caso: estudei contigo no convênio, e tirava, na maioria notas boas, não sei se me consideravas uma CDF... mas eu estudava, relamente grande parte do meu dia, porque eu queria saber o máximo possível pra passar no vestibular, era o meu objetivo. Passei e já até esqueci muitas coisas que eu estudei. Mas eu acho que exercitei a minha mente, a PENSAR, saber pensar, querer pensar. Isso faz toda a diferença. Na faculdade tem uma matéria que eu nao consigo entender como as outras pessoas, sou burra pra ela. Qd o professor explicava, muitos pegavam de primeira, eu só na décima... Reconheço que tem muita coisa que eu não tenho nem idéia desse assunto, mas ultimamente eu aprendi a pensar sobre ele, ficava horas tentando fazer um trabalhinho besta e no final até saía. A minha velocidade de aprender desse negócio é que muuuuuuito mais lenta que a maioria. Por outro lado, tem matérias que só com uma aula já consigo entender tudo. Sou inteligente pra isso.É RELATIVO. As vezes, me sinto burra quando tô lendo uma coisa e não entendo. Aí eu paro pra pensar, tiro minhas conclusões e, quando vejo, o autor explica ( e até corrige ) o que eu tinha "descoberto" só. Pronto, fico me achando inteligente, mais por ter pensado sozinha do que por ter entendido o que foi dito.

    Sinceramente, tudo é muito relativo e tem 1001 faces.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que o que nos diferencia uns dos outros além de outros fatores é a atitude que cada um tem em sua vida, ou seja, a maneira como você enxerga as coisas e como se manifesta para conquistá-las...

    ResponderExcluir
  5. A pessoa realmente inteligência um dia conclui que deve se aliar com o conhecimento - de modo esclarecido - para exercer plenamente tal inteligência. Isto é ser inteligente com a própria inteligência.

    Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  6. Inteligência, conhecimento, QI, esperteza, sorte, todo mundo têm condições de alcançar os objetivos que lhe interessam independente desses fatores que devem ser guiados por uma força de vontade que em alguns é maior e em outros é nula.

    ResponderExcluir
  7. Faz sentido. Mas há também os estudantes como eu: está entre os primeiros, mas estuda pouco, e geralmente "cola". ;D
    O maior conhecimento é aquele que se obtém com experiência de vida, usando de ética e bom senso para pautar suas atitudes e pensamentos.

    ResponderExcluir
  8. Nos meus tempos de colégio eu sempre tirava as maiores notas e sempre me destacava. Eu via vários lá que se matavam a noite toda de estudar para fazer a prova e tirar uma nota ruim ou regular, enquanto eu folhea-va o livro da matéria 10 minutos antes de ir para o colégio e tirava notas excelentes.
    Há uma grande diferença entre inteligência e sabedoria. Inteligência se ganha na escola e se deixa na escola, sabedoria se adiquire na vida e leva pra vida.
    Esse assunto até me deu inspiração para uma crônica.

    ResponderExcluir
  9. Tô conhecendo o blog agora, gostando mto dos posts...
    Realmente, fazer uma faculdade colando, sem fazer nada de útil não é nada.
    Mas eu tenho q discordar d vc qto aos cdf's...
    Aquele car q fica na primeira carteira, anota tudo e tira 10 nas provas pode simplesmente gostar da escola e gostar de aprender, eu sempre fui cdf, mas nunca estudei.
    Do msm jeito q alguem q joga bola profissionalmente leva aquilo a sério e não brinca no treino, tem aquele que joga só pra se divertir.
    A escola é a msm coisa, tem gnt q leva a sério, tem gnt q leva na boa.
    Eu acho q quem senta na primeira carteira e aproveita q tá ali msm pra não ter q estudar em casa tá aproveitando o tempo.
    Pq quem não presta atenção seja na véspera da prova, do exame vai ter q estudar.
    Gostei muito do blog, vou contin uar acompanhando...
    xD

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR, LEIA ESSA MENSAGEM!!! É SERIO!!!

TODOS os comentários passam por moderação minha antes de irem ao ar, devido a pessoas que só fazem propaganda ou que xingam utilizando palavras agressivas demais. Não deleto comentários que contenham críticas, sejam boas ou ruins, afinal, todos tem direito de expressar sua opinião.

Bom, como eu ainda uso o Blogspot, as vezes o comentário só vai de segunda. Portanto, escreva sua mensagem, selecione-a e copie. Caso não receba uma mensagem dizendo que o comentário foi postado (mas ainda estará sob moderação), só cole de novo, que de segunda vai!

Esse é o Blogspot ferrando vocês!